PRECONCEITO
"CLIENTE NEGRO É CHAMADO DE 'MACACO' NO PEDIDO DE REDE DE FAST-FOOD EM SP"
"Funcionário do Burger King identificou universitário como animal em cupom fiscal de R$ 38,80 do lanche. Vítima fez BO por injúria racial; loja diz que vai apurar queixa"
Por: Kleber Tomaz
Lívia Machado
"Um cliente negro foi chamado de 'macaco' no pedido de lanche feito por uma famosa rede de fast-food na Zona Sul de São Paulo, na madrugada do último sábado (24). O caso ocorreu no Burger King da Avenida Santo Amaro, na região de Moema, na área nobre da capital.
Dois dias depois, a vítima, o universitário David Reginaldo de Paula Silva, de 24 anos, registrou boletim de ocorrência por injúria racial para que a Polícia Civil identifique e puna, na esfera criminal, o funcionário da loja que o ofendeu ao escrever o nome do animal no lugar de seu nome no cupom fiscal.
O advogado do estudante de relações internacionais informou ao G1 que também pretende acionar o Burger King (BK) na esfera cível para que ele seja responsabilizado a pagar indenização por dano moral a David por causa da atitude preconceituosa e racista de seu empregado.
Procurado para comentar as acusações do aluno da Unip (Universidade Paulista), o Burger King informou que apura o caso para tomar providências e que repudia discriminação (leia na íntegra a nota abaixo).
'Meu aniversário foi dia 19. Saí na sexta para comemorar, e na volta fui com uma amiga diplomata à lanchonete para comer algo. Vi no balcão o cupom de desconto. Fiz um pedido normal. O atendente perguntou meu CPF, nome e anotou. E esperei chamar minha senha. Foi quando vi ao lado da senha o nome 'macaco' e fiquei assustado', disse David nesta terça-feira (27) ao G1.
Ele contou que, mesmo diante dos risos de três atendentes, incluindo o que escreveu 'macaco', preferiu guardar o comprovante e comer seu hambúrguer, batata e tomar refrigerante. Ele havia dado uma nota de R$ 50 para pagar R$ 38,80 do lanche. Em seguida, recebeu um troco de R$ 11,20 juntamente com o bilhete ofensivo.
'Aí liguei para meu pai e ele falou para guardar o papel. Não fiz escândalo, não questionei o atendente e também não peguei sua identificação. Cheguei a comer dois pedaços e perdi o apetite. Depois fui para casa', afirmou."
"FACEBOOK"
"O preconceito racial é uma 'doença' que deve ser eliminado da sociedade brasileira. É inadmissível que em pleno século XXI, em 2018, ainda possa acontecer esse tipo de atitude racista', postou David nas redes sociais. Ele usa o nome David Zambelli Jr. (Chocolate) em seu Facebook.
David, que ainda trabalha como assistente administrativo de uma empresa, espera que a repercussão do caso sirva como alerta para que atos racistas não ocorram mais na rede fast-food. 'Já havia sofrido racismo antes, mas nunca assim tão direto', falou à reportagem.
A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) registrou a queixa como injúria racial porque, de acordo com o artigo 140, parágrafo 3º do Código Penal, o funcionário do BK ofendeu a dignidade ou decoro utilizando palavra depreciativa referente à raça e cor com intensão de ofender a honra da vítima.
O crime de racismo, previsto na Lei nº 7.716/1989, é aplicado quando a ofensa discriminatória é contra um grupo ou coletividade. Por exemplo, impedir que negros tenham acesso a estabelecimento comercial, privado etc.
'Foi feito o BO de injúria racial, que prevê pena de 1 ano a 3 anos de prisão', disse o advogado Marcelo Primo Muccio, que defende os interesses de David. 'Na quinta-feira (29), a amiga dele vai prestar depoimento sobre o fato. Depois vou entrar com uma ação indenizatória. A princípio são essas a providências'."
"BURGER KING"
"Leia abaixo o comunicado do Burger King encaminhado ao G1 por meio da assessoria de imprensa da rede de fast-food.
'O Burger King informa que tomou conhecimento do caso relatado na unidade na loja da Avenida Santo Amaro, em São Paulo, e está apurando o ocorrido para que as medidas necessárias sejam tomadas. A companhia reitera que repudia todo e qualquer ato discriminatório', informa o comunicado da empresa."
Notícia retirada do portal G1, 27 de março de 2018 (Acesso: 27/03/2018)
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