DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS

Você já teve curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.

"ATÉ NA NORUEGA"
"País famoso pelo baixo nível de corrupção também tem seus escândalos"


"A Noruega é o quinto país menos corrupto do mundo, segundo o índice de percepção de corrupção da ONG Transparência Internacional - o Brasil está na 69ª colocação no mesmo ranking. Mas até lá no país escandinavo propinas graúdas têm vez. Em 2012, descobriu-se que a Yara - maior firma de fertilizantes do país e uma das maiores do mundo - distribuiu US$ 12 milhões em troca de parcerias e contratos na Índia, na Rússia e na Líbia entre 2004 e 2009.
No caso da Líbia, a empresa pagou US$ 1,5 milhão a uma conta na Suíça ligada a Shukri Ganem, então ministro do petróleo no país africano na ditadura de Muammar Gaddafi. O jeitinho de esconder a propina não era nada original: pagar a mais por matérias-primas que comprava na Líbia. Ganem acabou indo para o exílio após a queda de Gaddafi, em 2011, e foi encontrado morto em Viena, meses depois de o caso de corrupção vir à tona. Uma investigação descartou homicídio - ele teve um ataque cardíaco quando estava na margem do Rio Danúbio, caiu na água e se afogou.
Foi o maior caso de corrupção corporativa da história da Noruega. O ex-CEO e quatro executivos da Yara - foram indiciados por corrupção, e podem pegar até dez anos de cadeia. Mas talvez a corrupção  não seja mesmo igual em todos os cantos: no caso norueguês, foi a própria empresa que alertou as autoridades sobre as suspeitas. Outra diferença é que a empresa já levou uma multa - de quase U$S 50 milhões - do órgão anticorrupção local, menos de três anos depois do escândalo."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog