CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA LÍNGUA PORTUGUESA!

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A seguinte matéria foi escrita por Maria Cecília Amaral Rosa, publicada pela revista LÍNGUA PORTUGUESA. Portanto, todos os direitos autorais pertencem exclusivamente à autora e a revista, e não devem ser copiados sem a divulgação de seus nomes.

"PRODUÇÃO DE TEXTO"
"Produzir textos de qualidade requer alguns cuidados e aprendizagens. É importante saber o que se quer dizer, para quem se escreve e qual é o gênero que melhor exprime essas ideias. A melhor estratégia é ler muito e criar o hábito de revisar continuamente"

ensinando a escrever de verdade
Por: Maria Cecília Amaral Rosa*



TEXTOS DE QUALIDADE
"Para se familiarizar com textos de qualidade, é preciso praticar a leitura. Para redigir textos com significado, é preciso ler o gênero pretendido, aprender a planejar o que vai produzir e a revisar o material escrito antes de apresentá-lo aos colegas e familiares. Gêneros textuais são definidos principalmente por sua função social. O texto se efetiva por uma razão em uma determinada situação comunicativa (contexto), estabelecendo uma interação específica. São organizados em conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição de acordo com o objetivo que cumprem sua situação comunicativa.
Portanto, a cada produção de um texto, selecionamos um gênero em função daquilo que desejamos comunicar, do efeito que queremos causar no leitor, da ação que queremos produzir no meio em que estamos inseridos. Pensar a situação comunicativa vale para todas as eventualidades do cotidiano, nos bilhetes colados nas geladeiras, nas anotações do horário da consulta médica, nas mensagens eletrônicas, nas entrevistas (orais e escritas), bulas de remédio, orações, cordéis, dissertações, romances, piadas etc."


"Uma característica importante dos gêneros refere-se uma relativa estabilidade de enunciado, que possibilita a sua compreensão. Por exemplo, uma bula de remédio traz em seu enunciado informações como nome comercial, princípio ativo e posologia, independentemente do idioma, o que facilita a sua compreensão. Durante décadas, as propostas de escrita encontradas nas escolas se referiam a esses três tipos de texto: narração, descrição e dissertação. Essa aprendizagem não contemplava o preparo do aluno para produzir os textos necessários nas diferentes situações comunicativas que enfrentaria ao longo da vida."


"A aproximação da produção escrita das necessidades propostas no dia a dia requer o enfoque no desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores. O professor deve promover a participação do aluno de forma eficiente nas atividades da vida social que envolvam a leitura e a escrita. Elaborar uma notícia de jornal, vivenciar os passos para fazer um bolo descritos numa receita, ou pensar nos argumentos necessários para que um problema seja solucionado por um órgão público: cada situação envolve determinado tipo de texto com uma finalidade, um suporte e um meio de veiculação específicos. O conhecimento desses aspectos determina o que escrever e de que forma pode ser feito. É evidente que a atenção na construção da escrita envolve tanto as questões gramaticais ou nacionais (a ortografia, por exemplo) como a forma de elaborar um discurso."


"Um aspecto fundamental na dinâmica das atividades de produção de texto é saber quem vai ler. Importa, primeiramente, conhecer os gêneros por meio de situações práticas, criando assim um percurso de autoria.
A produção de texto é um processo que engloba diferentes etapas e comportamentos escritores fundamentais, como planejar, escrever, revisar e reescrever."


A REVISÃO
"A revisão tem importante papel na produção do texto. Consiste não apenas na correção de erros ortográficos e gramaticais, mas também em avaliar se o texto cumpre a sua finalidade comunicativa. Cabe ao professor auxiliar os alunos nas aprendizagens de analisar se as ideias e os recursos textuais se mostram eficazes ou se podem ser melhorados."


"A revisão pode identificar diferentes aspectos a se corrigir no texto, desde a pontuação até o sentido, a coerência, a fluência, entre outros. Uma primeira revisão pode ser feita pela leitura, em voz alta. Isso permite identificar a omissão de palavras e informações, assim como erros de ortografia.
A revisão feita em sala, na lousa, colabora para que o aluno se familiarize com o procedimento e o utilize durante a criação do seu texto. A revisão em grupo ou duplas de alunos se mostra bastante rica, pois oportuniza aos alunos se colocarem como leitores e um distanciamento positivo da sua produção, colaborando para uma análise mais efetiva da sua escrita."


