DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS
Você já teve curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.
"A BILIONÁRIA TRILHA DA COCAÍNA"
"Pablo Escobar começou seu império com um simples quilo de droga escondida no para-lama de um carro"
"Quando criança, Pablo Escobar dizia a seu irmão mais velho, Roberto: 'Aos 20 anos, quero ter um milhão de dólares'. O colombiano ainda era jovem quando ficou claro que ele faria qualquer coisa para cumprir seu objetivo. No início dos anos 1970, ele entrou para o mundo do crime revendendo lápides roubadas de cemitério e roubando carros. Mas virou 'um profissional' como braço direito de um dos maiores contrabandistas do país, conduzindo comboios de caminhões de contrabando - cigarros, relógios e eletroeletrônicos em contêineres desviados do Canal do Panamá. Pablo tinha 22 anos e, segundo seu irmão (e contador) Roberto, já tinha chegado ao primeiro milhão de dólares. Mas viu na cocaína uma oportunidade de ser dono de seu próprio negócio.
A droga era traficada para os EUA desde que fora proibida naquele país, em 1914. No fim dos anos 1960, no entanto, seu consumo começou a subir entre os americanos. Aos poucos, colombianos que traficavam maconha em barcos de banana começaram a contrabandear o pó branco, muito mais valioso. Ainda era um tráfico incipiente, mas promissor, entre 1967 e 1971 as apreensões de cocaína nos EUA pularam de 20 para mais de 280 quilos. Nessa época, os americanos começaram a prender os traficantes. Isso fez o preço subir e tornou o mercado ainda mais atraente.
Então, em 1971, Pablo convidou seu primo Gustavo Gavíria para uma expedição até o vale do Huallaga, no Peru, tradicional produtor de coca. Em cada país, viajaram num Renault 4 diferente, cada um com uma placa local, para não chamar a atenção da polícia. O modelo de automóvel (esse da foto) não foi escolhido por acaso: ele tinha um amplo espaço vazia sobre os para-lamas dianteiros, onde escondiam a pasta base (resultado da primeira etapa de extração e refino das folhas de coca). Naquela viagem, ele comprou apenas um quilo. Na volta, antes da fronteira com o Equador e com a Colômbia, eles tiravam a cocaína de um carro para o outro. Até chegar aos arredores de Medellín, onde a primeira viagem de contrabando de cocaína realizada por Pablo Escobar.
Logo, Escobar trocaria Renaults por aviões. No fim da década, as apreensões de cocaína nos EUA saltaram de 280 quilos para 20 toneladas por ano. E a maioria do pó era traficado por ele e seus sócios do cartel de Medellín. Escobar transformou a droga numa commodity mais valiosa que ouro. Em 1987, a revista Forbes estimou sua fortuna em pelo menos U$S 3 bilhões. O milhão de dólares tinha virado troco."
A droga era traficada para os EUA desde que fora proibida naquele país, em 1914. No fim dos anos 1960, no entanto, seu consumo começou a subir entre os americanos. Aos poucos, colombianos que traficavam maconha em barcos de banana começaram a contrabandear o pó branco, muito mais valioso. Ainda era um tráfico incipiente, mas promissor, entre 1967 e 1971 as apreensões de cocaína nos EUA pularam de 20 para mais de 280 quilos. Nessa época, os americanos começaram a prender os traficantes. Isso fez o preço subir e tornou o mercado ainda mais atraente.
Então, em 1971, Pablo convidou seu primo Gustavo Gavíria para uma expedição até o vale do Huallaga, no Peru, tradicional produtor de coca. Em cada país, viajaram num Renault 4 diferente, cada um com uma placa local, para não chamar a atenção da polícia. O modelo de automóvel (esse da foto) não foi escolhido por acaso: ele tinha um amplo espaço vazia sobre os para-lamas dianteiros, onde escondiam a pasta base (resultado da primeira etapa de extração e refino das folhas de coca). Naquela viagem, ele comprou apenas um quilo. Na volta, antes da fronteira com o Equador e com a Colômbia, eles tiravam a cocaína de um carro para o outro. Até chegar aos arredores de Medellín, onde a primeira viagem de contrabando de cocaína realizada por Pablo Escobar.
Logo, Escobar trocaria Renaults por aviões. No fim da década, as apreensões de cocaína nos EUA saltaram de 280 quilos para 20 toneladas por ano. E a maioria do pó era traficado por ele e seus sócios do cartel de Medellín. Escobar transformou a droga numa commodity mais valiosa que ouro. Em 1987, a revista Forbes estimou sua fortuna em pelo menos U$S 3 bilhões. O milhão de dólares tinha virado troco."
SUGESTÃO
Após a leitura, sugerimos que você assista ao documentário produzido pela Discovery Channel, sobre Pablo Escobar. As imagens foram retiradas do You Tube, e o idioma é o português.
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