RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
PRIMEIRA SEMANA DE OUTUBRO


Nesta semana, você pode conferir várias matérias sobre os mais diversos assuntos, além de notícias nacionais e internacionais. Agora, convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Primeira Semana de Outubro, que traz os destaques da semana no blogger. Tudo para te deixar bem informado de tudo o que aconteceu na semana passada. Veja abaixo, as mais lidas e seus respectivos resumos.

1º MAUSOLÉU DA PAZ


A história do menino Aylan, este que você vê na foto como se estivesse dormindo, poderia ser como a de qualquer criança da sua idade, mas infelizmente, Aylan tinha uma missão na vida. Neste pouco tempo em que esteve aqui na Terra, ele não faria a menor ideia de como uma única foto sua, mexeria com quase todos os humanos do planeta. 
A guerra civil síria como sabemos, tem demonstrado ser uma arma indestrutível, aonde vidas não passam de números, que em sua grande maioria, são esquecidos e jamais lembrados, a não ser é claro, pela mídia, que insiste em divulgá-los diariamente. Aylan, seu irmão mais velho de cinco anos e sua mãe, são mais pessoas que fazem este número crescer. Segundo estimativas, já morreram mais de 250 mil pessoas por causa do conflito, que dura mais de quatro anos e neste momento, não há qualquer indício de quando irá terminar.
Leia a matéria completa em MAUSOLÉU DA PAZ.

2º COM 693 MORTES E 5 CASOS GRAVES POR DIA, PAÍS BATE RECORDE DE VÍTIMAS POR DENGUE


Nesta semana, o jornal O ESTADO DE S. PAULO, trazia a manchete acima em um de seus exemplares do dia, publicado na terça-feira. Apesar de os números ser desconhecidos pela maioria da população brasileira, sabe-se que a dengue neste ano fez muitas vítimas, inclusive fatais. E esta, é a grande incógnita que fica na cabeça das pessoas: Por que a dengue faz tantas vítimas? A resposta pode está aí na sua casa, pois como a maioria das pessoas já ouviram falar, a larva do mosquito Aedes aegypti gosta de água parada, frequentemente encontrada em pneus, vasos de plantas, caixas d'água aberta, entre outros locais que contribuem para procriação deste transmissor da doença. São Paulo é o estado com maior incidência de mortes. Por isso, é sempre melhor prevenir.

3º A MARÉ DOS DESLOCAMENTOS HUMANOS


Quem nunca ouviu falar de migrantes, ou das várias derivações que esta palavra tem? Pois bem, sabe-se que no mundo, o fluxo destas pessoas sempre esteve em alta. Seja por conta de guerras, como a Segunda Guerra Mundial ou a guerra civil síria, seja pela necessidade extrema dessas pessoas procurarem locais que poderão oferecer melhores condições de vida, mesmo que distante de suas terras de origem. A situação deles, reflete e muito, a situação humana, que tantos tentam esconder, mas que escancarados, insistem em mostrar ao mundo o que realmente acontece.
Ideal para quem está em época de vestibular como o Enem, ou mesmo para acúmulo de conhecimento, você pode saber mais em A MARÉ DOS DESLOCAMENTOS HUMANOS.

4º REDAÇÃO: VESTIBULAR E ENEM - OS ELEMENTOS QUE DISTINGUEM SEU TEXTO


Nesta época do ano, muitos estão atarefados e se preparando para os últimos momentos antes de encarar a(s) prova(s) que garantirão ou não, seu futuro daqui para frente. E uma das principais preocupações destes candidatos é a redação. Independentemente do peso que tem sobre a nota final do vestibular, eles sabem que ela, é de extrema importância. Por isso, separamos algumas dicas para que você, as coloque em prática na sua redação. São dicas de fácil compreensão, mas que se colocadas em prática como devem ser, farão extrema diferença na sua nota final.
Ficou curioso? Se ainda não viu, clique agora em OS ELEMENTOS QUE DISTINGUEM SEU TEXTO.

5º A ERA DA SOLIDÃO ACOMPANHADA


Nessa "Era digital", é difícil encontrar alguém que não faça uso de algum aparelho tecnológico, não é mesmo? Seja ele, desde o notebook até smartphones e celulares de mil e uma utilidades. O grande problema é que muitos especialistas, e até mesmo os próprios usuários, já perceberam o quanto isso tem mudado suas vidas. Quem nunca viu uma cena como acima? Pois é, talvez você ou eu, já temos protagonizado algo parecido. E isso, está cada vez mais frequente em nossa sociedade. Como viver sem olhar para a tela do aparelho celular? Mesmo que não haja necessidade, insistimos em ficar conectados no mundo cyberdigital. E aí o resultado...somos definitivamente, os cibersolitários, pessoas acompanhadas mais ao mesmo tempo, distantes.
Não esqueça de ler mais detalhes sobre o assunto em A ERA DA SOLIDÃO ACOMPANHADA.

6º JULIE LYTHCOTT-HAIMS DIZ "O FRACASSO FAZ BEM ÀS CRIANÇAS"


Quem nunca ouviu falar que tudo que é demais, se torna prejudicial? Pois então, essa frase se aplica perfeitamente ao que a ex-reitora Julie Lythcott-Haims chama de "adultos-crianças", que nada mais são que, filhos que viverão a vida sendo superprotegidos pelos pais. Apesar de no começo, e até mesmo os pais que optam por esta opção, dizerem ser benéfico, Julie alerta que a coisa não caminha bem por aí. Segundo ela, quando estas crianças crescem não conseguem por si só tomar suas próprias decisões, e então, tem de recorrer a quem sempre fez isso por eles.
Se você ainda não leu a entrevista dela, clique agora mesmo em JULIE LYTHCOTT-HAIMS DIZ "O FRACASSO FAZ BEM ÀS CRIANÇAS". 

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral. Pesquisa feita entre 04 a 10 de outubro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog