CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!


"O QUE É TIMO?"
"Esse órgão pequenino e desconhecido de muita gente tem um trabalho primordial na formação do sistema de defesa. Falhas em seu funcionamento elevam o risco de infecções e até de doenças autoimunes"


Por: André Biernath

1 NO MEIO DE TITÃS
O timo é essencial para o desenvolvimento do sistema imunológico. Ele fica bem no centro do peito, entre os pulmões e na frente do coração - essa localização privilegiada, inclusive, fez os anatomistas do passado acreditarem que ali ficava guardada a alma.

2 ESCOLA IMUNOLÓGICA
A glândula é um verdadeiro centro de capacitação dos linfócitos T, células que comandam nossas defesas quando algum agente invasor coloca a saúde em xeque. Essas unidades são fabricadas na medula óssea, o popular tutano. De lá, migram para o timo por meio dos vasos sanguíneos.

3 SALA DE SIMULAÇÃO
A ação acontece mesmo nos lóbulos, as pequenas porções que compõem o timo. Eles são divididos em córtex e medula. Em cada seção, ocorrem processos que vão preparar esse linfócito jovem para os desafios que irá enfrentar no futuro.

4 ANTENAS PLUGADAS
No córtex, ocorre o contato com a célula reticular epitelial. O resultado dessa interação é o surgimento de receptores na superfície do linfócito. Eles servem para identificar possíveis perigos ao corpo. Aqueles que dão defeito são mortos no processo.

5 PROVA DE FOGO
Um tipo de célula, a dendritica, apresenta aos linfócitos uma série de antigenos, substâncias que geram uma resposta imune. Aqueles que reagem na medida certa passam no teste e estão maduros o suficiente para seguir em frente. Os outros não sobrevivem.

6 PRÓXIMAS PARADAS
Os linfócitos habilitados voltam à corrente sanguínea para integrar as defesas. Eles ficam algum tempo no baço e nos linfonodos, que são uma espécie de barreira ou filtro para flagrar e deter ameaças, como vírus e bactérias.


"ENCOLHIMENTO"
"Depois da puberdade, o timo definha e é substituído por gordura. Mas a quantidade de linfócitos que ele treinou é suficiente pra vida toda"


BEBÊS 
Quando nascemos, essa glândula pesa entre 12 e 15 gramas.

AOS 12 ANOS
Em seu período de maior operação, fica na casa de 30 a 40 gramas.

AOS 60 ANOS
Após a puberdade, ele diminuiu aos poucos. Em idades avançadas, vai de 6 a 16 gramas

SEMPRE A POSTOS
O timo não desaparece do mapa! Mesmo reduzido, continua a fabricar a timosina, hormônio enviado para o organismo que reforça aos linfócitos a mensagem para que sigam trabalhando direito. Há ainda suspeitas sobre o papel dessa substância na regeneração de órgãos e tecidos.

A matéria acima foi retirada da revista SAÚDE É VITAL - Edição 417, págs. 72 e 73. Junho de 2017. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista SAÚDE É VITAL e à Editora Abril


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog