Postagens

Mostrando postagens de Abril 3, 2019
Imagem
AVENTURAS NA HISTÓRIA: FEMINISMO NO BRASIL A história, as conquistas, os desafios e as controvérsias

UMA LUTA BRASILEIRA "Se cuida, seu machista, a América vai ser toda feminista". Essas palavras de ordem têm por trás uma batalha por direitos que não nasceram com as hashtags contra assédio sexual. Vem desde o século 19.

Por: Aline Vessoni
Portugal, século 19. Um provérbio português dizia que uma mulher digna só saía de casa em três oportunidades: para ser batizada, para se casar e para ser enterrada. Mas essa "regra das três saídas" só valia para mulheres de elite. As pobres e as escravas podiam andar nas ruas. Não que isso fosse um privilégio - elas só tinham permissão para resolver assuntos de seus patrões. Ou não tinham marido. Ou seja, manter as mulheres da família olhando para o teto era sinal de status econômico. Significava que haviam criadagem para os serviços todos. Mas imagine o efeito psicológico desse confinamento - e numa época sem TV nem internet para distr…
Imagem
MUNDO ANIMAL
"JUSTIÇA PROÍBE ABATE DE TUBARÕES NA GRANDE BARREIRA DE CORAIS AUSTRALIANA" "Isso acabou. É uma grande vitória para os tubarões e animais silvestres marinhos"

"Ontem, uma decisão histórica da justiça australiana colocou fim no abate de tubarões na Grande Barreira de Corais. Desde a década de 1960, tubarões eram executados na região sob a alegação de que a prática era necessária para reduzir os riscos de ataques. Agora isso não é mais permitido. Antes da decisão, quase 200 grandes linhas de pesca eram usadas só no estado de Queensland para matar os tubarões, que acabaram presos e morriam asfixiados. Segundo informações da organização Humane Society International (HSI), a justiça australiana entendeu que Matar o peixe predador não reduz o risco de interações não provocadas por tubarões. "A partir das evidências apresentadas neste processo está claro que o programa letal de controle de tubarões de Queensland está fora de sintonia com os desenvolvimen…
Imagem
FEMINICÍDIO
"MULHER MORRE VÍTIMA DE FEMINICÍDIO EM DUQUE DE CAXIAS" "O corpo foi encontrado com sinais de estrangulamento; companheiro confessou o crime e foi preso"

"Na última terça-feira (2), uma mulher foi morta no bairro Corte Oito, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vítima de feminicídio, segundo a polícia. O companheiro da vítima, Alexandre França dos Santos, confessou o crime. Ele foi preso na Lapa, região central do Rio. A informação é do "Bom Dia Rio", da TV Globo. A vendedora Cristiane da Silva Martins, de 38 anos, vivia com Alexandre há pouco mais de um ano. Os dois se conheceram pela internet enquanto Alexandre estava preso. Ele dizia cumprir pena por ter matado um homem que estuprou sua irmã, o que era mentira, segundo a polícia. De acordo com agentes, Alexandre cumpria liberdade condicional, quando foi preso por outro feminicídio. A família da vítima só descobriu o crime porque a vendedora faltou ao trabalho. Ela havia começado o emp…