APRENDIZAGEM DE BRASILEIROS É BAIXA SEGUNDO A UNESCO


Unesco comprova que aprendizagem é baixa no Brasil. Após teste com 134 mil estudantes do ensino fundamental nas disciplinas de matemática, leitura e ciências naturais, em 15 países, alunos brasileiros têm mau desempenho.
Com escala até IV, a maioria dos alunos brasileiros não conseguiram superar o nível II na avaliação desenvolvida pelo órgão avaliador de educação. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira, 30, no Chile. Os testes foi realizado nos países da América Latina e Caribe. 
Em matemática, 83,3% dos estudantes brasileiros do 7º ano e 60,3% dos que cursavam o 4º ano obtiveram notas no nível I e II. Apenas 4% e 12%, respectivamente, conseguiram alcançar a nota máxima no nível IV. Já em leitura, 55,3%  dos alunos do 4º ano também permaneceram no I e II nível. Entre os do 7º ano, o índice aumentou para 63,2%. O número mais alto foi em ciências naturais, dos quais 80,1% classificaram nos dois níveis mais baixos.
Se comparado com o Chile, país que mais se destacou, podemos observar grandes diferenças entre o desempenho dos estudantes chilenos e brasileiros. 39,9% dos alunos da 3ª série, tiveram nota máxima em leitura. Já entre os da 6ª série, o número é de 34,2%. 18,4% em matemática e 18% em ciências naturais, entre os alunos da 6ª série que classificaram-se no nível IV.
A avaliação foi feita na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai, além do estado mexicano de Nuevo Leon. No Brasil, participaram estudantes do 4º e 7º ano. Nos demais países, 3ª e 6ª série. 
As notas dos estudantes foram divulgadas em 2014. O relatório apresentado ontem, mostra os níveis de aprendizado dos alunos. 

Informações retiradas do site O GLOBO: (Acesso: 31/07/2015)

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