ANALISANDO PROPOSTAS DE REDAÇÃO:
IMAGINIE
ENEM & VESTIBULARES
As dicas de redação é um dos assuntos mais procurados no blog Conhecimento Cerebral, por isso, pensando em uma maneira ainda melhor de ajudar ainda mais você, que tem uma atenção especial e necessita de um material de apoio de qualidade para ajudá-lo a praticar a escrita de redações do Enem & Vestibulares, apresentamos a partir de agora uma nova série de matérias: Analisando Propostas de Redação: Imaginie - Enem & Vestibulares, que irá trazer os temas que mais caem nas provas (inclusive os de atualidades), e analisar as propostas e os exemplos de redações apresentados. O nosso principal objetivo é ajudá-lo e se tiver sugestões de temas ou quiser sua redação corrigida, você pode enviá-la através do email: conhecimentocerebral@gmail.com. Boa leitura e bons estudos!
NOVA PROPOSTA DE REDAÇÃO: "ELEIÇÕES 2018: O PAPEL DAS REDES SOCIAIS NAS DISCUSSÕES POLÍTICAS"
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A proposta da redação desta semana já está no ar! Envie seu texto até o dia 14 de outubro e poderemos publicá-lo aqui no blog.
Para participar, é preciso criar um perfil de usuário na plataforma Imaginie, selecionar a proposta e seguir as instruções para o envio da redação diretamente pelo site. Os primeiros a se cadastrarem por meio desse link terão direito a uma correção, sempre feita por dois ou mais professores, seguindo os mesmos critérios do Enem.
ATENÇÃO: Para que sua redação seja publicada no blog, é preciso desenvolver a proposta correspondente à semana de curso! Ou seja, para os textos enviados até o dia 19 de maio, a proposta deve ser a que está descrita abaixo.
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Eleições 2018: o papel das redes sociais nas discussões políticas", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
TEXTO I
O ACESSO À INTERNET NO BRASIL
"O papel das redes sociais na eleição se mostra ainda mais relevante quando observadas as taxas de acesso à internet no Brasil e o crescimento no número de usuários de Facebook, WhatsApp e Twitter nos últimos anos.
Uma pesquisa realizada pela Ipsos e Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro) em 2016 estimou que 70% dos brasileiros tinham acesso à internet. Desse total, 69% afirmou que usava o celular como principal forma de navegar. Além disso, mais de 90% dos entrevistados declarou, na pesquisa, que acessar as redes sociais é seu principal intuito quando entram na internet.
O número absoluto de pessoas que utilizam as redes sociais também aumentou muito da eleição de 2014 para cá. De acordo com informações publicadas pelo colunista Nilson Teixeira, do jornal Valor Econômico, o número de contas de WhatsApp e Facebook mais que dobrou desde 2013, chegando a 120 milhões em 2018 - lembrando que cada pessoa pode ter mais de uma conta em cada rede social."
Uma pesquisa realizada pela Ipsos e Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro) em 2016 estimou que 70% dos brasileiros tinham acesso à internet. Desse total, 69% afirmou que usava o celular como principal forma de navegar. Além disso, mais de 90% dos entrevistados declarou, na pesquisa, que acessar as redes sociais é seu principal intuito quando entram na internet.
O número absoluto de pessoas que utilizam as redes sociais também aumentou muito da eleição de 2014 para cá. De acordo com informações publicadas pelo colunista Nilson Teixeira, do jornal Valor Econômico, o número de contas de WhatsApp e Facebook mais que dobrou desde 2013, chegando a 120 milhões em 2018 - lembrando que cada pessoa pode ter mais de uma conta em cada rede social."
Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/03/18/Redes-sociais-e-TV-qual-o-peso-de-cada-meio-nas-elei%C3%A7%C3%BSes-de-2018. Acesso em 27 de setembro de 2018). Adaptado.
TEXTO II
MANIPULAÇÃO DE REDES SOCIAIS PARA USO POLÍTICO AFETA 48 PAÍSES
Ação para induzir opinião pública quase dobra raio de ação em um ano, mostra estudo de Oxford
"A ação de partidos e governos para manipular a opinião pública por meio das redes sociais está crescendo e já atingiu 48 países nos últimos 12 meses, diz um novo estudo feito pela Universidade de Oxford, do Reino Unido. São 20 países a mais do que na versão anterior da pesquisa, divulgada há um ano. O crescimento é impulsionado principalmente por países da América Latina e do Sudeste Asiático - o Brasil já estava na lista desde 2017". "As ferramentas e técnicas de manipulação estão constantemente evoluindo e se tornando mais sofisticadas" disse à Folha Samantha Brown, doutoranda do Instituto da Internet de Oxford e autora do estudo com Philip Howard. Segundo a pesquisa, esses grupos organizados por atores políticos atuam disseminando fake news (notícias mentirosas), criando perfis falsos para aumentar artificialmente a importância de determinados assuntos e candidatos e usando análise de dados para fazer propaganda a políticos específicos.
Desde 2010, quando os pesquisadores encontraram as primeiras referências a esse tipo de ação estruturada, os 48 países mencionados já gastaram US$ 500 milhões (R$ 1,85 bilhão) para montar as suas sentinelas cibernéticas.
Os palcos preferidos de atuação das organizações manipuladoras continuam a ser o Facebook e o Twitter, mas sua presença tem crescido em outras plataformas, como o WhatsApp, o Telegram, o Instagram, o SnapChat e até mesmo o Tinder, aplicativo usado para relacionamentos.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/07/manipulação-de-redes-sociais-para-uso-politico-afeta-48-paises.shtml Acesso em 27 de setembro de 2018. Adaptado.
TEXTO III
Disponível em: http://www.alemdeeconomia.com.br/blog?p=13381 Acesso em 27 de setembro de 2018
ANALISANDO PROPOSTAS DE REDAÇÃO: IMAGINIE - ENEM&VESTIBULARES foi retirado do site IMAGINIE, 2018 (Acesso: 11/10/2018)
Comentários
Postar um comentário