GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 4: BIOSFERA - EXERCÍCIOS


A partir de agora, você poderá responder as 04 questões relacionadas ao Capítulo 5 - BIOSFERA da série GEOGRAFIA: VESTIBULAR E ENEM. Para reler todas as postagens do capítulo basta clicar sob o nome em destaque. E para verificar as respostas de cada questão, basta clicar em CAPÍTULO 5: BIOSFERA - GABARITO DOS EXERCÍCIOS COMO CAI NA PROVA.

COMO CAI NA PROVA


1. (Enem 2016) (segunda aplicação) 

CÚPULA DOS POVOS COMEÇA COMO CONTRAPONTO À RIO+20
Enquanto a conferência mundial no Riocentro, na Barra, é restrita a participantes credenciados, que só entram depois de passar por um forte controle de segurança, a Cúpula dos Povos é aberta ao público, em tendas ao ar livre no Aterro do Flamengo. Ela é aberta também às tribos e discussões mais diversas, em mesas de debate e painéis gerados pelos próprios participantes, buscando promover a mobilização social. Problemas ambientais, econômicos, sociais, políticos e de minorias serão discutidos no evento, afirma um ativista norte-americano, em alusão ao movimento que ocupou Wall Street, em Nova York, no ano passado.

Disponível em: www.bbc.com.uk. Acesso em: 14. agos. 2012

Uma articulação entre os agentes ambientalistas e a antiglobalização indica a 
a) humanização do sistema capitalista financeiro.
b) consolidação do movimento operário internacional.
c) promoção de consenso com as elites políticas locais.
d) constituição de espaços de debates transversais globais.
e) construção das pautas com os partidos políticos socialistas.


2. (CFTMG 2017) Observe o mapa em sequência.

A partir da análise do mapa, é INCORRETO afirmar que a vegetação primária indicada pela letra
a) C, caracteriza-se por espécies latifoliadas de grande porte, com regimes pluviométricos elevados.
b) D, possui um perfil morfológico diverso, englobando desde campos herbáceos até árvores esparsas.
c) B, é relativamente homogênea, sendo historicamente impactada pela exploração da madeira.
d) A, é marcada pela presença de pequenos vegetais espaçados entre si, com predominância de líquens e musgos.


3. (UEL 2017) Analise as figuras a seguir.


As figuras 1 e 2 mostram a distribuição da vegetação no bioma Cerrado nos estados brasileiros.

Cite e explique dois fatores que justificam as alterações ocorridas ao longo do tempo.


4. (UFRJ 2016)

BIODIVERSIDADE? CONHEÇO DE ALGUM LUGAR...
Ter ouvido falar em biodiversidade é uma coisa. Saber definir o termo, outra - pelo menos segundo uma pesquisa global realizada pela União para o Bio-Comércio Ético (UEBT), associação sem fins lucrativos que busca promover o uso respeitoso da biodiversidade. Foram ouvidas mil pessoas em cada um dos dezesseis países participantes, incluindo o Brasil. Por aqui, embora 92% dos entrevistados já tenham ouvido falar do assunto, apenas 44% deles conseguem dar uma definição satisfatória do termo - um número alto se comparado à média mundial, de 28%. Ainda segundo os resultados da pesquisa, a televisão e o rádio são as maiores fontes de informação que os brasileiros têm sobre biodiversidade, seguidas pela escola e por artigos em jornais e revistas.

De acordo com a Convenção sobre a Diversidade Biológica, de 1992, biodiversidade é a variedade de organismos vivos existentes no planeta ou em uma determinada região do globo, incluindo ecossistemas terrestres e marinhos.

Aponte dois fatores que provocam a perda da biodiversidade em uma região.



Págs. 114 e 115 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog