Postagens

Mostrando postagens de novembro 28, 2016
Imagem
TECNOLOGIA "BRASILEIRO ENTRA EM LISTA DE JOVENS INOVADORES FEITA PELO MIT" "Ronaldo Tenório desenvolveu um aplicativo que traduz a fala em linguagem de sinais" Por: Luíza Belloni         HUFFPOST BRASIL "Ronaldo Tenório, de 30 anos, está entre as 35 pessoas com menos de 35 anos mais inovadoras do mundo, lista divulgada todos os anos pelo renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, nos Estados Unidos. Tenório é o único representante da América Latina desta edição. O brasileiro está na disputada lista "35 Innovators Under 35" por ter criado o Hand Talk , um aplicativo para celulares e tablets que traduz o português para Libras - Língua de Sinais. O aplicativo ajuda deficientes auditivos ou com problemas na fala a se comunicarem com pessoas que não sabem a linguagem de sinais. Só no Brasil, existem mais de 10 milhões de deficientes auditivos que podem utilizar o aplicativo.  Para estabelecer a comunicação,
Imagem
ENERGIA "MESQUITAS ECOLÓGICAS" "As autoridades do Marrocos estão se esforçando para conduzir o país no rumo da energia sustentável. Dono de uma enorme usina solar no Saara e da maior fazenda eólica da África, o Marrocos deverá ter, até 2019, 600 "mesquitas verdes". Se tudo correr bem, 100 delas já estarão prontas no fim deste ano, equipadas com iluminação de LED, aquecedores de água por energia solar e sistemas fotovoltaicos. Segundo o Ministério de Assuntos Islâmicos do país (que paga 70% do investimento inicial, em parceria com o governo alemão), a religião poderá dar uma contribuição poderosa para o debate sobre a energia limpa. O Marrocos sediará em novembro a COP22, conferência do clima que discutirá os preparativos para a implementação do acordo fechado em Paris no ano passado." Matéria retirada do site PLANETA , 22 de novembro de 2016 (29/11/2016)
Imagem
TECNOLOGIA "CÃO-ROBÔ" "Criadora de robôs ágeis e rápidos, a Boston Dynamics - adquirida em 2013 pelo Google X (braço de alphabet, holding do grupo Google) - desenvolveu um que pode ser bem útil em casa. Com quase 30 quilos de peso, o SpotMini, menor e mais silencioso aparelho da empresa, lembra um cão na aparência, passa por baixo de objetos, sobe e desce escadas, contorna obstáculos como cadeiras e ergue-se sozinho caso escorregue. Ele pode ajudar em tarefas domésticas, como colocar a louça na máquina de lavar ou reciclar latas de refrigerantes. Seu braço articulado apanha e segura objetos tão frágeis quanto vidro. Movido a eletricidade, ele funciona por até 90 minutos sem recarga da bateria. O SpotMini pode ser uma tentativa da Alphabet de tornar lucrativa a Boston Dynamics, cujo robôs foram vetados pelas Forças Armadas dos EUA." Matéria retirada do site PLANETA , 22 de novembro de 2016 (Acesso: 29/11/2016)
Imagem
SAÚDE "IMUNIZAÇÃO CONTRA A ZIKA" "De acordo com uma pesquisa da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) feita com macacos Rhesus, publicada na revista Nature Communications, quem contrai o vírus da zika uma vez passa cerca de sete dias infectado, mas depois disso fica imune ao microrganismo. No caso de macacas grávidas infectadas, observou-se uma diferença importante: o vírus persistiu em seu sangue cerca de 30 a 70 dias após a infecção. O fato de o organismo produzir defesas contra infecções posteriores indica que uma vacina que imite essa reação terá boas chances de sucesso." Matéria retirada do site PLANETA , 22 de novembro de 2016 (Acesso: 29/11/2016)