Postagens

Mostrando postagens de Julho 27, 2016
Imagem
MEIO AMBIENTE

"SECA NO PARAGUAI PROVOCA MORTE EM MASSA DE ANIMAIS SELVAGENS"

Por: ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
"Os urubus estão nos galhos mais altos das árvores, seus corpos negros contrastam com a madeira sob seus pés. Abaixo deles, jacarés e capivaras rastejam na lama na lagoa Agropil à procura de água, que deverá ficar escassa por muitos meses. O rio secou e não há lugar para os animais se refugiarem. A lagoa, localizada na província ocidental paraguaia do Boquerón, é apenas um dos muitos trechos do rio Pilcomayo que tem registrado inúmeras mortes de jacarés, peixes e outras criaturas do rio, informa a National Geographic. Não há quaisquer estimativas oficiais do Ministério do Meio Ambiente, mas Roque González Vera, jornalista do ABC Color, no Paraguai, relata a devastação em alguns lugares: suspeita-se que 98% dos jacarés e 80% das capivaras estejam mortos. O Paraguai está enfrentando uma severa crise ecológica decorrida da combinação da seca e da má ge…
Imagem
NACIONAL

"DESOLADOS" "Um dia após incêndio que destruiu casas e barracos em favela na zona sul de São Paulo, parentes e vizinhos lamentam a morte de Weliton Seara, 11, única vítima do fogo; garoto era autista e surdo"

Por: Marina Estarque COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
"Sentado ao lado das cinzas da sua casa, Bebeto se consumia em remorso. 'Eu não consegui salvar meu sobrinho, isso que me mata', lamenta, desolado. 'Tudo aí é ele, eu posso estar pisando nele', dizia, apontado para os restos de madeira e móveis queimados. O menino, de 11 anos, morreu ali, carbonizado em um incêndio na tarde de segunda-feira (25) na favela Alba, na zona sul de São Paulo. O sobrinho de Bebeto, Weliton Roberto Seara, era autista e surdo. As chamas atingiram 20 casas de alvenaria e 50 barracos, de acordo com a Defesa Civil. Cerca de 77 famílias estão desabrigadas, entre elas a de Weliton. Quando o fogo se alastrou, o menino tomava banho no andar de cima de um barraco de madeira, a …
Imagem
VIOLÊNCIA

"RADICAIS DEGOLAM PADRE EM IGREJA FRANCESA" "Estado Islâmico assume autoria do ataque; um dos terroristas usava pulseira eletrônica e tentou ir à Síria duas vezes"

"Agressores feriram um fiel de 86 anos; segundo testemunha, eles filmaram ação e fizeram 'sermão' no altar. Dois terroristas mataram um padre de 85 anos degolado e feriram gravemente outra pessoa durante uma missa em uma igreja em Saint-Étienne-du-Rouvray, na Normandia (Norte da França), nesta terça (26). Os autores do ataque foram mortos pela polícia logo depois. O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque contra o que chamou de alvo 'da coalizão de cruzados'. Um dos agressores foi identificado como Adel Kermiche, 19, cujos pais já teriam sinalizado seu comportamento radical às autoridades para evitar que ele viajasse para a Síria. Seu comparsa não havia sido identificado até a conclusão desta edição. Kermiche, que cresceu em Saint-Étienne-du-Rouvray, tentou ir à Síria duas…
Imagem
NACIONAL

"ANISTIA FAZ PROTESTO EM FRENTE AO COMITÊ RIO-2016 CONTRA VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS" "Organização protocolou petição com mais de 120 mil assinaturas pedindo ações contra mortes durante os Jogos"

Por: Luís Guilherme Julião
"RIO - A Anistia Internacional fez um ato para pressionar as autoridades da Olimpíada e os governos estadual e federal a prevenirem atos de violação de direitos humanos pelas forças de segurança durante os Jogos Olímpicos. A ação foi realizada em frente à sede do Comitê Rio-2016, no Estácio, na Zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira. Em seguida, os manifestantes protocolaram, na recepção do Rio-2016, uma petição com pelo menos 120 mil assinaturas de pessoas de 15 países diferentes pedindo atenção às violações durante as competições, e deixaram uma coroa de flores no local em homenagem aos mortos pela polícia no Rio de Janeiro. A manifestação foi acompanhada por repórteres da mídia internacional que estava no local para cobertur…
Imagem
ASTRONOMIA

"SONDA ROSETTA CORTA COMUNICAÇÃO COM O PHILAE, ROBÔ POUSADO EM COMETA"

"A sonda europeia Rosetta cortou nesta quarta (27) a comunicação com o robô espacial Philae pousado no cometa 67P/Churiumov-Guerasimenko, anunciou a ESA (Agência Espacial Europeia). 'Hoje, a comunicação com o Philae foi cortada', declarou à AFP Andreas Schuetz, porta-voz da (DLR - Agência Espacial Alemã). 'É o fim de uma missão fascinante e bem sucedida', acrescentou. 'Mantínhamos essa escuta de maneira um pouco simbólica', explicou à AFP, por sua parte, Philippe Gaudon, da agência espacial francesa CNES. A sonda Rosetta, que escolta o cometa 67P/Churiumov-Guerasimenko (conhecido como 'Churi'), se afasta cada vez mais do sol e seus painéis recebem cada vez menos luz. É preciso poupar energia para que a Rosetta possa continuar fazendo funcionar dez instrumentos, explicou o especialista. Depois de dez anos de viagem como passageiro da sonda Rosetta, Philae conseguiu …
Imagem
INTERNACIONAL

