Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 11, 2016
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ENERGIA!

"A MÁQUINA DO SOL" "A aventura de produzir energia por meio da fusão nuclear como as estrelas fazem, deu um salto com a construção do reator Iter, no sul da França. O empreendimento reúne as principais potências do mundo na busca por uma fonte de energia abundante, limpa e inesgotável"


Por: Eduardo Araia
"Na manhã de 11 de dezembro de 2013, operários começaram a despejar 15 mil metros cúbicos de concreto num poço em Cadarache, no sul da França. Era o início, para valer, da construção do Reator Experimental Termonuclear Internacional (Iter, na sigla em inglês), uma máquina com a qual os cientistas pretendem domar a fusão nuclear, o processo pelo qual o Sol gera a energia que envia à Terra. As principais potências do planeta estão investindo US$ 20 bilhões na operação. A título de comparação, o acelerador LHC, o Grande Colisor de Hádrons, do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, em Genebra, que permitiu a detecção do bóson de …
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL: EDITORIAIS & ARTIGOS
PROMESSA E REALIDADE

Deve ser excelente viver em cidade idealizada pelo prefeito Luíz Marinho (PT), que hoje administra São Bernardo. Bastante diferente, diga-se, de morar em município governado por ele. É que existe distância gigantesca, como a da Terra para a Lua, entre o que o petista promete e o que efetivamente cumpre. Tome-se como exemplo o caso do Hospital de Clínicas, entregue com toda pompa e circunstância em dezembro de 2013, com as presenças de petistas ilustres, como a presidente Dilma Rousseff e o antecessor Luíz Inácio Lula da Silva.
No discurso da solenidade de inauguração do complexo hospitalar, com a verme e a arrogância que lhe são peculiares, o prefeito prometeu à população promover a cada mês 1.500 cirurgias, o mesmo número de internações e 10 mil consultas com médicos especialistas. De seu habitat natural, o palanque, saiu aplaudido de forma bastante entusiasmada.
Decorridos dois anos daquela festa, todavia, a comunidade …
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL:
EDITORIAIS & ARTIGOS

IMPULSIONAR A INOVAÇÃO


Por: Celso Pansera
Iniciamos 2016 com uma das maiores conquistas da comunidade científica no Brasil: a presidente Dilma Rousseff sanciona nesta segunda (11) o projeto de lei da Câmara 77/2015 e estabelece o mais relevante marco regulatório de ciência, tecnologia e inovação.
Por meio dele, serão criadas as bases para o país conquistar um novo padrão de desenvolvimento científico e tecnológico, para alavancar o crescimento da economia nacional de forma sustentável, inovadora e criativa.
O novo marco, aprovado pelo Congresso Nacional, vai aperfeiçoar todo o arcabouço legal das atividades de pesquisa e desenvolvimento.
É, portanto, resultado de uma construção coletiva articulada com a sociedade civil, em especial com instituições científicas, lideradas pela Sociedade Brasileira de Progresso para a Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC). Contou também com a participação de lideranças públicas e privadas, inclus…
Imagem
REDAÇÃO: VESTIBULAR E ENEM

ARGUMENTAÇÃO
APRENDA COM OS JORNAIS ESTRATÉGIAS PARA PERSUADIR A leitura cotidiana dos editoriais jornalísticos amplia sua capacidade de interpretar fatos e de organizar argumentos

Argumentação é a principal ferramenta para os candidatos que pretendem uma boa colocação mas redações dos vestibulares. Evidentemente, a linguagem e a estrutura dos textos são importantes - é a chamada coesão textual -, mas não mais facilmente assimilados com estudos e prática do que a argumentação. A capacidade de argumentar extrapola os limites das salas de aula. Ela será necessária ao longo de toda a vida acadêmica e profissional daqueles que agora adentrarão em uma faculdade. Não é à toa que a maioria dos vestibulares exige a redação de um texto argumentativo em seus processos de seleção.
E como adquirir essa capacidade argumentativa? Primeiramente, colocando-se a par das questões que o cercam, sejam políticas, sociais, econômicas, filosóficas, técnicas ou culturais, elas poderão co…
Imagem
MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO
O MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO, são histórias que movidas a comportamentos estranhos, despertam curiosidade sobre o fim de seus protagonistas. Por isso, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, para que elas também despertem a sua curiosidade. Produzido por Thiago Cordeiro (texto), Icaro Yuji (ilustra), Thales Molina (design), Tiago Jokura (edição) e Juliana Moreira (edição digital). Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores e ao site da revista.


TOMÁS DA TORMENTA O extremista católico liderou um período importante da Inquisição Espanhola, que durou mais de 300 anos e condenou 300 mil pessoas