DOSSIÊ A SAGA DO AVIÃO:
A HISTÓRIA, A TECNOLOGIA, O FUTURO
O avião é um dos meios de transporte mais utilizados pelos humanos. Com ele, é possível viajar e conhecer locais que seriam impossíveis visitar, a não ser viajando pelos céus. E como não lembra que, este é considerado o transporte mais seguro. Com o avião foi possível ir da América à Europa, e gastar apenas algumas horas. E é por isso, que a partir de agora, convidamos você, a conhecer o DOSSIÊ A SAGA DO AVIÃO: A HISTÓRIA, A TECNOLOGIA E O FUTURO, que levará você ao passado, ao presente e ao futuro da aviação, principalmente a comercial, no qual todos estão acostumados a viajar. Ficou curioso? Então, vamos voar!
"HOTÉIS NO CÉU"
"A classe econômica, depois de surrada, se reinventa. Já a executiva se tornou tão chique a ponto de extinguir a primeira classe em muitas companhias. E as que sobraram são simplesmente um luxo."
"SIMPLESMENTE UM LUXO"
"Com a ascensão da execução, a principal classe foi obrigada a se reinventar. E hoje, já existe banheiro com chuveiro a bordo e até motel aéreo - para quem pagar até R$ 150 mil"
Por: Mariana Barbosa
"Quem costuma se queixar que aeroporto virou rodoviária e que o glamour da aviação ficou para trás não sabe o que é viajar de primeira classe. Pois nem passa perto de muvuca quem chega ao aeroporto em limusines com motorista, faz check-in em sala de estar com sofazinho tomando champanhe e segue de carro de golfe ou até mesmo de Porsche até a porta do avião, escoltado pelos mais gentis concierges. Como diria o bordão do jornalista e socialite Athayde Patreze, é 'simplesmente um luxo'.
As regalias são para poucos, claro. A maior parte das companhias aéreas simplesmente eliminou a primeira classe a partir dos anos 1990, quando a executiva começou a ser configurada com assentos totalmente reclináveis. Em algumas companhias europeias, a classe foi mantida apenas em determinadas rotas e aviões, como os superjatos Airbus A380 e Boeing 747-8. Mas as companhias aéreas e asiáticas, que costumam operar voos de maior duração, se encarregaram de não deixar o glamour a bordo desaparecer - e foram muito além, incluindo novidades como chuveiro, chef a bordo e serviço de babás.
No A380 da Emirates, os 14 passageiros da primeira ficam em cabines privadas isoladas por uma porta de correr, com frigobar, armário e poltrona que faz massagem - tudo controlado por touch screen. O banheiro que serve apenas os passageiros da primeira é amplo, tem pia de mármore e até chuveiro.
Nada de comida insossa e requentada. O serviço, que pode ser solicitado a qualquer momento do voo, é preparado na hora por um chef, com apresentação e serviço de restaurante cinco estrelas. Carta de vinho com rótulos de R$ 2 mil é o padrão. Assim como virou moda exibir nécessaire e pijama de grife. Nesse quesito, ninguém bate a Singapore Airlines, com sua nécessaire assinada pela marca italiana Salvatore Ferragamo e pijamas Givenchy.
Na Cathay Pacific, as aeromoças fazem a cama, que tem um colchão de verdade sobre a poltrona. A exclusividade está limitada a apenas seis assentos.
Na dúvida se deixa a poltrona na horizontal ou na vertical? Na Lufthansa, o passageiro ganha uma poltrona e uma cama (com cinto de segurança caso o desejo seja dormir até o último segundo). E, para aliviar o desconforto da pressurização, os passageiros da primeira são paparicados com um umidificador e purificador de ar exclusivos. Esse ar menos poluído, segundo a companhia, melhora o paladar e a qualidade do sono.
Na australiana Quantas, o ambiente lembra jatos executivos. Todos os assentos são cabines com porta e janela. No corredor, um sofá para quem estiver animado para fazer networking ou paquerar.
Na British Airways, dá para socializar de outro jeito: a empresa oferece na tela do entretenimento de bordo um chat que permite a duas pessoas de qualquer poltrona da classe bater papo.
Mas, em termos de extravagância, ninguém supera a companhia de Abu Dhabi, Etihad, que introduziu uma uber classe, a The Residence, um verdadeiro motel de luxo nas nuvens, com chuveiro exclusivo, café da manhã na cama e mordomo particular. O bilhete custa a partir de R$ 155 mil (ida e volta) e vale para duas pessoas. Disponível apenas nos A380, o apartamento tem sala de estar com sofá de dois lugares, duas mesas de jantar e TV de 32 polegadas. O estofamento de couro é o mesmo dos bancos de uma Ferrari. No quarto, uma cama de casal queen size (1,98 x 1,58 m) e uma segunda TV, de 27 polegadas. Quer mais? Então vá de navio."
Na Cathay Pacific, as aeromoças fazem a cama, que tem um colchão de verdade sobre a poltrona. A exclusividade está limitada a apenas seis assentos.
Na dúvida se deixa a poltrona na horizontal ou na vertical? Na Lufthansa, o passageiro ganha uma poltrona e uma cama (com cinto de segurança caso o desejo seja dormir até o último segundo). E, para aliviar o desconforto da pressurização, os passageiros da primeira são paparicados com um umidificador e purificador de ar exclusivos. Esse ar menos poluído, segundo a companhia, melhora o paladar e a qualidade do sono.
Na australiana Quantas, o ambiente lembra jatos executivos. Todos os assentos são cabines com porta e janela. No corredor, um sofá para quem estiver animado para fazer networking ou paquerar.
Na British Airways, dá para socializar de outro jeito: a empresa oferece na tela do entretenimento de bordo um chat que permite a duas pessoas de qualquer poltrona da classe bater papo.
Mas, em termos de extravagância, ninguém supera a companhia de Abu Dhabi, Etihad, que introduziu uma uber classe, a The Residence, um verdadeiro motel de luxo nas nuvens, com chuveiro exclusivo, café da manhã na cama e mordomo particular. O bilhete custa a partir de R$ 155 mil (ida e volta) e vale para duas pessoas. Disponível apenas nos A380, o apartamento tem sala de estar com sofá de dois lugares, duas mesas de jantar e TV de 32 polegadas. O estofamento de couro é o mesmo dos bancos de uma Ferrari. No quarto, uma cama de casal queen size (1,98 x 1,58 m) e uma segunda TV, de 27 polegadas. Quer mais? Então vá de navio."
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