SAÚDE


"BACTÉRIA QUE COME CARNE HUMANA ATACA JOVEM NOS ESTADOS UNIDOS"
"A bactéria 'Staphylococcus aureus' usou uma picada de inseto como porta de entrada para infectar o joelho e os pulmões de um rapaz de 21 anos"


"O que começou como uma inofensiva picada de inseto no joelho, virou um pesadelo para um jovem norte-americano de 21 anos. O local começou a inchar e doer muito e, dois dias depois, passou a sentir dores agudas no peito ao respirar e apresentar sintomas semelhantes aos da gripe. Ele então correu para o hospital, onde teve a revelação assustadora: bactérias o estavam devorando por dentro.
De acordo com o relatório, publicado na edição de novembro do American Journal of Emergency Medicine, um exame revelou que ele tinha um machucado no joelho que descarregava pus, e os tecidos da área começaram a necrosar e morrer.
Ele também não conseguiu mover a articulação do joelho, o que 'levanta muitas bandeiras vermelhas para os médicos de que há algo muito profundo acontecendo', como uma infecção, disse ao LiveScience a doutora Jacqueline Paulis, médica especialista em medicina de emergência da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, que tratou o paciente.
Um raio X de seu joelho mostrou que havia ar sob o tecido da pele, o que pode ser um sinal de infecção por uma bactéria, já que ela produz um gás. A doença é conhecida clinicamente como fasceíte necrotizante.
É uma infecção grave e rara do tecido logo abaixo da pele que se espalha rapidamente pelo corpo e pode resultar na perda de membros e até na morte. Existem vários tipos de bactérias que podem causar fasceíte necrotizante, incluindo Streptococcus do grupo A (estreptococos do grupo A), Klebsiella, Clostridium, Eschericha coli e Staphylococcus aureus, de acordo com os Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.
As bactérias entram no corpo através de rupturas na pele, incluindo cortes e arranhões, queimaduras e feridas cirúrgicas. Mas também pode entrar no corpo através de picadas de insetos. Se uma pessoa coça a mordida com força suficiente, ela pode romper a pele, permitindo a entrada de bactérias.
'Geralmente nossos corpos e sistemas imunológicos são saudáveis o suficiente para conter isso e mitigá-lo', disse Paulis, ao LiveScience. Em casos muito raros, a fasceíte necrotizante pode se desenvolver, mas isso geralmente é visto em pessoas com outros fatores de risco para a doença, como idade avançada, diabetes ou doença renal.
A médica não sabe por que o paciente desenvolveu fasceíte necrotizante quando não tinha outros fatores de risco. 'Ele era o modelo de saúde', disse Paulis. Também não ficou claro que tipo de inseto mordeu o rapaz, segundo o relatório. Mas seu sangue e o local da ferida foram positivos para as bactérias Staphylococcus aureus, que causaram a infecção.
Os testes também revelaram que a infecção do homem fez com que ele desenvolvesse outra complicação rara - uma embolia pulmonar 'séptica'. Este é um coágulo que contém bactérias que viajam do local da infecção para os pulmões, onde bloqueia o fluxo sanguíneo e causa abcessos. 
Por sorte, o jovem foi tratado com antibióticos intravenosos e cirurgia para remover o tecido morto em seu joelho e, após algumas semanas internado, se recuperou completamente."

Notícia retirada do site GALILEU, 23 de outubro de 2018 (Acesso: 23/10/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog