A LUA AZUL: FENÔMENO RARO ACONTECERÁ HOJE
Segundo informações, nesta sexta-feira acontecerá a lua azul. Mas você sabe o que isso significa? Diferentemente do que o nome diz, o fenômeno da lua azul, apesar de ser raro, é o que os cientistas chamam quando a lua cheia fica transbordante.
O termo "lua azul", era utilizado no passado para identificar fenômenos raros. Neste caso, significa que a lua cheia aparecerá pela segunda vez no mês, o que segundo as estatísticas é praticamente muito raro, já que o ciclo lunar é cerca de 29 dias e meio. E como o mês tem apenas 30 dias, as chances são muito baixas para que o evento se repita mensalmente.
Para entender melhor, os cientistas já tem previsão para o próximo evento como esse, que só ocorrerá em 31 de janeiro de 2018 - ou seja, daqui a dois anos e meio. Após este, a espera para o próximo será de mais dois anos.
Usado há mais de duzentos anos, o termo "lua azul" evoluiu muito desde a primeira vez que foi utilizado, pelo fato de haver combinações complicadas de circunstâncias. Segundo as pesquisas realizadas, a temporada astronômica normalmente tem três luas cheias, e a quarta, é denominada "lua azul". Mas após a publicação do artigo do astrônomo James Hugh Pruett, do qual renomeou o nome para qualquer segunda lua do mês. O artigo foi publicado pela revista Sky and Telescope em 1946.
No entanto, as luas azuis realmente podem acontecer. Entretanto, só serão vistas em circunstâncias especiais. O que acontece geralmente, após a erupção de vulcões ou até mesmo, incêndios florestais que liberam partículas que sobem para a atmosfera. Estas partículas precisam ser de tamanho perfeito para conseguir espalhar para longe a luz vermelha, permitindo que apenas a luz azul atravesse a nuvem de poeira, criando assim, a lua azul.
Informações retiradas do portal Mistérios do Mundo: (Acesso: 31/07/2015)
Comentários
Postar um comentário