DOSSIÊ GAMES: OS MAIORES JOGOS DE TODOS OS TEMPOS. E A REVOLUÇÃO QUE JÁ COMEÇOU

Desde o primeiro dispositivo de jogo eletrônico, em 1947 - que consistia em um "dispositivo de entretenimento com tubo de raios catódicos'. Ele permitia controlar "mísseis acertando alvos" -, os games e jogos eletrônicos vem conquistando cada vez mais admiradores e assim, jogadores. Do Nintendo ao Playstation, do computador aos jogos nos celulares, que mais tarde viraram smartphones. A gama de dispositivos que permitem controlar jogos dos mais variados é imensa. Os jogos são tão amados, que já viraram filmes, como o Detona Ralph (2013), Angry Birds (2016), Pixels (2015), X-Men (2000), Mortal Kombat (1995), Street Fighter (1995), entre outros milhares de títulos. Os jogos viraram uma paixão mundial. Como não lembrar do Super Mario Bros? Ou então do GTA (Grand Theft Auto) e do Sonic? Existem jogos para todos os gostos. De zumbis, como o The Walking Dead (2012), de blocos para construir o que você quiser, como o Minecraft (2009), ou de futebol, como o FIFA, lançado e atualizado anualmente. Não importa o que você gosta, sempre terá um jogo que irá te agradar. Atualmente, a nova moda são os jogos nos tecnológicos smatphones, que permitem baixar aplicativos de jogos. E quando falamos deles, é impossível não lembrar a febre passageira do Pokemon Go, em 2016, não é mesmo? Cuja várias pessoas saíam às ruas para caçar os pokemons e enfrentar batalhas. Agora, um dos mais queridos do momento é o Crash Royale (2016), que formam-se várias pessoas em um mesmo clã para defendê-lo e lutar com adversários. Se a indústria de jogos é tão grande, como não falar de sua fonte bilionária, que constrói renda não só aos criadores, mas também aos jogadores e youtubers especializados, que ganham cada vez mais popularidade na internet. Para se ter uma ideia do poder dos Games, esta é a única indústria que não tem crise. Não importa se o mundo ou o país está quebrado, pois os jogos continuam a lucrar. E como os games são uma paixão sem tamanho, porque não criar um DOSSIÊ GAMES? Pois a partir de agora, você poderá entrar mais a fundo sobre os games, desde suas histórias, curiosidades e o que mais vier de brinde. O blog Conhecimento Cerebral apresenta DOSSIÊ GAMES: OS MAIORES JOGOS DE TODOS OS TEMPOS. E A REVOLUÇÃO QUE JÁ COMEÇOU.

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POR QUE VOCÊ SE VICIOU EM CANDY CRUSH?
Entenda as armadilhas que os designers colocam no jogo para não vermos o tempo passar


Por: Pedro Burgos
        Erik França [Ilustração]

CHOQUES DE DOPAMINA


Você está em transe
Como Pavlov demonstrou, você pode condicionar um animal (seja um cachorro ou um desses que passam o dia no Facebook) a querer algo, basta associar o fim da atividade a um sentimento bom. E a recompensa condicionante nem precisa ser algo físico. Em Candy Crash, cada fileira limpada em uma fase ajuda a produzir a dopamina, o chamado "neurotransmissor do prazer", que vale como uma doce para o nosso cérebro. A dopamina está associada ao vício em drogas e jogatina, e os designers de jogos conseguem manter a produção dela espalhando o sucesso e as recompensas ao longo das fases, com sons, explosões e expressões como "Sweet" e "Delicious", até ficarmos viciados.

JOGOS DE AZAR


Um cassino mais doce
Graças ao incentivo da dopamina, nós gostamos de executar atividades em que somos recompensados em intervalos frequentes. Isso parece óbvio. O que não é tão lógico é que, como estudos com humanos e animais provam desde os anos 50, gostamos ainda mais quando não sabemos exatamente quando a recompensa pelo nosso esforço virá. Por isso os jogos mais viciantes, como os cassinos ou de peças que caem, contam com um elevado fator sorte, ao mesmo tempo que mantém uma certa ilusão no controle. Achamos que a nossa habilidade que faz a diferença, mas ficamos felizes mesmo quando somos "abençoados" por aquele peça que salva o jogo. O problema: para ter algum controle e aumentar as chances mudando as regras do jogo, é preciso gastar dinheiro de verdade.

O FIM DO GAME OVER


Toque aqui para tentar de novo
Quando você morria em um jogo antigo, a tela "Game Over" anunciava algo grave. Perder significava jogar fora o que havia sido conquistado com horas de dedicação, e não era fácil começar outra vez, imediatamente. Os microjogos de hoje em dia, projetados para sessões com a duração de uma ida ao banheiro, não têm qualquer pausa entre o fim e uma nova tentativa, e isso mantém o nosso estado de excitação. E como não enjoar disso depois de alguns dias? Limitando ligeiramente a duração das sessões. Com um número finito de vidas diárias, por exemplo, as pessoas param o suficiente para não enjoar, mas ficam ansiosas para o dia seguinte.

NÍVEL: EASY


(mas não conte para os jogadores)
Candy Crash Saga fechou o ano de 2014 com mais de 1200 fases diferentes, e a cada semana eram lançadas novas. Todas são parecidas, é claro, mas a sacada para manter os jogadores interessados é adicionar pequenas variações de jogabilidade no intervalo certo - pense nos pássaros com poderes diferentes de Angry Birds. O ritmo em que cada novo elemento é introduzido é das coisas mais pensadas do design de jogos, a primeira fase efetivamente desafiadora de Candy Crash é, de acordo com especialistas no jogo (existe isso), a 65ª. Os desenvolvedores estão constantemente mudando a dificuldade para fazer com que ninguém fique empacado, desistindo.


FATOR SOCIAL

Nenhum jogador é uma ilha

Há quase cinco anos, um em cada cinco usuários do Facebook jogavam Farmville regularmente. O jogo de cuidar de fazendinhas foi um sucesso, apesar (ou muito por causa) de sua premissa simples. Um dos fatores determinantes para manter as pessoas jogando, e que foi copiado por diversos outros joguinhos, era o fator social. Farmville estava dentro do Facebook e sua plantação literalmente dependia dos seus amigos: quanto mais gente se ajudasse, mais conteúdo era disponibilizado aos usuários. A integração com redes sociais tem levado a ideia de "jogar junto" dos seminais RPGs online às últimas consequências. Jogos como Dots ou Candy Crash são ainda mais viciantes porque os seus "amigos do jogo" são os seus amigos de verdade, e você nem sempre pode pedir ajuda e comparar os progressos e recordes. Deixar de jogar um deles é como ficar "por fora" do assunto da moda.


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