MUNDO ESTRANHO:
PERGUNTAS & RESPOSTAS

A partir de agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada de MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE ANOREXIA E BULIMIA?
As principais diferenças são os sintomas. Confira as principais distinções e o tratamento adequado


Pergunta: Mahara Zamban, Campo Largo, PR
Texto: Giselle Hirata
Ilustra: Eduardo Medeiros

As principais diferenças são os sintomas. Na anorexia nervosa, a perda de peso é acentuada e, geralmente, deixa a pessoa desnutrida a ponto de correr o risco de morte. Isso acontece porque quem sofre desse distúrbio come muito pouco (ou nada!) para conseguir emagrecer. Já na bulimia, o peso corporal do paciente é normal ou com sobrepeso, mas ele sofre de compulsão alimentar, com frequentes ataques à comida, seguidos de arrependimentos.
Ambos os transtornos estão ligados ao medo de engordar e atingem, principalmente as mulheres. A anorexia é mais recorrente em garotas de 12 a 18 anos, enquanto a bulimia é mais comum entre os 16 e 25 anos. Pesquisas recentes apontam que a preocupação com o corpo também atinge homens - quase 10% do total de casos são do sexo masculino, segundo a mesma faixa etária feminina. 


AS CARACTERÍSTICAS DE CADA TRANSTORNO ALIMENTAR:

ANOREXIA

Sintomas: perda de peso em pouco tempo, índice de massa corporal abaixo de 17,5, interrupção da menstruação e infertilidade.

Consequências: o risco de morte é grande devido à desnutrição, que pode ocasionar parada cardíaca, falência de órgãos, insuficiência renal, entre outros. É a patologia psiquiátrica que mais mata.

BULIMIA

Sintomas: nem sempre há perda de peso significativa. Como um bulímico ingere comida, o corpo consegue absorver entre 30 a 50% dos nutrientes - evitando a perda brusca de peso. Uso de laxantes para compensar os exageros com a comida ou vômito constante.

Consequências: causa problemas gástricos, como dor de estômago e diarreias, tontura, fraqueza (devido à perda de líquidos), erosão do esmalte dos dentes (por causa da agressão do suco gástrico na boca) etc.

TRATAMENTO

Tanto a anorexia como a bulimia precisam de acompanhamento de uma equipe composta de psiquiatra, nutricionista, psicólogo e, às vezes, pediatra ou clínico - dependendo da idade do paciente. As estratégias mais comuns utilizam antidepressivos, psicoterapia e orientação nutricional.

CONSULTORIA: Niraldo de Oliveira Santos, psicanalista da Divisão de Psicologia do Hospital das Clínicas; Marcel Kaio, psiquiatra do Programa de Atendimento aos Transtornos Alimentares da Unifesp (Proata).

MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO foi retirado do site MUNDO ESTRANHO, 18 de abril de 2017 (Acesso: 20/07/2017)

Assunto sugerido pela leitora Claudia de Assis. Obrigada pela sugestão, e traremos mais conteúdo sobre esse tema tão importante que é a Anorexia e os Transtornos Alimentares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog