DOSSIÊ A SAGA DO AVIÃO:
A HISTÓRIA, A TECNOLOGIA, O FUTURO
O avião é um dos meios de transporte mais utilizados pelos humanos. Com ele, é possível viajar e conhecer locais que seriam impossíveis visitar, a não ser viajando pelos céus. E como não lembra que, este é considerado o transporte mais seguro. Com o avião foi possível ir da América à Europa, e gastar apenas algumas horas. E é por isso, que a partir de agora, convidamos você, a conhecer o DOSSIÊ A SAGA DO AVIÃO: A HISTÓRIA, A TECNOLOGIA E O FUTURO, que levará você ao passado, ao presente e ao futuro da aviação, principalmente a comercial, no qual todos estão acostumados a viajar. Ficou curioso? Então, vamos voar!
"O FUTURO"
"As inovações da indústria aeroespecial para a criação de aviões mais eficientes, seguros e rápidos (quiçá supersônicos) e as perspectivas para um amanhã além da atmosfera terrestre."
"O ESPAÇO, A FRONTEIRA FINAL"
"Os últimos cem anos foram o palco do desenvolvimento pleno da aviação, que transformou o planeta em que vivemos. Os próximos cem anos prometem levar a revolução para outros mundos."
"O ESPAÇO, A FRONTEIRA FINAL"
"Os últimos cem anos foram o palco do desenvolvimento pleno da aviação, que transformou o planeta em que vivemos. Os próximos cem anos prometem levar a revolução para outros mundos."
Por: Salvador Nogueira
"A aviação foi possivelmente a maior conquista tecnológica da civilização, o primeiro passo para tornar o planeta um só. Mas alguns já entrevêm que esse foi apenas o começo de uma expansão muito maior, que terminará com a colonização do espaço.
É um sonho desvairado, mas não tanto quanto os que Santos-Dumont tinha antes de alçar voo com seu 14-bis. A história da aviação prova que o 'impossível' é redefinido diariamente pela humanidade. E os grandes líderes pela humanidade. E os grandes líderes da próxima revolução possivelmente já estão por aí.
Elon Musk fez fortuna com internet e decidiu aplicá-la em coisas como carros elétricos e foguetes. Hoje, suas empresas Tesla e SpaceX são referências de sucesso que apontam duas direções complementares: tornar a vida na Terra sustentável e expandir seu ramo de atuação para fora dela, possivelmente até Marte e além.
Ainda é cedo para falar da viagem interplanetária do mesmo modo que falamos de voo intercontinental. Mas há evidências de que é só questão de tempo.
A exemplo do que aconteceu no desenvolvimento da aviação civil, o primeiro cliente é sempre o governo. Por isso, a Nasa contratou a SpaceX de Musk e outra empresa famosinha no ramo aeroespacial, um tal de Boeing, para realizar os primeiros transportes de astronautas à órbita terrestre em veículos privados.
Até então, todo mundo que viajou para lá foi a bordo de uma nave construída por uma agência espacial governamental (russa, americana ou chinesa). A partir de 2017 e 2018, quando devem voar as cápsulas Dragon 2, da SpaceX, e CST-100 Spaceliner, da Boeing (note o nome, para combinar com o avião Dreamliner, da página 30), pela primeira vez ir ao espaço será como comprar uma passagem aérea. De início, as vendas serão feitas só para a Nasa. Mas, depois, o céu é o limite.
Principalmente porque, com o custo de desenvolvimento amortizado, a operação dessas novas naves - baseadas em reutilização, como os aviões. Talvez nunca tão baratas quanto um voo de avião, mas até cem vezes mais econômicas que os foguetes atuais - algo na faixa de US$ 1 milhão por pessoa, um preço acessível para empresas e endinheirados em geral."
"O ESPAÇO É LOGO ALI"
"Em paralelo, para quem tem menos cascalho, outras empresas estão desenvolvendo veículos de baixo custo para voos subordinais, que permitirão uma visitinha rápida ao espaço, mas sem entrar em órbita. A Virgin Galactic (spin-off da Virgin Atlantic) já comercializa passagens para esses voos de turismo espacial, embora sua nave, a VSS Unity, ainda esteja em testes. Uma passagem sai por US$ 250 mil.
O mesmo ocorre com sua principal concorrente, a Blue Origin, fundada por Jeff Bezos, o dono da Amazon.com. Ela já realizou diversos testes de sua cápsula e seu foguete reutilizáveis para missões subordinais. Ambas devem entrar em operação até o fim da década.
Por fim, podemos antever estações privadas, bases lunares e talvez até uma colônia marciana virando destinos para passageiros, ao longo do século 21. Absurdo? Dê uma olhada para trás e veja o quanto avançamos em cem anos. Depois disso, responda: que limites você enxerga para os próximos cem?"*
*Esta, foi a última matéria da série Dossiê A Saga do Avião: A história, a tecnologia, o Futuro. Mas você pode ler as matérias anteriores. Basta clicar no ícone MARCADORES, e depois, no marcador DOSSIÊ A SAGA DO AVIÃO: A HISTÓRIA.
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