DOSSIÊ CÂNCER:
A PREVENÇÃO, A LUTA, A VITÓRIA
Houve um dia em que ter diabetes era uma sentença de morte - ou pelo menos de alguns membros amputados. A pressão alta, a garantia de um ataque cardíaco iminente. Ser portador de HIV, uma verdadeira arma apontada para a cabeça. Hoje, são doenças ainda graves, mas crônicas e controláveis - qualquer um pode conviver com elas e ter qualidade de vida, desde que tomados alguns cuidados.
A epidemia assustadora dos nossos tempos de vida longa e farta (inclusive de maus hábitos como fumar, beber, comer demais e não se exercitar) é o câncer e suas mais de 100 variações já identificadas. Um assunto que interessa a todos nas próximas postagens, que compreenderão um DOSSIÊ CÂNCER: A PREVENÇÃO, A LUTA, A VITÓRIA. Você lerá e verá que ter câncer não é uma loteria, mas sim uma probabilidade estatística. Esse diagnóstico vai aparecer para metade de nós nos próximos anos.
A cura definitiva da doença em qualquer estágio já foi cravada algumas vezes, e tema de notícias ou assuntos publicados neste blog. Hoje, cientistas de todo o mundo parecem convergir para uma solução menos milagrosa que um elixir mágico, e, por isso, mais plausível: manter o câncer sob controle. As últimas descobertas aplacam a fúria da multiplicação das células cancerosas e garantem uns bons anos a mais de vida, e o principal: com qualidade. Para que o câncer, muito em breve, seja a nova diabetes, metaforicamente, só nos impeça de comer alguns doces, mas não de viver.
TRATAMENTOS:
BATALHA SEM FIM - UM INIMIGO MUTANTE REQUER UMA LUTA EM VÁRIAS FRENTES. OS TRATAMENTOS MODERNOS CONTRA O CÂNCER TÊM POR OBJETIVO DOMAR COM A QUAL PRECISAREMOS CONVIVER
CÂNCER DE PRÓSTATA
Câncer masculino tem grande chance de cura: quatro em cada cinco sobrevivem. Mas ainda é o segundo que mais mata no Brasil.
1 COM MEDO
95% dos tumores se desenvolvem na parte mais periférica da próstata. São adenocarcinomas, detectados pelo exame de toque renal ainda na fase inicial, quando têm de 1 cm a 3 cm de diâmetro.
2 DEVAGAR E SEMPRE
Depois que aparece, o tumor pode levar uma década para começar a causar problemas. Por isso, há casos de pacientes idosos, com mais de 80 anos, que, diagnosticados em estágio inicial, nem chegam a ser tratados.
3 SINTOMAS
Quando fazer xixi dói ou é difícil, é sinal de que o tumor está obstruindo a uretra ou já avançou para a bexiga. Nessa fase, ele provavelmente já tomou conta de toda a próstata.
4 COMPLICAÇÕES
O tratamento mais eficiente e radical: tirar toda a próstata. Só que isso significa cortar alguns nervos, o que pode causar problemas com a ereção e incontinência urinária. Por isso, muitos homens preferem a radioterapia - que é um tratamento mais longo, mas pode culminar nos mesmos efeitos colaterais.
Comentários
Postar um comentário