Postagens

Mostrando postagens de Julho 27, 2017
Imagem
NACIONAL

"DELEGADO COMEMORA 48 HORAS SEM HOMICÍDIO NA BAIXADA FLUMINENSE: 'FATO INÉDITO'." "Policiais estão surpresos com dias 'tranquilos' na região"

Por: Jéssica Lauritzen
"RIO - 'Hoje, às 8h, comemoramos 48 horas sem homicídios na Baixada Fluminense. Fato inédito'. A observação, feita nesta quinta-feira, é do delegado Giniton Lages, titular da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), no Rio. O policial está surpreso após dois dias 'bem tranquilos', sem ocorrências na especializada. Para o delegado Luís Otávio Franco, do mesmo setor, ações especiais tiveram destaque para esse resultado, 'inédito' há pelo menos três anos. Ele afirma ainda que, até as 12h desta quinta-feira, quando falou com o EXTRA, a DHBF continuava zerada de ocorrências. - Já aconteceu de zerar um plantão ou outro, mas dois seguidos, eu nunca vi. Realmente é algo inédito desde o início da DHBF, em 2014. Nossa análise é de que tenha a ver com as o…
Imagem
CIÊNCIA

"EDIÇÃO DE DNA É USADA EM EMBRIÕES HUMANOS PELA PRIMEIRA VEZ"

"Pesquisadores dos Estados Unidos conseguiram modificar genes defeituosos em embriões humanos, pela primeira vez no país, utilizando a revolucionária técnica de edição genética Crispr, informou nesta quinta-feira (27) a revista 'MIT Technology Review'. 'Os resultados deste estudo devem ser publicados em breve em uma revista científica', indicou na quinta-feira à AFP Eric Robinson, porta-voz da Universidade de Ciências e Saúde de Oregon (OHSU), onde a pesquisa foi realizada. 'Infelizmente, não podemos proporcionar mais informações nesta etapa', acrescentou. De acordo com a publicação, que cita um dos cientistas da equipe, que os experimentos permitiram demonstrar que é possível corrigir de forma eficaz e sem riscos os defeitos genéticos responsáveis por doenças hereditárias.
Os cientistas deixaram estes embriões modificados se desenvolverem apenas por poucos dias. 
Pesquisadores chines…
Imagem
EDUCAÇÃO

"UNIVERSIDADES ESTRANGEIRAS INVESTEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL"

Por: Anna Rangel DE SÃO PAULO
"O mercado de cursos a distância não está restrito a instituições brasileiras. Universidades estrangeiras têm investido em mestrados profissionais e MBAs, misturando videoaulas e outras atividades com imersão de duas a cinco semanas no campus principal, no exterior. Além da tecnologia que permita o acesso ao curso em qualquer lugar, o desafio é oferecer metodologias pedagógicas que resolvam um dos principais problemas do modelo: o pouco contato do aluno com professores e colegas, segundo José Manuel Moran, especialista em educação e professor aposentado da USP (Universidade de São Paulo). 'Deve-se criar um modelo mais participativo, com trabalhos em grupo e debates de estudos de caso nas aulas. A maioria das instituições ainda se fia em videoaulas e chats, que não estimulam essa proximidade', afirma. A Universidade da Columbia, com sede em Nova York (EUA), é u…
Imagem
POLÍTICA INTERNACIONAL

"GOVERNO VENEZUELANO PROÍBE MANIFESTAÇÕES CONTRA CONSTITUINTE" "Pena para quem descumprir a ordem é de cinco a dez anos de prisão"

"O governo da Venezuela anunciou nesta quinta-feira a proibição de todas as manifestações públicas que possam atrapalhar a realização da eleição dos representantes da Assembleia Nacional Constituinte, que ocorrerá no próximo domingo. A pena para quem descumprir a ordem é de cinco a dez anos de prisão. 'Estão proibidas em todo o território nacional as reuniões e manifestações públicas, concentrações de pessoas e qualquer ato similar que possa perturbar ou afetar o normal desenvolvimento do processo eleitoral', disse o ministro do Interior, Néstor Reverol, em um discurso transmitido em rede nacional de televisão. Haverá também controle de pontos fronteiriços e proibição do consumo de álcool e venda de fogos de artifício. A Força Armada Boliviana foi credenciada para controlar as operações da polícia estatal…
Imagem
ALIMENTAÇÃO

"GUERRA CONTRA A OBESIDADE"

"Amsterdã, a principal cidade da Holanda, está na vanguarda mundial na luta contra a obesidade infantil, graças a medidas que atingem os mais variados espectros sociais. A iniciativa, que conta com amplo apoio dos políticos, era mais do que necessária: 20% das crianças locais têm sobrepeso. Mas a situação já esteve pior, e a adoção de medidas reduziu, entre 2012 e 2015, o número de crianças obesas e com sobrepeso em cerca de 12%, com quedas mais acentuadas nas faixas socioeconômicas mais baixas. Entre elas estão a promoção da ingestão de água de torneira (que lá, naturalmente, é confiável) e a recusa em envolver-se em eventos patrocinados por empresas de refrigerantes ou de fast food. Confira a seguir algumas medidas adotadas pela prefeitura local.

1 - Proibir sucos industrializados nas escolas e investir em mais fontes de água ao redor da cidade
2 -Dar aulas de culinária para ensinar variedades saudáveis de pratos étnicos: pizzas com…
Imagem
SAÚDE

"DIETA REVISTA"

"Para enfrentar o impacto ambiental da pecuária, a melhor solução é expandir o consumo de insetos e de imitações de carne, como o tofu (foto), aponta um estudo publicado em maio na revista Global Food Security. O alerta está ligado ao aumento mundial no consumo de carne é a elevação nas emissões de gases-estufa no setor, que já responde por 12% do total. Segundo os pesquisadores, liderados por Peter Alexander, da Universidade de Edimburgo (Escócia), se 50% dos produtos tradicionais da tradicionais de origem animal derem lugar a insetos ou imitação de carne, a área necessária para produzir alimentos poderá encolher 33%. Segundo Alexander, mais de 2 mil espécies de insetos servem de alimento em 119 nações hoje."
Matéria retirada do site PLANETA, 24 de julho de 2017 (Acesso: 27/07/2017)
Imagem
TECNOLOGIA

"TÁXI VOADOR"

"A startup alemã Lilium está desenvolvendo o primeiro táxi capaz de circular pelos ares. Abastecida com recursos de empreendedores como Niklas Zennstrom, cofundador do Skype, a empresa informou no fim de abril que fez testes bem-sucedidos com um pequeno jato de cinco lugares movido a eletricidade. O veículo conseguirá fazer decolagens e pousos verticais, o que o colocará em um patamar semelhante ao de helicópteros. Sua autonomia de 300 km/h de velocidade máxima. A Lilium ainda não tem data para finalizar o projeto, mas já sabe que enfrentará concorrência: a Airbus quer testar até o fim deste ano um carro voador, e a eslovaca AeroMobil quer lançar um automóvel híbrido (voador e terrestre) em 2020."
Matéria retirada do site PLANETA, 24 de julho de 2017 (Acesso: 27/07/2017)
Imagem
SAÚDE

"HIPOCONDRÍACOS PODEM FICAR (LITERALMENTE) FICAR DOENTES DE PREOCUPAÇÃO" "Ficar muito preocupado com doenças pode te deixar, bem, doente"

Por: Lindsay Holmes [HUFFPOST BRASIL]
"Atenção, hipocondríacos: como se não bastasse sua preocupação constante com a saúde, um estudo recente mostra que essa intranquilidade pode expô-los a um risco maior de contrair doenças.
Pesquisadores da Noruega descobriram que pessoas que apresentam aquilo que é descrito clinicamente como 'ansiedade com a saúde' ou 'transtorno de ansiedade com a saúde' têm chances duas vezes maiores de sofrer um ataque cardíaco ou dores agudas no peito do que as pessoas que não se preocupam com sua condição física.
Os resultados foram publicados este mês no periódico especializado BMJ Open
Os autores do estudo analisaram dados de saúde de mais de 7.000 participantes do Estudo de Saúde Norueguês Hordaland, um estudo de longo prazo realizado pelo Serviço Nacional de Exames Clínicos e a Un…