Postagens

Mostrando postagens de Julho 20, 2016
Imagem
INTERNACIONAL

"JORNALISTA RUSSO MORRE APÓS EXPLOSÃO DE CARRO EM KIEV" "Pavel Sheremet, de 44 anos, era um conhecido jornalista na Rússia e trabalhava para o jornal investigativo Ukrainska Pravda"

"O jornalista russo Pavel Sheremet morreu nesta quarta-feira na explosão do automóvel que estava dirigindo, no centro de Kiev, na Ucrânia, segundo informou o site do jornal investigativo Ukrainska Pravda. O incidente aconteceu por volta de 7h45 (horário local, 1h45 de Brasília), minutos depois que o jornalista saiu de sua residência. O editor do jornal, Sevgil Musaieva-Borovyk, disse à imprensa que acredita que o colega foi morto por sua 'atividade profissional'. Shemeret, que escrevia para o Ukrainska Pravda, estava a caminho do trabalho no carro da diretora da publicação, quando o veículo explodiu. 'Me informaram que a morte de Pavel foi provocada por uma bomba. Foi um assassinato. Farei tudo que posso com meus colegas para esclarecer este crime', esclar…
Imagem
SAÚDE

"MÃE, A COISA TÁ PRESA" "Novo estudo feito no Brasil sugere que uma parcela considerável de crianças e de adolescentes sofre com a constipação. Entenda as particularidades desse quadro"

"Alterações no trânsito intestinal dos mais jovens não raro passam despercebidas. 'Muitas vezes, a família inteira é constipada e, por isso, acha a situação normal', explica a pediatra Ieda Lopes Del Ciampo, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. A médica integra um grupo que investigou a incidência do problema entre a garotada. E os primeiros resultados - revelados no 14º Congresso Paulista de Pediatria - mostram que, 211 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos avaliados, 42% sofrem para evacuar. 'A questão é que, sem o diagnóstico, as complicações decorrentes desse quadro são maiores', diz Ieda. Vale a pena, então, prestar atenção em se for o caso, perguntar como andam as idas do seu filho ao banheiro."
"PARA ALIVI…
Imagem
MEIO AMBIENTE

"A MESMA BALEIA MORTA NÃO PARA DE APARECER NA COSTA DA CALIFÓRNIA" "Wally, uma jubarte fêmea, foi vista por pelo menos cinco vezes nos últimos dias"

"Uma baleia morta foi vista vagando pela costa do mar da califórnia por, pelo menos, cinco vezes nos últimos dias. As autoridades do lugar tentaram rebocar o corpo da jubarte fêmea para o mar aberto, mas, depois de dias tentando, não tiveram sucesso - compreensível para um corpo de até 40 toneladas. Segundo Justin Greeman, coordenador assistente da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), o corpo continua retornando a costa porque não conseguiu se afastar suficiente para pegar uma correnteza que o arraste para longe.  Veja como foram as alternativas de reboque:

A baleia ficou famosa, no ano passado, quando apareceu na praia de Newport exibindo sua bela forma, e logo foi apelidada de Wally. O drama começou quando seu corpo foi encontrado próximo à costa no final de semana do dia 14 de julho, …
Imagem
MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS
A partir de agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada de MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.
O QUE A CIÊNCIA JÁ SABE SOBRE OS BURACOS NEGROS?

Pergunta: Miguel Zanon Rigo, Santa Rosa, RS
Reportagem: Giselle Hiratta
Ilustra: Samuel Leme
Design: Marcos de Lima
Edição: Marcel Nadale


COMO ELE É? Confira a "anatomia" desse fenômeno

JATOS RELATIVÍSTICOS:Saem dos buracos e podem percorrer galáxias inteiras, com velocidade próxima à da luz. …
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA CONFLITOS INTERNACIONAIS!

"UM ATROPELO À HUMANIDADE" "No dia em que os franceses celebram a República, um terrorista avança com um caminho contra famílias inteiras em Nice"

"A Marselhesa, o hino nacional francês, começa com uma convocação: 'Avante, filhos da pátria'. Em seguida, avise sobre os perigos que se aproximam: 'Vêm eles até os nossos braços/ Degolar nossos filhos, nossas mulheres'. Foi assim, com todas essas palavras, que se entoou a canção na última quinta, 14 de julho, em Nice, no sul da França, para celebrar a tomada de Bastilha, uma prisão medieval que simbolizava o regime absolutista e cuja queda, em 1789, se tornou um marco da Revolução Francesa. À beira da praia, famílias com crianças, idosos e casais de jovem foram assistir aos fogos de artifício, desafiando o tempo ruim. Às 22h45, um terrorista dirigindo um caminhão branco saiu de uma rua próxima a um hospital infantil e encaminhou-se à orla. Em zigu…