GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 4: ATMOSFERA - GABARITO DOS EXERCÍCIOS



A partir de agora, você poderá responder as 03 questões relacionadas ao Capítulo 4 - ATMOSFERA da série GEOGRAFIA: VESTIBULAR E ENEM. Para reler todas as postagens do capítulo basta clicar sob o nome em destaque. E para verificar as respostas de cada questão, basta clicar em CAPÍTULO 4: ATMOSFERA- EXERCÍCIOS COMO CAI NA PROVA.

COMO CAI NA PROVA


1. (Enem 2016) (primeira aplicação) Segundo a Conferência de Kyoto, os países centrais industrializados, responsáveis históricos pela poluição, deveriam alcançar a meta de redução de 5,2% do total de emissões segundo níveis de 1990. O nó da questão é o enorme custo desse processo, demandando mudanças radicais nas indústrias para que se adaptem rapidamente aos limites de emissão estabelecidos e adotem tecnologias energéticas limpas. A comercialização internacional de créditos de sequestro ou de redução de gases causadores do efeito estufa foi a solução encontrada para reduzir o custo global do processo. Países ou empresas conseguirem reduzir as emissões abaixo de suas metas poderão vender este crédito para outro país ou empresa que não consiga.

DECKER, B. Amazônia: Geopolítica na Virada do II Milênio. Rio de Janeiro. Gavamond, 2009.

As posições contrárias à estratégia de compensação presente no texto relacionam-se à ideia de que ela promove
a) retração nos atuais níveis de consumo.
b) surgimento de conflitos de caráter diplomático.
c) diminuição nos lucros na produção de energia.
d) desigualdade na distribuição do impacto ecológico.
e) decréscimo dos índices de desenvolvimento econômico.

RESOLUÇÃO:
O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional assinado em 1997 pelo qual os países desenvolvidos se comprometeram a reduzir sua emissão de gases do efeito estufa. O problema é que muitos países relutam em fazer a transição para uma matriz mais porque ela implica elevados custos que podem comprometer o desenvolvido econômico. Para lidar com essa questão, o Protocolo de Kyoto criou um mecanismo conhecido como mercado de carbono. Trata-se de uma forma de compensação que é criticada por manter a desigualdade na distribuição do impacto ecológico: as nações desenvolvidas, tradicionais emissoras de gases do efeito estufa, podem continuar queimando combustíveis fósseis desde que comprem os chamados créditos de carbono de nações ou empresas que tenham conseguido diminuir suas emissões abaixo da meta.
Resposta: D

2) (Fuvest 2016) Considere a matriz energética mundial.


a) Identifique, com base no quadro acima, uma fonte de energia que é considerada a maior responsável tanto pelo efeito estufa quanto pela formação da chuva ácida. Justifique sua resposta. 

b) Identifique a principal fonte de energia usada nas usinas hidrelétricas, no Brasil, e explique uma vantagem quanto ao uso desse recurso natural.

c) Identifique, com base no quadro acima, as fontes de energia usada nas usinas termelétricas, no Brasil, e explique uma desvantagem de ordem econômica que elas representam.

RESOLUÇÃO:
a) Entre as fontes de energia apresentadas, o carvão mineral (combustível fóssil) é o principal responsável pelo efeito estufa e pela formação da chuva ácida. A sua queima nas termelétricas resulta na liberação de grande quantidade de carbono que, por reações químicas com os gases da atmosfera, produz compostos como o CO e CO2. Eles são responsáveis pela retenção de calor refletido pela superfície da Terra, intensificando o efeito estufa. Esses compostos (CO e CO2) também reagem com o vapor da água da atmosfera, bem como as gotículas em suspensão no ar (as nuvens), causando as chamadas chuvas ácidas.
b) As usinas hidrelétricas são movidas pela força das águas (energia hidráulica) - no caso brasileiro, pela força das águas dos rios. Esta energia corresponde a uma fonte renovável e não poluente (limpa), pois não há a emissão de gases estufa e apresenta menor custo na geração de energia.
c) De modo geral, as usinas termelétricas brasileiras utilizam gás natural, carvão mineral e petróleo e derivados. Trata-se de fontes energéticas importadas, com custo elevado, principalmente o petróleo e o gás. Como o valor dessas fontes está atrelado ao dólar, o seu uso encarece a geração de eletricidade no país. Isso pode impactar na balança comercial do país e ser uma desvantagem econômica.

3) (Mackenzie 2016)


Estabeleça a correspondência entre os diagramas e os respectivos domínios morfoclimáticos brasileiros.
w
(  ) Clima Equatorial - Domínio Amazônico
(  ) Clima Subtropical - Domínio das Araucárias e Domínio das Pradarias.
(  ) Clima Semiárido - Domínio da Caatinga
(  ) Clima Tropical - Domínio do Cerrado e Domínio de Mares de Morros.
(  ) Clima Tropical Úmido - Domínio de Mares de Morros.
(  ) Clima Tropical de Altitude - Domínio dos Mares de Morros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a) 1 - 6 - 5 - 3 - 2- 4
b) 1 - 6 - 5 - 2 - 4 - 3
c) 1 - 2 - 4 - 5 - 3 - 6
d) 4 - 6 - 5 - 3 - 2 - 1
e) 4 - 6 - 5 - 2 - 1 - 3

RESOLUÇÃO:
Nos climogramas, as barras indicam pluviosidade e a linha, a temperatura. Sendo assim, temos:
Climograma 1: indica elevadas temperaturas médias, baixa amplitude térmica anual e chuvas abundantes no decorrer do ano todo, o que é típico do clima equatorial, característico do domínio morfoclimático amazônico.
Climograma 2: representa o clima tropical típico, que é marcado pela existência de dois períodos distintos: um chuvoso e outro de baixa pluviosidade. O domínio do cerrado é característico desse tipo de clima.
Climograma 3: está ligado a uma variação de clima tropical: o de altitude. Embora contenha características pluviométricas semelhantes ao clima tropical típico, possui médias térmicas inferiores e se liga ao domínio de mares dos morros.
Climograma 4: representa o clima tropical úmido, típico do litoral oriental nordestino, que concentra as chuvas no outono e no inverno. O domínio dos mares nos morros engloba as áreas sujeitas ao clima tropical domínio.
Climograma 5: indica um clima semiárido, presente no domínio da caatinga, com altas temperaturas médias e pluviosidade baixa e irregular no decorrer do ano.
Climograma 6: está ligado ao clima subtropical, de alta amplitude térmica e anual bem distribuídas no decorrer do ano, típico do domínio das pradarias.
Resposta: B

➥ SAIBA MAIS
O clima correspondente ao comportamento do tempo atmosférico durante um longo período. No Brasil, os principais fatores climáticos são: a latitude, a altitude, as massas de ar e a continentalidade.
A diferença climática no Brasil permite que haja grande variação de temperatura no nosso território. Como podemos verificar no mapa abaixo, há predominância das maiores temperaturas médias anuais na Região Norte, fenômeno que pode ser explicado pela baixa latitude, o que resulta em elevada insolação durante o ano. Em contrapartida, os valores de temperatura na Região Sul do país são os mais baixos em razão de sua localização em latitudes médias, o que resulta na ação mais intensa das massas polares.



Págs. 92 e 93 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog