DOSSIÊ A SAGA DO AVIÃO:
A HISTÓRIA, A TECNOLOGIA, O FUTURO
O avião é um dos meios de transporte mais utilizados pelos humanos. Com ele, é possível viajar e conhecer locais que seriam impossíveis visitar, a não ser viajando pelos céus. E como não lembra que, este é considerado o transporte mais seguro. Com o avião foi possível ir da América à Europa, e gastar apenas algumas horas. E é por isso, que a partir de agora, convidamos você, a conhecer o DOSSIÊ A SAGA DO AVIÃO: A HISTÓRIA, A TECNOLOGIA E O FUTURO, que levará você ao passado, ao presente e ao futuro da aviação, principalmente a comercial, no qual todos estão acostumados a viajar. Ficou curioso? Então, vamos voar!
"O MUNDO DA AVIAÇÃO CIVIL: SUPERMÁQUINAS"
"EMBRAER E195"
Primeiro voo: 16 de junho de 2002
Custo por unidade: US$ 47 milhões
"Mirando o mercado de aviões de passageiros de pequeno porte, com capacidade de transporte de 70 a 124, a Embraer lançou em 1999, no Paris Air Show, sua família E-jet, com quatro modelos: E170, E175, E190 e E195. Este último é o maior e mais notório membro do grupo.
Trata-se de um avião bimotor a jato de configuração narrow-body (ou seja, com um único corredor interno, separando fileiras de duas poltronas de cada lado).
Ele é ideal para viagens de curto a médio alcance e é concorrente direto de aviões como o Bombardier CRJ-900 e o Airbus 319-100.
O primeiro voo aconteceu em 16 de junho de 2002 e as primeiras vendas se deram para companhias aéreas estrangeiras, embora seja um de fabricação nacional. Hoje, contudo, a maior operadora de E195 no mundo é a Azul, com 65 aeronaves.
O E195 tem preço de US$ 47 milhões, sendo o mais caro da família dos E-jets, que já venderam 1.421 unidades, das quais 1.158 haviam sido entregues pela companhia até setembro de 2015. Dessas, 149 foram E195.
A Embraer agora trabalha na nova geração de E-jets, batizada de E2, focada em economia de consumo. Mas o primeiro voo de teste não deve acontecer antes do ano que vem."
Poltronas confortáveis:
O fato de não ter assentos centrais já é motivo de festa para os passageiros: você vai ou na janela ou no corredor. E as próprias poltronas são em geral mais confortáveis e espaçosas que as dos demais aviões de passageiros, mesmo na classe econômica.
Manutenção econômica:
O elevado grau de parentesco entre todos os aviões que pertencem à família do E195 tornam mais eficientes os procedimentos de manutenção e mais baratas as peças de reposição.
Motores:
O E195 é equipado com dois motores CF34-10, da General Eletric. Eles são do tipo turbofan, destinado a altas velocidades de cruzeiro. O motor possui uma ventoinha que complementa o fluxo de ar gerado pelos compressores de baixa e alta pressão.
Pilotagem:
Os aviões da família E-jet foram os primeiros jatos comerciais a usar mostradores de informações projetados no para-brisa para piloto e copiloto.
Turnaround acelerado:
A configuração do avião, com quatro portas de acesso às cabines e duas áreas de carga, torna possível estacionar a aeronave, esvaziá-la e prepará-la para um novo voo em cerca de 15 minutos.
Velocidade de cruzeiro: Mach 0,80 (987,8 km/h)
Velocidade máxima: Mach 0,82 (1.012 km/h)
Comprimento: 38,65 m
Altura: 38,65 m
Capacidade de passageiros (típico): 108
Capacidade de passageiros (máximo): 124
Peso máximo de decolagem: 52,29 toneladas
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