Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 12, 2016
Imagem
CIÊNCIA

"EINSTEIN CONFIRMADO: CIENTISTAS DETECTAM ONDAS GRAVITACIONAIS" "Elas são as ondas que transmitem força da gravidade. Saiba como a descoberta foi feita, e o que ela significa para a ciência"

Por: Alexandre Versignassi
"Encontraram ondas gravitacionais. Uhú! Mas, antes de continuar o texto, vale explicar que catzo é uma onda gravitacional. Senta aí. As forças da natureza se manifestam na forma de ondas. O eletromagnetismo é uma dessas forças - forte a ponto de manter os ímãs presos na geladeira e fazer sua mão doer quando você soca a mesa (graças à repulsão eletromagnética entre os átomos de sua mão e os da mesa). E ele é feito de ondas. Ondas eletromagnéticas. E elas são particularmente úteis. Celulares e TVs recebem informações codificadas em ondas eletromagnéticas - que também chamamos de 'ondas de rádio'. A própria luz é uma onda de rádio. O 4G do seu celular também. Este texto está na forma de ondas eletromagnéticas. Se não tivéssemos dominado e…
Imagem
SAÚDE

"TESTES DE VACINA PARA O ZIKA VÃO DEMORAR, DIZ OMS" "Segundo a organização, em até oito semanas sairá a resposta se o zika vírus realmente causa microcefalia e síndrome de Guillain-Barré"

"A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira que os testes clínicos em larga escala de vacinas contra o zika vírus não devem começar em menos de um ano e meio. Ainda segundo a entidade, 15 empresas estão trabalhando no desenvolvimento do imunizante e dois parecem promissores. Um é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e o outro pelo laboratório indiano Bharat Biotech.
'Apesar do cenário encorajador, não ocorrerão testes clínicos em grande escalas de vacinas em menos de 18 meses', disse Marie-Paule Kieny, vice-presidente da OMS encarregada do departamento de Sistemas de Saúde e Inovação.
A OMS garantiu também que daqui a quatro ou oito semanas deverá sair a resposta definitiva sobre a associação do zika com microcefalia e…
Imagem
CRISE HÍDRICA

"CANTAREIRA VOLTA A SER PRINCIPAL SISTEMA PRODUTOR DE ÁGUA DA GRANDE SP" "Ele atende 5,7 milhões de pessoas na região, segundo Sabesp. Sistema não era maior fornecedor desde março de 2015"

"O Sistema Cantareira voltou a ser, em janeiro deste ano, o principal produtor de água da Grande São Paulo, segundo nota divulgada nesta sexta-feira (12) pela Companhia de Saneamento Básico (Sabesp). Segundo a empresa, o sistema atende agora 5,7 milhões de pessoas na região. Já o Sistema Guarapiranga, que foi o maior produtor de março a dezembro de 2015, atende 5,2 milhões, ou 500 mil a menos.
O Guarapiranga se tornou o maior fornecedor de água em março do ano passado para 'socorrer' o Sistema Cantareira, que na ocasião estava com 12,9% de sua capacidade. Antes da crise hídrica em São Paulo, o sistema abastecia 8,8 milhões de pessoas.
Na sexta, o Cantareira alcançou 47,7% de sua capacidade 1 trilhão de litros de água, segundo a Sabesp. Já o Sistema Guarapira…
Imagem
MUNDO

"CONGRESSO DOS EUA APROVA SANÇÕES CONTRA COREIA DO NORTE" "Texto inclui bloqueio de ativos e a imposição de proibições a apoiadores do regime norte-coreano"

"O Congresso dos EUA aprovou nesta sexta-feira uma lei que impõe novas sanções à Coreia do Norte em resposta ao lançamento de um foguete no domingo passado, que muitos consideram um teste encoberto de mísseis balísticos. Com 408 votos a favor e apenas dois contra, o Congresso aprovou a lei, que já foi respaldada pelo Senado na quarta-feira passada por unanimidade. O presidente Barack Obama deve sancionar a lei nos próximos dias. Entre os votos da legislação está o congelamento de ativos e a proibição de viagens a qualquer pessoa que esteja envolvida em transações financeiras que apoiem indústrias norte-coreanas, como a nuclear ou de armamento, ou que tenha de alguma forma impacto nas violações de direitos humanos ou em ataques cibernéticos. O projeto de lei estabelece sanções obrigatórias à Coreia do Nort…