INTERNACIONAL
"ESTADO ISLÂMICO REIVINDICA AUTORIA DE ATENTADO EM LIÈGE, NA BÉLGICA"
"Grupo diz que homem era 'soldado do califado', mas não mostra evidências de envolvimento"
"BRUXELAS O Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado na cidade belga de Liège, em que um homem matou três pessoas nesta terça-feira (29).
O grupo disse que o responsável pelo ataque, identificado pelas autoridades como Benjamin Herman, era um 'soldado do califado', mas não mostrou evidências de envolvimento do homem com o Estado Islâmico. A reivindicação foi feita na agência de notícias Aamaq, braço do grupo terrorista.
Segundo o comunicado, o atentado seria em resposta à participação da Bélgica na coalizão que enfrenta o Estado Islâmico.
Herman estava em saída temporária da prisão por dois dias e teria gritado 'Allah akbar' ('Deus é maior', em árabe) - algo frequentemente associado a ataques terroristas, apesar de ser uma frase comum entre populações muçulmanas.
Segundo as informações do governo local, o atirador em primeiro lugar atacou um policial com uma faca e então tomou sua arma. Depois, fez uma mulher de refém. Ele morreu durante a troca de disparos. Dos três mortos, dois eram policiais, disseram as autoridades. A terceira vítima era um homem de 22 anos sentado em um carro.
A polícia quer determinar, agora, se ele por acaso foi radicalizado durante a prisão. As autoridades também investigam a possibilidade que o tiroteio tenha sido um atentado, apesar de não haver confirmação oficial. O ministro do Interior, Jan Jambon, disse em uma rede social que a situação está sendo monitorada pelo centro de combate ao terrorismo, o que reforça aquela suspeita.
O país está em alerta desde os atentados que mataram 130 pessoas em Paris em 2015 - os atiradores tinham vínculos com a Bélgica - e os atentados que deixaram 32 mortos em Bruxelas."
ASSOCIATED PRESS
Notícia retirada do site FOLHA DE S. PAULO, 30 de maio de 2018 (Acesso: 30/05/2018)
Comentários
Postar um comentário