GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM
O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE). O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!
CAPÍTULO 4: ATMOSFERA - EXERCÍCIOS
A partir de agora, você poderá responder as 03 questões relacionadas ao Capítulo 4 - ATMOSFERA da série GEOGRAFIA: VESTIBULAR E ENEM. Para reler todas as postagens do capítulo basta clicar sob o nome em destaque. E para verificar as respostas de cada questão, basta clicar em CAPÍTULO 4: ATMOSFERA- GABARITO DOS EXERCÍCIOS COMO CAI NA PROVA.
COMO CAI NA PROVA
1. (Enem 2016) (primeira aplicação) Segundo a Conferência de Kyoto, os países centrais industrializados, responsáveis históricos pela poluição, deveriam alcançar a meta de redução de 5,2% do total de emissões segundo níveis de 1990. O nó da questão é o enorme custo desse processo, demandando mudanças radicais nas indústrias para que se adaptem rapidamente aos limites de emissão estabelecidos e adotem tecnologias energéticas limpas. A comercialização internacional de créditos de sequestro ou de redução de gases causadores do efeito estufa foi a solução encontrada para reduzir o custo global do processo. Países ou empresas conseguirem reduzir as emissões abaixo de suas metas poderão vender este crédito para outro país ou empresa que não consiga.
DECKER, B. Amazônia: Geopolítica na Virada do II Milênio. Rio de Janeiro. Gavamond, 2009.
As posições contrárias à estratégia de compensação presente no texto relacionam-se à ideia de que ela promove
a) retração nos atuais níveis de consumo.
b) surgimento de conflitos de caráter diplomático.
c) diminuição nos lucros na produção de energia.
d) desigualdade na distribuição do impacto ecológico.
e) decréscimo dos índices de desenvolvimento econômico.
2) (Fuvest 2016) Considere a matriz energética mundial.
a) Identifique, com base no quadro acima, uma fonte de energia que é considerada a maior responsável tanto pelo efeito estufa quanto pela formação da chuva ácida. Justifique sua resposta.
b) Identifique a principal fonte de energia usada nas usinas hidrelétricas, no Brasil, e explique uma vantagem quanto ao uso desse recurso natural.
c) Identifique, com base no quadro acima, as fontes de energia usada nas usinas termelétricas, no Brasil, e explique uma desvantagem de ordem econômica que elas representam.
3) (Mackenzie 2016)
Estabeleça a correspondência entre os diagramas e os respectivos domínios morfoclimáticos brasileiros.
w
( ) Clima Equatorial - Domínio Amazônico
( ) Clima Subtropical - Domínio das Araucárias e Domínio das Pradarias.
( ) Clima Semiárido - Domínio da Caatinga
( ) Clima Tropical - Domínio do Cerrado e Domínio de Mares de Morros.
( ) Clima Tropical Úmido - Domínio de Mares de Morros.
( ) Clima Tropical de Altitude - Domínio dos Mares de Morros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a) 1 - 6 - 5 - 3 - 2- 4
b) 1 - 6 - 5 - 2 - 4 - 3
c) 1 - 2 - 4 - 5 - 3 - 6
d) 4 - 6 - 5 - 3 - 2 - 1
e) 4 - 6 - 5 - 2 - 1 - 3
Págs. 92 e 93 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)
Comentários
Postar um comentário