DOSSIÊ CÂNCER:
A PREVENÇÃO, A LUTA, A VITÓRIA
Houve um dia em que ter diabetes era uma sentença de morte - ou pelo menos de alguns membros amputados. A pressão alta, a garantia de um ataque cardíaco iminente. Ser portador de HIV, uma verdadeira arma apontada para a cabeça. Hoje, são doenças ainda graves, mas crônicas e controláveis - qualquer um pode conviver com elas e ter qualidade de vida, desde que tomados alguns cuidados.
A epidemia assustadora dos nossos tempos de vida longa e farta (inclusive de maus hábitos como fumar, beber, comer demais e não se exercitar) é o câncer e suas mais de 100 variações já identificadas. Um assunto que interessa a todos nas próximas postagens, que compreenderão um DOSSIÊ CÂNCER: A PREVENÇÃO, A LUTA, A VITÓRIA. Você lerá e verá que ter câncer não é uma loteria, mas sim uma probabilidade estatística. Esse diagnóstico vai aparecer para metade de nós nos próximos anos.
A cura definitiva da doença em qualquer estágio já foi cravada algumas vezes, e tema de notícias ou assuntos publicados neste blog. Hoje, cientistas de todo o mundo parecem convergir para uma solução menos milagrosa que um elixir mágico, e, por isso, mais plausível: manter o câncer sob controle. As últimas descobertas aplacam a fúria da multiplicação das células cancerosas e garantem uns bons anos a mais de vida, e o principal: com qualidade. Para que o câncer, muito em breve, seja a nova diabetes, metaforicamente, só nos impeça de comer alguns doces, mas não de viver.
TRATAMENTOS:
BATALHA SEM FIM - UM INIMIGO MUTANTE REQUER UMA LUTA EM VÁRIAS FRENTES. OS TRATAMENTOS MODERNOS CONTRA O CÂNCER TÊM POR OBJETIVO DOMAR COM A QUAL PRECISAREMOS CONVIVER
CÂNCER DE INTESTINO
O tumor do cólon e reto é o terceiro tipo mais comum entre homens e o segundo entre mulheres no mundo. Com maioria de casos em países desenvolvidos
1 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Comer cereais, frutas, legumes e verduras incentiva o bom funcionamento do sistema digestivo e a evacuação e regular, e isso ajuda a prevenir tumores no intestino. Uma alimentação baseada em produtos industrializados, por outro lado, favorece o surgimento da doença.
2 FATOR HEREDITÁRIO
O pólipo intestinal familiar, uma doença hereditária, é um fator de alto risco. Os pólipos são nódulos com grande probabilidade de se transformar em tumores malignos. Devem ser monitorados por meio de colonoscopia, o exame mais eficiente no diagnóstico precoce desse tipo de tumor.
3 DIREITO E ESQUERDO
O carcinoma colorretal pode se localizar no cólon direito (ascendente), onde costuma crescer para fora das paredes, no lado esquerdo (descendente), onde os tumores são mais infiltrados e podem obstruir o intestino. Os principais sintomas estão ligados à digestão e à evacuação, que ficam alterados.
4 DESENVOLVIMENTO
O tumor In situ (restrito à parede do intestino) evolui para um câncer invasivo, que vai perpassando as camadas que revestem o cólon, de dentro para fora, até atingir a camada serosa e, daí, pode passar para outros tecidos, para o sistema linfático e sanguíneo.
Comentários
Postar um comentário