O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A história é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE). O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - História: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!
CAPÍTULO 1: ANTIGUIDADE - LINHA DO TEMPO
PRÉ-HISTÓRIA E ANTIGUIDADE
Confira os principais eventos da Pré-História e da Antiguidade. Os fatos que têm indicação de páginas (remissões) correspondem aos assuntos que mais caem no vestibular
PRÉ-HISTÓRIA
5,5 MILHÕES DE ANOS ATRÁS
Surgimento dos primeiros hominídeos, ancestrais do homem. É o início da Pré-História e do Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada.
150.000 ANOS ATRÁS
Nascem os primeiros Homo sapiens, a espécie a que pertencemos.
58.000 ANOS ATRÁS
Nessa época, o nordestino brasileiro já seria ocupado por grupos humanos, conforme indicam os mais antigos vestígios arqueológicos do país, encontrados em São Raimundo Nonato, no Piauí. Mas ainda há grande polêmica sobre o assunto: muitos pesquisadores afirmam que a povoação da América e do Brasil só começou milhares de anos depois.
13,7 BILHÕES DE ANOS ATRÁS
Segundo a teoria do Big Bang, o Universo surge a partir de uma explosão primordial. É o início de toda a matéria, energia, espaço e da contagem do tempo.
11.500 ANOS ATRÁS
Nessa época vive Luzia, nome dado ao mais antigo fóssil humano brasileiro, encontrado na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais.
8000 a.C.
Começa o Neolítico, ou Idade da Pedra Polida. Tem início a revolução agrícola.
ANTIGUIDADE
4000 a.C.
Revolução urbana com o surgimento das primeiras civilizações e da escrita, o que marca o começo da Antiguidade.
3000 a.C.
O atual Líbano começa a ser povoado por tribos semitas, que dão origem à civilização fenícia. Fundam cidades como Sidon, Biblos e Tiro e, a partir do século X a.C., colonizam vastas áreas nas margens do Mediterrâneo. Cartado, instalada no norte da África em 814 a.C., torna-se a mais importante cidade fenícia após a conquista de Tiro pelos macedônios, em 332 a.C. Em 146 a.C., Cartago é destruída pelos romanos nas Guerras Púnicas.
3200 a.C.
Os sumérios formam a primeira civilização da Mesopotâmia.
Simultaneamente, tem início a civilização egípcia.
2000 a.C.
A chegada dos hebreus à Palestina, sob a liderança do patriarca Abraão, segundo a narrativa bíblica, é o marco da civilização hebraica.
2000 a.C.
Tem início a civilização grega.
1792 a.C.
Hamurabi dá início à unificação da Mesopotâmia, que origina o I Império Babilônico.
1750 a.C.
Entre 1750 e 1400 a.C., os arianos invadem o norte da atual Índia, dando origem à civilização hindu. Os hindus praticam a agricultura, a metalurgia e o comércio. A sociedade divide-se em castas: sacerdotes (brâmanes), guerreiros (chátrias), camponeses (vaisia) e servos (sudras). Os párias não têm casta e podem ser escravizados. Politeístas, os hindus seguem os Vedas, os mais antigos textos sacros conhecidos.
1600 a.C.
Surgimento da mais antiga linha dinástica chinesa a deixar registros históricos: a dinastia Shang.
1250 a.C.
Os hebreus deixam o Egito - onde foram escravizados - e migram para a Palestina, guiados pelo patriarca Moisés, no episódio conhecido como Êxodo. Durante dois séculos, lutam contra povos da região pela posse da terra. Em 1010 a.C., Saul torna-se o primeiro rei hebreu. Seus sucessores, Davi e Salomão, impõem um período de expansão e prosperidade.
1200 a.C.
Ascensão no Golfo do México da civilização olmeca, que expande seus domínios até o litoral do Pacífico. Os olmecas fornecem a base cultural aos povos que habitariam a região nos séculos seguintes, como maias e astecas.
753 a.C.
Fundação lendária de Roma, marco da civilização romana.
612 a.C.
Uma aliança entre medos e caldeus derrota o Império Assírio, abrindo caminho para o surgimento do II Império Babilônico.
539 a.C.
Comandados por Ciro II, os persas derrotam os medos, que habitavam o planalto do Irã, e fundam o Império Persa. Sob Dario I, que assume em 521 a.C., o império atinge a extensão máxima, indo do Egito à Índia. Os persas constroem estradas e canais para facilitar o comércio e o transporte. Seguem os ensinamentos do profeta Zaratustra, ou Zoroastro, fundador da religião dualista denominada zoroastrismo.
359 a.C.
Surge o Império Macedônico, com Alexandre, o Grande.
ERA CRISTÃ
ANO 1
Início da Era Cristã, segundo o calendário gregoriano.
70
Os romanos destroem o Templo de Jerusalém e expulsam os judeus da Palestina, dando início à segunda diáspora judaica. Eles migram para a Ásia Menor e a Europa.
395
O Império Romano divide-se em Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente.
476
Fim do Império Romano do Ocidente, fato que marca o início da Idade Média.*
*Você pode ler e estudar tudo sobre a ANTIGUIDADE, clicando no CAPÍTULO 1 - ANTIGUIDADE, que tem todo o conteúdo da LINHA DO TEMPO.
Págs. 20 e 21 (GE: HISTÓRIA - VESTIBULAR+ENEM 2018)
Comentários
Postar um comentário