"APÓS TENTATIVA DE GOLPE, GOVERNO TURCO FECHA 45 JORNAIS E 16 EMISSORAS DE TV"

Por: Patrícia Campos Mello DE SÃO PAULO
"O governo turco anunciou nesta quarta (27), o fechamento de 45 jornais e 16 estações de TV do país, segundo a agência estatal Anadolu, e a Justiça local emitiu ordem de prisão contra 47 jornalistas. Entre eles está o respeitado colunista e cientista político Sahin Alpay, detido em sua casa pela manhã. Na segunda-feira (25), as autoridades do país já haviam anunciado a detenção de 42 jornalistas, parte dos expurgos contra suspeitos de participar da tentativa fracassada de golpe no país. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusa o clérigo Fethullah Gulen, em auto-exílio nos Estados Unidos desde os anos 1990, de criar um 'Estado paralelo' e instigar o golpe de Estado. Gulan nega envolvimento. Desde a tentativa de golpe em 15 de julho, o governo turco suspendeu ou deteve mais de 60 mil soldados, juízes, policiais, professores e jorn…
Imagem
ECONOMIA

"BOVESPA E DÓLAR FECHAM O DIA ESTÁVEIS APÓS ANÚNCIO DO FED" "Banco central americano decidiu manter juros, mas voltou a dar sinais de que alta das taxas ocorrerá ainda este ano"

"O dólar fechou perto da estabilidade em relação ao real nesta quarta-feira, após o comunicado do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, apenas para confirmar as expectativas do mercado de uma possível alta de juros ainda neste ano - os juros nos EUA foram mantidos na reunião encerrada nesta quarta. O dólar teve variação positiva de 0,02%, a 3,27 reais. A moeda americana chegou a 3,29 reais na máxima da sessão, atingida imediatamente após a divulgação do comunicado do Fed, e recuou a 3,26 reais na mínima do dia. 'O Fed só confirmou o que o mercado suspeitava: os sustos recentes passaram e agora já é hora de considerar retomar a alta dos juros', disse o superintendente de câmbio da corretora Intercam, Jaime Ferreira. Nesta quarta-feira, no anúncio de manutenção…
Imagem
ESPORTE

"PREFEITO RECEBE CANGURU DE PELÚCIA E SELA A PAZ COM AUSTRALIANOS" "Eduardo Paes se desculpou por piada e entregou a chave da Vila Olímpica à chefe da missão australiana, que não demonstrou ressentimentos"

"O espírito de paz tomou conta da Vila Olímpica da Rio-2016 nesta quarta-feira com um harmonioso encontro entre o prefeito Eduardo Paes (PMDB) e a delegação australiana. Para provar que a confusão envolvendo a inoportuna piada de Paes sobre 'colocar um canguru' nas instalações dos australianos foi superada, a chefe da missão da Austrália na Olimpíada, Kitty Chiller, levou uma camiseta e um canguru de pelúcia de presente para o prefeito. Em troca, recebeu um pedido de desculpas formal, um boneco do mascote dos Jogos e também a simbólica chave da Vila Olímpica. 'Quando falei do canguru, não era uma brincadeira. Sei que é um símbolo do país. E se houver qualquer mal-entendido, peço desculpas', disse Paes, antes de um caloroso abraço na chefe…
Imagem
MUNDO

"FALTA DE ALIMENTO PROVOCA MORTE DE ANIMAIS EM ZOO NA VENEZUELA" "Animais carnívoros estão sendo alimentados com frutas e legumes devido à escassez de carne"

"Cerca de 50 animais morreram de fome nos últimos seis meses em um dos principais zoológicos da Venezuela, de acordo com um líder sindical, devido à grave escassez de alimentos que afeta o país. As mortes no zoológico de Caricuao, em Caracas, incluem porcos vietnamitas, antas, coelhos e aves. Alguns animais que morreram não comiam há duas semanas, de acordo com Marlene Sifontes, uma líder sindical de funcionários da agência de parques públicos Inparques. Promotores abriram uma investigação sobre as mortes de 'várias espécies de vida selvagem' no zoológico. Atualmente, leões e tigres no zoológico de Caracas estão sendo alimentados com mangas e abóboras, a fim de compensar a falta de carne. Elefantes comem frutas tropicais em vez de sua tradicional dieta de fenos, disse a líder sindical. A administr…
Imagem
KENNETH ROTH EM A QUESTÃO DOS DIREITOS HUMANOS

"O CEO da Human Rights Watch, uma das principais organizações de direitos humanos do mundo, explica por que ditadores gostam de se aprimorar do discurso humanitário"

Por: Nathalia Watkins
"O advogado americano Kenneth Roth descobriu os direitos humanos ainda criança. Seu pai costumava contar-lhe sobre a época em que os membros de sua família judia viviam sob o regime nazista em Frankfurt, na Alemanha, de onde fugiram em 1938. O avô de Roth passou cinco anos tentando encontrar um país que os aceitasse, e só conseguiu levar para Nova York os parentes mais próximos. Outros morreram no Holocaustro. Há mais de vinte anos, Roth comanda a Human Rights Watch (HRW), uma das mais renomadas organizações internacionais de defesa dos direitos humanos. Nesse período, visitou 46 países e multiplicou por dez o orçamento da ONG. Entre seus êxitos, ele cita o crescente interesse de governos e até de grupos armados em respeitar, ao menos quando …