Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 13, 2018
Imagem
CIÊNCIA

"ESTUDO REVELA: EXISTEM 23 BILHÕES DE TONELADAS DE MICRORGANISMOS DEBAIXO DOS OCEANOS" "Uma equipe que reuniu 1200 cientistas de 52 países estudou a biosfera profunda por 10 anos, e descobriu que ela é bem maior do que imaginávamos"

Por: Ingrid Luísa
"Apesar do calor extremo, da grande pressão e da falta de luz, oxigênio e nutrientes, a biosfera subterrânea abriga um ecossistema maior do que se imaginava. Uma equipe que reuniu 1200 cientistas de 52 países investigou por 10 anos para cravar: existe um ecossistema - uma "Galápagos subterrânea", nas palavras deles -, a até 5 quilômetros abaixo do fundo dos oceanos, que abriga entre 15 e 23 bilhões de toneladas de microrganismos.  Traduzindo esse número, os bichinhos pesam cerca de 300 vezes que a massa das 7,6 bilhões de pessoas do mundo juntas. Em volume, eles ocupam de 2 a 2,3 bilhões de quilômetros cúbicos - quase o dobro do volume de todos os oceanos do planeta. Os pesquisadores do Observatório Ca…
Imagem
INTERNACIONAL

"SUSPEITO DE ATENTADO EM MERCADO DE NATAL NA FRANÇA É MORTO PELA POLÍCIA"

"O suposto autor do atentado no famoso mercado natalino da cidade de Estrasburgo, onde três pessoas foram mortas nesta semana, foi morto em uma operação da polícia besta quinta-feira (13). O francês Chérif Chekatt abriu fogo e esfaqueou vários pedestres antes de fugir de táxi do local na terça (11). Mais de 700 integrantes das forças de segurança francesas participaram das buscas pelo suspeito de 29 anos, considerado um radical em sua prática religiosa e com antecedentes penais - 27 penas por crimes comuns na Alemanha e na França, onde permaneceu preso entre 2013 e 2015. Na Alemanha, ele passou pouco mais de um ano em uma prisão desse país até ser expulso para a França. O atentado realizado nos arredores da feira de Natal de Estrasburgo deixou ainda 14 feridos. Antes que Chekatt ser detido nesta terça, foram presas cinco pessoas ligadas a ele - os pais, dois irmãos e mais uma quinta pess…
Imagem
SAÚDE

"SOFRER BULLYING NA ADOLESCÊNCIA PODE RESULTAR EM TRANSTORNOS MENTAIS" "Pesquisa relacionou o bullying insistente durante a juventude com mudança na estrutura do cérebro"

"Os efeitos do bullying vão muito além do psicológico em vítimas adolescentes. É o que sugere um novo estudo realizado por pesquisadores do King's College London, na Inglaterra, que encontrou mudanças físicas na estrutura do cérebro de adolescentes que são regularmente perseguidos por colegas, o que pode aumentar as chances de doença mental. Os pesquisadores analisaram dados, questionários e exames cerebrais de 682 participantes na Inglaterra, Irlanda, França e Alemanha. Essas pessoas fizeram parte de um projeto de longo prazo que avaliou o desenvolvimento do cérebro e a saúde mental dos adolescentes. Como parte deste projeto, foram feitos exames cerebrais de alta resolução dos participantes quando eles tinham 14 e 19 anos de idade. Aos 14, 16 e 19 anos, esses participantes também tivera…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO GUIA DO ESTUDANTE

PORTUGUÊS
O CERTO É "DE REPENTE" OU "DERREPENTE"? Aprenda como a expressão deve ser escrita

Por: Marcela Coelho
"Já imaginou você escrevendo a sua redação no vestibular e aparece esta dúvida cabeluda: "de repente" ou "derrepente"? Se você errar, lá se vão alguns pontinhos por água abaixo!
Por isso, preste bastante atenção: o certo é "De repente".

De acordo com o dicionário Aulete, "de repente" significa subitamente, inesperadamente. A expressão, formada pela preposição "de" com o substantivo "repente", é uma locução adverbial. Como a preposição é antecedente do substantivo, não há junção das palavras, mas uma conexão. Esse também é o caso das palavras: de resto, de rastros, de relance.

A expressão pode desempenhar função de advérbio de modo ou de tempo. Veja nos exemplos:

Função de advérbio de modo:

Exemplo: Juliana entrou de repente no banheiro.

Função de advérbi…
Imagem
GEOGRAFIA: VESTIBULAR E ENEM

OEnem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, oConhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, doGuia do Estudante (GE). O material será dividido em capítulos, de acordo com o livroGE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. OConhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!

CAPÍTULO 5:BIOSFERA - VEGETAÇÃO NO MUNDO


AS DIFERENTES PAISAGENS DO PLANETA Conheça as características e a localização dos principais tipos de formação vegetal do planeta



Na G…