Postagens

Mostrando postagens de Agosto 11, 2016
Imagem
REDAÇÃO DISSERTATIVA:
CAUSA E CONSEQUÊNCIA



Na matéria passada sobre Redação Dissertativa, você aprendeu como desenvolver uma Redação de Comparação, desta vez, vamos aprender a escrever uma Redação de Causa e Consequência. O dicionário MICHAELIS da língua portuguesa, defina causa como "aquilo que determina a existência de uma coisa; ou acontecimento". Já consequência é "resultado natural, provável ou forçoso de um fato". Sabendo disso, podemos definir a redação de causa e consequência, como um texto cuja estruturação principal terá "a existência de um acontecimento que resulta em algo". Ou seja, como o próprio nome diz, esta redação deverá ter causa e consequência para o assunto ou tema discutido. Para entender melhor, observe abaixo a estruturação da redação de causa e consequência:
PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO: apresentação do assunto e de, no mínimo, dois argumentos que demonstrem um a causa e outro a consequência da afirmação feita na tese (tema).
PARÁGRAFO DE D…
Imagem
REDAÇÃO DISSERTATIVA: COMPARAÇÃO

Na matéria anterior sobre Redação Dissertativa, aprendemos a técnica para escrever uma Redação de Exemplificação, agora como comentamos na primeira matéria, aprenderemos como desenvolver uma Redação de Comparação.
Segundo o dicionário MICHAELIS da língua portuguesa, comparação significa "ato ou efeito de confrontar, ou cortejar", ou seja, "comparar algo ou alguém com outra, visando assemelhar-se as ideias de forma parcial, ou aproximativa". E como seu significado, a redação de comparativa também envolve comparação, entretanto, esta deverá ser feita entre os argumentos introduzidos no texto, respeitando sempre a proposta do tema da redação. A comparação pode ser feita de diversas formas, as mais utilizadas é comparar argumentos positivos, com negativos; características semelhantes ou diferentes; entre outros. Para entender melhor essa explicação, observe a seguir como se desenvolve um texto comparativa:

PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO: será fei…
Imagem
REDAÇÃO DISSERTATIVA: EXEMPLIFICAÇÃO


Agora que você já conhece o que é uma redação dissertativa, vamos nos aprofundar e descobrir como desenvolver uma redação de exemplificação.  Segundo o dicionário MICHAELISda língua portuguesa, exemplificação significa "explanar, mostrar com exemplos. Aplicar como exemplo". Assim como nos explica, a redação de exemplificação também é formada por exemplos na sua estrutura principal, ou seja, no seu desenvolvimento. Para entendermos melhor, observe a seguir como se desenvolve o texto de exemplificação:
PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO: formado à partir da abordagem inicial do assunto, isto é, apresentação da tese (tema) que vai ser desenvolvida, com a indicação de no mínimo, 2 argumentos (exemplos) principais.
PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO: detalhamento da abordagem inicial, ou seja, apresentação e discussão sobre os exemplos citados no parágrafo de introdução. Lembrando que cada  um dos exemplos devem ser separados em parágrafos diferentes.
PARÁGRAFO DE …
Imagem
REDAÇÃO DISSERTATIVA



O que é uma redação dissertativa?
Apesar de ainda ser desconhecida para alguns, o texto dissertativoé aquele que explica ideias sobre determinada tese criada, à partir do assunto proposto, isto é, o desenvolvimento de um raciocínio, encadeando-se informações até chegar a uma conclusão. Na redação dissertativa, a tese deve ser desenvolvida com argumentação lógica e consistente. A argumentação, deve ser baseada em "evidências" consideradas verdades e aceita por todos. Estas, podem ser construídas a partir de fatos, exemplos, de dados estatísticos, de forma que fundamentem as declarações feitas sobre o tema.
Estrutura da redação dissertativa
TESE (chamada de "tema" nas mais diversas situações):ponto de vista do autor a respeito do assunto tratado;
ARGUMENTOS:fatos, exemplos, dados estatísticos, análise, etc., tudo o que pode ser dito para defender o ponto de vista do autor;
CONCLUSÃO:síntese de toda a discussão, retomada da afirmação inicial, apresentaçã…