GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 4: BIOSFERA - GABARITO DOS EXERCÍCIOS


A partir de agora, você poderá responder as 04 questões relacionadas ao Capítulo 5 - BIOSFERA da série GEOGRAFIA: VESTIBULAR E ENEM. Para reler todas as postagens do capítulo basta clicar sob o nome em destaque. E para verificar as respostas de cada questão, basta clicar em CAPÍTULO 5: BIOSFERA - EXERCÍCIOS COMO CAI NA PROVA.

COMO CAI NA PROVA


1. (Enem 2016) (segunda aplicação) 

CÚPULA DOS POVOS COMEÇA COMO CONTRAPONTO À RIO+20
Enquanto a conferência mundial no Riocentro, na Barra, é restrita a participantes credenciados, que só entram depois de passar por um forte controle de segurança, a Cúpula dos Povos é aberta ao público, em tendas ao ar livre no Aterro do Flamengo. Ela é aberta também às tribos e discussões mais diversas, em mesas de debate e painéis gerados pelos próprios participantes, buscando promover a mobilização social. Problemas ambientais, econômicos, sociais, políticos e de minorias serão discutidos no evento, afirma um ativista norte-americano, em alusão ao movimento que ocupou Wall Street, em Nova York, no ano passado.

Disponível em: www.bbc.com.uk. Acesso em: 14. agos. 2012

Uma articulação entre os agentes ambientalistas e a antiglobalização indica a 
a) humanização do sistema capitalista financeiro.
b) consolidação do movimento operário internacional.
c) promoção de consenso com as elites políticas locais.
d) constituição de espaços de debates transversais globais.
e) construção das pautas com os partidos políticos socialistas.

RESOLUÇÃO:
A Cúpula dos Povos foi um evento paralelo à Conferência Rio+20, ocorrido no Rio de Janeiro 2012. Ela teve um caráter democrático e permitiu a participação de pessoas de várias partes do mundo, com o objetivo de discutir os temas abordados nos âmbitos das reuniões oficiais. Dessa forma, movimentos sociais e populares, sindicatos e organizações da sociedade civil e ambientalistas de todo o mundo presentes na Cúpula dos Povos poderiam realizar debates, tendo como temas principais a justiça social e as questões ambientais. Dessa forma, os participantes do evento mostraram como as demandas de ambientalistas e de movimentos antiglobalização são convergentes, justificando a realização de um debate paralelo.
Resposta: D

2. (CFTMG 2017) Observe o mapa em sequência.

A partir da análise do mapa, é INCORRETO afirmar que a vegetação primária indicada pela letra
a) C, caracteriza-se por espécies latifoliadas de grande porte, com regimes pluviométricos elevados.
b) D, possui um perfil morfológico diverso, englobando desde campos herbáceos até árvores esparsas.
c) B, é relativamente homogênea, sendo historicamente impactada pela exploração da madeira.
d) A, é marcada pela presença de pequenos vegetais espaçados entre si, com predominância de líquens e musgos.

RESOLUÇÃO:
A alternativa incorreta, como pede a questão é a A. A área C apresenta descrição incorreta, pois corresponde às pradarias, também denominadas campos ou estepes. É caracterizada por formações vegetais arbustivas e herbáceas, além de vegetação xerófila em alguns casos. É um tipo de vegetação associada a clima temperado continental e semiárido.
As outras regiões apontadas no mapa podem ser identificadas da seguinte forma:
A letra A indica a formação vegetal chamada tundra.
A letra B corresponde às florestas boreais, também chamadas de floresta de coníferas ou taiga.
A letra D corresponde a formação vegetal denominada savana.
Resposta: A.

3. (UEL 2017) Analise as figuras a seguir.


As figuras 1 e 2 mostram a distribuição da vegetação no bioma Cerrado nos estados brasileiros.

Cite e explique dois fatores que justificam as alterações ocorridas ao longo do tempo.

RESOLUÇÃO:
Em meados do século XX, o bioma do Cerrado, um tipo de vegetação complexo adaptado ao clima tropical, localizado principalmente na porção central do Brasil, passou por um intenso processo de degradação ambiental! Cerca de 50% de sua cobertura vegetal foi devastada. Esse fato está associado à abertura de rodovias e à construção de Brasília. Podemos relacionar a devastação também à expansão da fronteira agrícola na região. O governo estipulou a ocupação das terras para a realização de práticas agropecuárias, fato que incentivou um crescente fluxo migratório (do Sul, do Sudeste e do Nordeste). A expansão do cultivo da soja e da utilização do Cerrado para pastagens ampliaram os problemas ambientais e também explicam a representação da Figura 2.

SAIBA MAIS
A região do Cerrado responde por mais de 60% de toda a produção de soja no Brasil. Veja no mapa abaixo como o seu cultivo ocupa a totalidade do bioma.

4. (UFRJ 2016)

BIODIVERSIDADE? CONHEÇO DE ALGUM LUGAR...
Ter ouvido falar em biodiversidade é uma coisa. Saber definir o termo, outra - pelo menos segundo uma pesquisa global realizada pela União para o Bio-Comércio Ético (UEBT), associação sem fins lucrativos que busca promover o uso respeitoso da biodiversidade. Foram ouvidas mil pessoas em cada um dos dezesseis países participantes, incluindo o Brasil. Por aqui, embora 92% dos entrevistados já tenham ouvido falar do assunto, apenas 44% deles conseguem dar uma definição satisfatória do termo - um número alto se comparado à média mundial, de 28%. Ainda segundo os resultados da pesquisa, a televisão e o rádio são as maiores fontes de informação que os brasileiros têm sobre biodiversidade, seguidas pela escola e por artigos em jornais e revistas.

De acordo com a Convenção sobre a Diversidade Biológica, de 1992, biodiversidade é a variedade de organismos vivos existentes no planeta ou em uma determinada região do globo, incluindo ecossistemas terrestres e marinhos.

Aponte dois fatores que provocam a perda da biodiversidade em uma região.

RESOLUÇÃO:
Entre os fatores que interferem negativamente na biodiversidade de uma região, é possível citar a urbanização -  habitat natural costuma ser afetado pela construção de estradas e por obras da infraestrutura. Também afetam a biodiversidade o desmatamento para a introdução de culturas agrícolas ou pastagem e a contaminação dos ambientes por pesticidas, agrotóxicos e lixo industrial.


Págs. 114 e 115 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

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