Postagens

Mostrando postagens de Junho 12, 2018
Imagem
CIÊNCIA

"EXAME DE SANGUE PODERÁ DETECTAR CÂNCER DE PULMÃO EM ESTÁGIO INICIAL" "Estudo mostra que um simples teste sanguíneo seria capaz de identificar fragmentos de DNA do tumor na circulação"

Por: Maria Tereza Santos
"Pesquisadores do Dana-Faber Cancer Institute, nos Estados Unidos, divulgaram recentemente um estudo que mostra a possibilidade de detectar o câncer de pulmão na sua fase inicial por meio de um simples exame de sangue. A descoberta foi apresentada no Encontro Anual da Asco (American Society of Clinical Oncology), em Chicago, e representa um grande avanço na medicina O diagnóstico funcionaria da seguinte maneira: ao se instalar no pulmão, o tumor pode liberar pequenos fragmentos de DNA na circulação. O exame de sangue avaliaria a expressão gênica desses pedaços usando o sequenciamento do genoma - que é uma espécie de assinatura do código genético. Dessa forma, o médico seria capaz de flagrar a presença do câncer na leitura do resultado. 'Diagnósti…
Imagem
SAÚDE

"LOMBALGIA É CAMPEÃ EM AFASTAMENTO DO TRABALHO" "O problema pode advir de lesões na coluna ou enfermidades nos órgãos da região"

"Dores na região lombar que, ocasionalmente, surgem com um quadro de dormência, e que persistem mesmo após mudar de posição ou fazer alongamentos? Isso pode estar ligado a lombalgia! O problema não chega a ser uma doença, e sim um desconforto na parte inferior da coluna que pode ser de dois tipos: agudo, com duração de três a seis meses; ou crônico, quando o sintoma permanece por mais de seis meses. De acordo com dados do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social), por ano, cerca de 100 mil pessoas são afastadas do trabalho em decorrência de problemas de saúde, e a causa de grande parte desse número entre os brasileiros tem a ver com esse distúrbio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) comprova que esse dado ao afirmar que oito a cada dez pessoas irão sofrer com esse transtorno pelo menos uma vez na vida. Já o IBGE (Instituto B…
Imagem
CURIOSIDADES

"5 INVENTORES QUE FORAM MORTOS POR SUAS PRÓPRIAS INVENÇÕES" "Carro voador. Transfusão de sangue infectado. Jaqueta para-quedas. E muitas, muitas ironias do destino"

Por: Bruno Vaiano
1. Sangue do meu sangue O visionário russo Alexander Bogdanov, que viveu na virada do século 19 para o 20, era uma mistura peculiar de médico com alquimista fora da época. Foi um dos pioneiros da transfusão sanguínea entre seres humanos, mas sua ideia era usar a técnica para um fim um pouco mais ambicioso do que salvar pessoas feridas; rejuvenescimento. Morreu em 1928, aos 54 anos, testando a Pedra Filosofal em si mesmo. Injetou em si mesmo o sangue de um rapaz que, além de tuberculose e malária, tinha um tipo sanguíneo incompatível com o seu (há várias versões da história, algumas não mencionam a doença). Não deu outro.
2. Má impressão O americano William Bullock foi uma das figuras mais importantes no desenvolvimento das impressoras rotativas - aquelas máquinas enormes que hoje…
Imagem
VIOLÊNCIA

"HOMEM MATA QUATRO CRIANÇAS E COMETE SUICÍDIO NA FLÓRIDA" "Duas das crianças eram filhas do assassino; as outras duas eram de sua namorada, que chamou a polícia depois de uma briga e abandonou sozinha o apartamento"

"Um homem matou quatro crianças, tomadas como reféns, e depois se suicidou em um apartamento em Orlando, no Estado da Flórida, Estados Unidos, informaram nesta terça-feira 12 as autoridades locais. Duas crianças eram filhas do assassino, identificado como Gary Wayne Lindsey Jr., de 35 anos. 'Entramos no apartamento e verificamos que as quatro crianças foram assassinadas pelo suspeito com disparos', explicou em entrevista à imprensa o chefe da polícia de Orlando, John Mina. 'Não temos nem ideia de quando as crianças morreram'. Os jovens tinham 1, 6, 10 e 11 anos. Na noite de domingo, a namorada do suspeito chamou a polícia após uma briga. Lindsey tinha antecedentes na polícia por incêndios e outros crimes. A namorada, entretanto…