"Para se apropriar de uma boa escrita, o uso da revisão em processo e a revisão final são elementos fundamentais. A revisão durante a escrita (em processo) é um recurso adotado pelo escritor proficiente. É habitual reler o trecho escrito verificando se está de acordo com os objetivos e ideias que tinha intenção de comunicar, a partir daí planeja a continuação. É um comportamento próprio do escritor profissional."


CRIANDO PERCURSOS
"O papel do professor frente ao desenvolvimento da escrita dos alunos é muito importante. Uma boa alternativa é iniciar pela leitura e o estudo de diferentes gêneros textuais. Atividades como identificar no texto a intencionalidade, o interlocutor e as características do gênero contribuem para a formação dos comportamentos escritores por parte do aluno.
O próximo passo pode envolver uma atividade de reescrita do texto. É importante observar os aspectos já identificados na leitura e estudo do texto e planejar a reescrita, incentivando o uso de rascunhos; reler o que está produzindo acompanhando a progressão e melhorando aspectos discursivos ou notacionais do texto.
Para o estudo da concordância verbal e nominal, da articulação entre partes do texto e possíveis ambiguidades, revisar escritas (próprias ou de colegas) em parcerias favorece experimentar o ponto de vista do leitor com o objetivo de evitar repetições, utilizando substituições ou os recursos da pontuação. Outra atividade que trabalha o desenvolvimento da boa escrita é revisar textos (seus ou de colegas) do ponto de vista ortográfico."


"Espera-se que ao final do 9º ano o estudante tenha desenvolvido comportamentos leitores e escritores que lhe permitam:
  • a compreensão e produção de uma variedade de textos, identificando os seus padrões de organização e seus contextos de produção e recepção;
  • a utilização de todos os conhecimentos gramaticais, normativos e ortográficos em função da otimização de suas práticas sociais de linguagem;
  • o acompanhamento e controle contantes sobre suas produções e interpretações;
  • a produção e interpretação de textos de acordo com as demandas da vida social enquanto cidadão.
Uma escrita simples que confira qualidade à linguagem deve considerar os seguintes aspectos: clareza, fluência, concisão, precisão, coesão e coerência."


  • Clareza: Consiste na expressão exata de um pensamento. Para tanto, o uso de períodos curtos, livres de adjetivação e duplo sentido, são os mais apropriados. Escreva um esquema com os itens que pretende desenvolver. Faça rascunhos desenvolvendo um parágrafo para cada item. Releia cada produção antes de seguir.
  • Fluência: É caracterizada pela leitura ininterrupta, quando há uma ordem direta no período. É um recurso presente nos textos jornalísticos e nos livros didáticos.
  • Concisão: Observa-se esta qualidade no texto que apresenta um mínimo de palavras para expressar o máximo possível de informações. É um texto livre de termos e expressões superficiais.
  • Precisão: Consiste no emprego da palavra certa para expressar exatamente o que queremos dizer. Esta qualidade do texto está relacionada com o vocabulário que desenvolvemos e o leitor que queremos alcançar. Logo, a expressão e a recepção da mensagem são facilitadas e abreviadas por um vocabulário preciso.
  • Coesão: Esta qualidade se expressa por meio da ligação lógica entre as palavras, orações, períodos e parágrafos. O uso correto de conectivos confere coesão ao texto e evita repetições excessivas.
  • Coerência: É percebida quando as ideias expressas no texto apresentam uma conexão, relacionam-se harmonicamente, dentro de uma linguagem lógica. É um texto em que ideias contraditórias estão ausentes.

*MARIA CECÍLIA AMARAL DA ROSA é professora e educadora com especialização em Educação Básica e Educação Pré-escolar.

A matéria acima foi retirada da revista LÍNGUA PORTUGUESA - Conhecimento Prático - nº 51, págs. 30, 31, 32, 33 e 34. Todos os direitos autorais pertencem exclusivamente à revista LÍNGUA PORTUGUESA e a Editora Escala.


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