DESTAQUE DA SEMANA




A seguinte matéria é baseada nos destaques noticiados pela mídia da comunicação em geral. A Destaque da Semana retirou esta notícia da revista Veja - PANORAMA: Datas -, publicada em 19 de agosto de 2015. Todos os direitos autorais são exclusivos da revista Veja e da Editora Abril.

"MORRERAM: MANUEL CONTRERAS, EX-CHEFE DA DIREÇÃO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA (DINA), A POLÍCIA SECRETA DO CHILE, DURANTE A DITADURA DO GENERAL AUGUSTO PINOCHET (1973-1990)"
"Braço-direito de Pinochet, foi responsável por torturas e mortes na ditadura"


"Era a Dina que operava os centros de detenção e tortura clandestinos responsáveis pela repressão e pelo assassinato dos opositores do regime. Contreras havia sido condenado a mais de 500 anos de prisão, em 58 sentenças definitivas (outros 56 julgamentos continuam pendentes). Nascido em Santiago, o futuro general entrou para a escola militar em 1944. Logo se destacou como um dos melhores alunos. Sua triunfante carreira o levou a se transformar no braço-direito de Pinochet. Foi dele a iniciativa de montar a Operação Condor, que, nas décadas de 70 e 80, promoveu ações coordenadas de ditaduras latino-americanas - incluindo a brasileira - destinadas a eliminar focos de oposição. O anúncio de sua morte provocou comemorações nas ruas da capital chilena. Houve quem  bebesse champanhe; quem desfraldasse bandeiras do Chile; quem exibisse fotos de desaparecidos ao longo dos anos de chumbo do país. Chamou particularmente atenção um cartaz que dizia: 'Boa viagem ao inferno, assassino'. Contreras, paciente de câncer de cólon e diabetes, teve seu quadro agravado recentemente e vinha se tratando num hospital militar. Dia 7, aos 86 anos, em Santiago."

A notícia acima foi retirada da revista Veja, edição 2439, Ano 48, nº 33, pág. 33. 17 de agosto de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista Veja e a Editora Abril.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog