Postagens

Mostrando postagens de Setembro 23, 2016
Imagem
HISTÓRIA

"O QUE FOI A REVOLUÇÃO RUSSA?"

Por: Victor Bianchin
"Foi uma série de conflitos, iniciados em 1917, que derrubou o império russo e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Recém-industrializada e sofrendo com a 1ª Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco. Além disso, o governo absolutista do czar Nicholas II desagradava o povo, que queria uma liderança menos opressiva e mais democrática. A soma dos fatores levou a manifestações populares que fizeram o monarca renunciar e, no fim do processo, deram origem à União Soviética.
1. Operários da então capital, Petrograd (atual São Petes burgo), começaram uma série de greves, que evoluem para passeatas e manifestos, conhecida como Revolução de Fevereiro. Ao voltar de viagem, o czar não tem saída a não ser renunciar, em 15 de março. O parlamento cria um governo provisório.
2. Os problemas permanecem e o povo começa a apoiar o Partido Bolchevi…
Imagem
MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO
O MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO, são histórias que movidas a comportamentos estranhos, despertam curiosidade sobre o fim de seus protagonistas. Por isso, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, para que elas também despertem a sua curiosidade. Produzido por Eduardo Belga(ilustra) e Danilo Cezar Cabral (texto). Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores e ao site da revista.
RASPUTIN, O MISTERIOSO MÍSTICO QUE ABALOU O CZARISMO NA RÚSSIA Rasputin foi um excêntrico e ambicioso camponês que fez uso de seu carisma para manipular a monarquia russa

1. Grigori Yefimovich Rasputin (1869-1916) nasceu em um vilarejo na Sibéria e passou a juventude como ladrão, bêbado, mulherengo e líder de gangues. Para surpresa geral, partir em peregrinação ao aderir a uma seita que pregava que só alguém cheio de pecados poderia se arrepender de verdade.
2. O peregrino Rasputin se apresentava como via de acesso ao pecado da carne e convenc…
Imagem
VIOLÊNCIA

"MOTORISTA DO UBER É MORTO E COLEGAS PROTESTAM EM SP" "Osvaldo Módolo Filho, 52, foi morto após atender um suposto passageiro que acionou o aplicativo e pediu uma corrida com pagamento à vista"

"Um motorista do Uber foi morto na madrugada desta sexta-feira na região do Sacomã, Zona Sul de São Paulo. Osvaldo Módolo Filho, 52, foi assassinado após atender um passageiro que acionou o aplicativo e pediu uma corrida com pagamento à vista, segundo colegas. Em protesto, outros motoristas desligaram o aplicativo na tarde desta sexta. A Uber confirma a morte do motorista e, por meio de nota, informou que 'vai colaborar com as autoridades na investigação para levar quem cometeu este crime à justiça'. Módolo Filho foi levado ao Hospital Geral de Higienópolis. Segundo relatos, ele foi esfaqueado e levou dois tiros. Os motoristas se reuniram no Pacaembu e, em seguida, partiram em carreata rumo à central de relacionamento da Uber para realizar um buzinaço."…
Imagem
ECONOMIA

"BRASIL PERDE 33,9 MIL VAGAS E SOMA 17 MESES EM CORTE" "O número é resultado de mais demissões que contratações no mês, segundo dados do Ministério do Trabalho divulgados nesta sexta-feira"

"O Brasil perdeu 33.953 vagas formais de emprego em agosto deste ano, informou o Ministério do Trabalho nesta sexta-feira. O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Cageb) é fruto de 1.253.728 contratações de 1.287.681 demissões no período, na série sem ajuste. Trata-se do 17º mês seguido de fechamento de vagas com carteira assinada na série sem ajuste. Dentre os segmentos, a indústria de transformação voltou a ter aumento de vagas, depois de também registrar queda por dezessete meses consecutivos. O número de postos fechados em maio deste ano foi menos intenso do que em igual mês do ano passado, quando foram extintas 86.543 vagas. Também é menor que o valor do mês anterior, que registrou perda de 94.724 postos de trabalho. No acumulado do ano, já sã…