DOSSIÊ A SAGA DO AVIÃO:
A HISTÓRIA, A TECNOLOGIA, O FUTURO

O avião é um dos meios de transporte mais utilizados pelos humanos. Com ele, é possível viajar e conhecer locais que seriam impossíveis visitar, a não ser viajando pelos céus. E como não lembra que, este é considerado o transporte mais seguro. Com o avião foi possível ir da América à Europa, e gastar apenas algumas horas. E é por isso, que a partir de agora, convidamos você, a conhecer o DOSSIÊ A SAGA DO AVIÃO: A HISTÓRIA, A TECNOLOGIA E O FUTURO, que levará você ao passado, ao presente e ao futuro da aviação, principalmente a comercial, no qual todos estão acostumados a viajar. Ficou curioso? Então, vamos voar!

"AVIAÇÃO EXECUTIVA"
"O mercado de jatinhos particulares está mais aquecido do que nunca, com iniciativas que permitem o uso compartilhado de aeronaves e modelos de avião para todos os gostos."


"OS JATOS HIPERCOMPACTOS"
"Feitas para uso particular, essas aeronaves são pequenas, mas provam que definitivamente tamanho não é documento. Com capacidade para quatro a oito passageiros e projetadas para ser conduzidas por apenas um piloto, elas têm alcance de cerca de 1.500 km. Os destaques no segmento, que teve seu boom no início dos anos 2000, ficam por conta do Embraer Phenom 100, o HA-420 HondaJet e o Cessna Citation Mustang"


EMBRAER PHENOM 100
Em 2005, a empresa brasileira decidiu entrar no mercado dos hipercompactos para complementar seu portifólio de jatos executivos. O resultado dessa iniciativa foi a criação do Phenom 100, que realizou seu primeiro voo em 2007. Com capacidade para levar quatro passageiros em sua configuração usual (com possibilidade para expandir, alterando a configuração interna, para seis a sete, com um único piloto a bordo), ele é o mais luxuoso de sua categoria. O avião já foi vendido em 25 países. A aeronave é equipada com dois motores Pratt & Whitney Canada PW617-F, instalados na parte traseira da fuselagem. Altamente bem-sucedida, já teve mais de 320 unidades vendidas pela Embraer, que tem como principais clientes para a aeronave empresas de táxi aéreo e particulares.


HONDA HA-420 HONDAJET
Foi a primeira aeronave projetada pela Honda Aircraft Company, spin-off da montadora japonesa voltada para o mercado de aviões. Com design arrojado, mais bonito dos jatos ultracompactos. Seu desenho original é de 1997, e o primeiro voo de teste aconteceu em 2003, em Greensboro, na Carolina do Norte, onde o avião foi desenvolvido e construído. A exemplo de outros hipercompactos, a Honda apostou numa configuração com o motor por sobre a asa, com objetivo de maximizar o espaço na cabine e reduzir o arrasto aerodinâmico em altas velocidades. Os motores usados, um par de HF120, foram desenvolvidos pela própria empresa, em parceria com a General Eletric.


CESSNA CITATION MUSTANG
Conhecido como Model 510, o Citation Mustang fez seu primeiro voo em 2005. Tem como uma de suas principais características o preço mais em conta, cerca de US$ 3,3 milhões. A exemplo dos outros dois aviões, tem um único toilete a bordo. Com capacidade para quatro ou cinco passageiros, ele pode voar com um ou dois pilotos. Desde a primeira entrega, em 2007, já foram comercializadas mais de 400 unidades. Equipado com dois motores Pratt & Whitney Canada PW615F, trata-se de um avião que tem a envergadura maior que o comprimento.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog