Postagens

Mostrando postagens de Julho 4, 2018
Imagem
MUNDO ANIMAL

"FILHOTE DE ELEFANTE ÓRFÃ É RESGATADA E SORRI COM GRATIDÃO AO PERCEBER QUE ESTÁ EM SEGURANÇA" "Seus pais haviam morrido e, além de sozinha e assustada, ela estava muito ferida embaixo do rabo pois foi atacada por hienas"

Por: Bárbara Alcântara
"Uma filhote de elefante, com cerca de nove a 10 meses de idade, foi encontrada perambulando sozinha no meio da área de conservação ambiental de Namunyak, no Quênia. Batizada de Sana Sana, ela rondou um acampamento na região, pedindo ajuda, por várias noites consecutivas.  Só depois que uma equipe da organização de proteção animal The David Sheldrick Wildlife Trust foi acionada e enviada para resgatá-la, eles descobriram o porquê do pedido de ajuda: a bebê elefante tinha sido atacada por hienas e estava gravemente ferida embaixo do rabo.  Neste momento, os protetores já estavam quase certos de que, caso eles não salvassem o animal, ele provavelmente não aguentaria muito mais tempo vivendo à própria sorte na selva.…
Imagem
ENERGIA

"CONTA DE LUZ MAIS CARA DEVE ELEVAR INFLAÇÃO EM 0,5 PONTO" "Reajuste da Eletropaulo fica acima do esperado, e projeção nacional vai a 14%"

Por: Flávia Lima
"SÃO PAULO O aumento na conta de luz deste ano deve atingir uma média de 14% no país, acima do esperado por analistas, adicionando 0,5 ponto percentual à inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em 2018. Nesta segunda-feira (3), a Aneel (agência reguladora do setor elétrico) autorizou um reajuste anual ainda mais salgado nas contas da Eletropaulo: 15,46%, valor que passa a valer já nesta quarta-feira (4). Tal como nas tarifas dos demais estados, a alta da distribuição paulista ficou acima das projeções - que giravam entre 9,1% e 11,5% -, o que acabou pesando bastante no movimento de elevação das previsões de tarifa para o ano. A avaliação geral é que a energia elétrica seguirá nos próximos meses como um dos principais fatores de pressão inflacionária, ainda que a inflação, de modo g…
Imagem
SAÚDE

"CASOS SUSPEITOS DE SARAMPO NA CIDADE DO RIO CHEGAM A 17" "Além do caso da estudante de Direito, que já recebeu diagnóstico preliminar positivo, 16 aguardam exames"

"RIO - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou na tarde desta quarta-feira que acompanha 17 casos suspeitos de sarampo na cidade. Entre eles está o de uma estudante de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de 21 anos, que já recebeu diagnóstico preliminar positivo de sarampo. Todos os 17 casos ainda aguardam confirmação do laboratório de referência nacional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo a secretaria, todos os protocolos epidemiológicos de acompanhamento e testagem dos pacientes, além de investigação do provável local de infecção e bloqueio vacinal estão sendo realizados em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde. O órgão informou também que, na terça-feira, realizou uma nova ação de vacinação de bloqueio no campus da Faculdade de Direito da UFRJ. Ao to…
Imagem
ALIMENTAÇÃO

"IBAMA SUSPENDE VENDA DE PESCADO EM REDES DE SP"

Por: Giovana Girardi
"SÃO PAULO - O Ibama suspendeu nesta terça, 3, a venda de pescado nas redes Assaí e Walmart e também multou o Carrefour pelo comércio dos alimentos sem comprovação de origem. Os centros de distribuição dos atacadistas em São Paulo foram alvo de ação que fiscalizou no total 14 empresas que vendem grandes volumes de pescado na capital paulista. De acordo com o Ibama, os três estabelecimentos apresentaram irregularidades e foram autuados, juntos, em R$ 2,16 milhões. Eles têm um prazo de 20 dias para recorrer. Procuradas pelo Estado, as empresas disseram que estão apresentando a documentação solicitada para se regularizar (leia mais ao final do texto). O caso mais bem documentado foi o da Assaí, ligado ao Grupo Pão de Açúcar, que tem 130 lojas em 18 estados. A rede não conseguiu justificar a origem de 38.243 quilos de pescado vendido. O centro foi embargado para a venda e o recebimento de novos pro…
Imagem
AVIÕES: O QUE AS CATÁSTROFES AÉREAS ENSINAM?

Os aviões são considerados o meio mais seguro de transporte. Já falamos aqui que as estatísticas mostram que 1 a cada 1,2 milhão, é a probabilidade de um avião cair. Os grandes aviões comerciais são os principais enquadrados nessa estatística. Afinal, são fabricados por grandes empresas como Airbus e Boeing, por exemplo, peritas no quesito de dar segurança e sofisticação às suas criações. No mundo, milhares deles voam diariamente. Apesar disso, eles são feitos por humanos. Mesmo que eles operem apenas as máquinas para a sua construção. E por isso, estão sujeitos a falhas. Mas, mesmo consideradas raras, elas podem acontecer. 
Um exemplo disso é o acidente com o voo 358 da China Airlines. O Boeing 747-2R7F Cargo caiu em 29 de dezembro de 1991, logo após a decolagem do Aeroporto Internacional Chiang Kai-Shek, em Taipei, Taiwan. Com 11 anos e 3 meses de operação, a aeronave tinha passado recentemente por manutenção para verificar se estava em per…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA POLÍTICA INTERNACIONAL!

"PESADELO AMERICANO" "Falta de informações e dificuldades burocráticas retardam reencontro de pais e filhos separados pela desumana política de imigração de Donald Trump"

Por: Vicente Vilardaga
"A espera é interminável. Falta de informação, dificuldades logísticas, má vontade de funcionários do governo: tudo conspira para aumentar o drama de 50 famílias brasileiras que foram bruscamente separadas de seus filhos nos Estados Unidos. Na semana passada, a Justiça da Califórnia, em uma decisão de alcance nacional, com base em uma ação da União Americana pelas Liberdades Civis (Aclu), invalidou a determinação do presidente Donald Trump de separar as famílias de imigrantes ilegais, prendendo os pais para julgá-los criminalmente e colocando os filhos em abrigos distantes. Foi dado um prazo de 14 dias para que as crianças de até 5 anos sejam devolvidas a seus responsáveis e de 30 dias para aquelas com idade entre 6 e 17…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA MEIO AMBIENTE!

"O VERDE FICOU CINZA" "Levantamento inédito mostra como uma região amazônica, antes exaltada por ser exemplo de preservação, se tornou uma das que mais sofrem com o desmatamento"

Por: Jennifer Ann Thomas
"Um novo estudo do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) revela que o desmatamento ilegal continua sendo uma persistente realidade na maior floresta do planeta, e traz uma novidade brutal: a destruição da floresta teve crescimento exponencial com o retrocesso da fiscalização. A região analisada abrange sete terras indígenas nos estados de Rondônia e Mato Grosso, com um total de 3,5 milhões de hectares - uma área maior que a Bélgica. Dentro desse espaço, destaca-se a terra indígena Sete de Setembro, local onde o fenômeno criminoso se mostrou mais acentuado. Desde 2015, a devastação aumentou 77%. O Idesam identificou os motivos para a derrubada das árvores na área: exploração madeireir…