Postagens

Mostrando postagens de Março 18, 2019
Imagem
SAÚDE
"SURTO INÉDITO DE H1N1 NO AM LEVA SAÚDE A ANTECIPAR CAMPANHA NACIONAL" "Campanha no estado será adiantada em um mês e começa já nesta quarta-feira (20)"

Por: Fabiano Maisonnave
"MANAUS Em surto inédito, o estado do Amazonas registrou 666 casos de síndrome respiratória aguda (SRAG) neste ano, com 34 mortes. Em resposta à crise, o Ministério da Saúde vai antecipar em duas semanas a campanha nacional de vacinação. A campanha contra o vírus influenza começará em 10 de abril e prosseguirá até 31 de maio. Nos primeiros dias, a prioridade será crianças de 1 a 6 anos, gestantes e mulheres no pós-parto. A partir do dia 22 de abril, se estenderá a profissionais de saúde, índigenas, idosos, professores, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e presos. No ano passado, houve 6.678 casos de influenza em todo o país, com 1.370 mortes, das quais 9,2% foi de crianças com menos de 5 anos de idade."

"A maioria das mortes apresentava apenas um fator d…
Imagem
FEMINICÍDIO
"MULHER É ATROPELADA E MORTA A TIROS PELO MARIDO EM SANTO ANDRÉ" "Manoel Gomes de Oliveira fugiu com o carro, mas foi perseguido por policiais militares. No confronto ele foi ferido e preso em flagrante no Hospital Santa Marcelina"

Por: Glauco Araújo 
"Manoel Gomes de Oliveira, 43 anos, foi preso após trocar tiros com policiais militares no começo da tarde desta segunda-feira (18), na Avenida Jacu Pêssego, no bairro Iguatemi, em São Paulo. Minutos antes, ele havia atropelado e matado a tiros a mulher Elieide Rodrigues de Oliveira, 38 anos, na Rua Armando Mazzo, no Jardim Rina, em Santo André, no ABC Paulista. Manoel ficou ferido durante o confronto com os policiais militares e foi socorrido e levado ao Hospital Santa Marcelina, onde permanece internado sob escolta policial, pois está preso em flagrante por feminicídio. Elieide foi levada para o Centro Hospitalar Municipal, em Santo André, mas não sobreviveu. Segundo informações da Polícia Civil, uma câmer…
Imagem
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
"DENTISTA DE 22 ANOS MORRE APÓS 12 DIAS INTERNADA EM MINAS GERAIS" "Roberta Pacheco foi internada após se sentir mal em hotel onde estava hospedada com o namorado; ele é o principal suspeito e está preso"

Por: Matheus Renato Oliveira*
"Morreu a dentista, de 22 anos, que estava em coma depois de ser agredida em Patos de Minas, cidade que fica a 400 km de Belo Horizonte, na Região do Alto do Paranaíba, em Minas Gerais. O companheiro dela é o principal suspeito do crime e foi preso na manhã desta segunda-feira (18). Roberta Pacheco ficou internada durante 12 dias em um hospital de Patos de Minas, após se sentir mal em um hotel onde estava hospedada com o namorado, na madrugada no último dia 5. Ela teve convulsões e uma parada cardíaca, evoluindo para coma. No dia em que foi internada, a dentista apresentava vários hematomas pelo corpo e exames toxicológicos apontaram para o uso de cocaína. A família da jovem acusa o companheiro da dentista pela…
Imagem
INTERNACIONAL
"SUSPEITO DE ATAQUE NA HOLANDA É TURCO E AGIU POR "RAZÕES FAMILIARES"

Por: Bart H. Meijer* REUTERS 
"A polícia da Holanda prendeu um turco suspeito de matar três pessoas a tiros e ferir outras cinco em um bonde na cidade holandesa de Utrecht, nesta segunda-feira. A polícia disse que o suspeito, Gokmen Tanis, de 37 anos, foi preso após horas de perseguição. A cidade foi isolada após o ataque a tiros, ocorrido pouco depois da hora do rush matinal e que as autoridades disseram inicialmente se tratar de um aparente ataque terrorista. A polícia conduziu diligências em diversos locais depois de divulgar a imagem de Tanis e alertar o público a não se aproximar dele. Horas depois do ataque, entretanto, a motivação do atirador ainda não foi esclarecida. Um promotor disse que pode ter sido por "razões familiares", e segundo parentes do suspeito citados pela Anadolu, agência de notícias estatal turca, ele primeiro atirou numa parente que estava no bonde e em …
Imagem
MUNDO ANIMAL
"BALEIA MORRE POR ENGOLIR 40 KG DE MATERIAIS PLÁSTICOS" "Biólogos marinhos e voluntários do museu D'Bone Collector que fizeram a autópsia ficaram chocados ao tirar tanto lixo de dentro do animal"

"Uma jovem baleia-bicuda-de-cuvier macho que apareceu morta nas Filipinas, neste fim de semana, sofreu um "choque gástrico" por ingerir 40 kg de sacos plásticos. Os biólogos marinhos e voluntários do museu D'Bone Collector, na cidade de Davao, ilha de Mindanao, que fizeram a autópsia ficaram chocados ao tirar tanto lixo de dentro do animal, entre tudo poderam contar 16 sacos de arroz e várias sacolas de compra.
Em uma publicação no Facebook, o D'Bone Collector Museum afirmou que dessa baleia tiraram a maior quantidade de plástico que já tinham visto. "A ação deve ser tomada pelo governo contra aqueles que continuam a tratar os cursos de água e o oceano como lixeiras", defende o post.
O uso descontrolado de plástico descartável e…
Imagem
MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS
A partir de agora, oConhecimento Cerebral traz em parceria com a revistaMundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada deMUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


QUAIS PEIXES DA NOSSA DIETA ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO?



Reportagem: Luiz Felipe Silva Ilustra: Renato Faccini Design: Fabi Caruso
Edição: Tiago Jokura



SALMÃO
O tipo selvagem já desapareceu da maior parte da costa norte-americana e europeia e é encontrado em bom volume apenas na Noruega e no Chile. Cerca de 70% do consumo mundial vem de cativeiros



ANCHO…
Imagem
MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO
OMUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO, são histórias que movidas a comportamentos estranhos, despertam curiosidade sobre o fim de seus protagonistas. Por isso, oConhecimento Cerebral traz em parceria com a revistaMundo Estranho, para que elas também despertem a sua curiosidade. Os editores são Luiz Romero (texto), Nelson Cordeiro (ilustra), Bruna Sanches (design) e Victor Bianchin (edição). Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores e ao site da revista.*
TAMERLÃO (1336-1405)
Esse líder turco-mongol assassinou milhares de inocentes para fundar um império gigante. E só tombou perante um inimigo insuspeito



1: Taberlão (ou Timur) nasceu em 1336 numa região chamada Transoxiana, no atual Uzbequistão. Era filho do chefe de uma pequena tribo mongol chamada Barlas, que fazia parte do império fundado pelo famoso líder Genghis Khan - inspiração de Tamerlão para a criação do Império Timúrida no futuro

2: Quando jovem, Tamerlão roubava ovelhas. Foi nessa época q…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA PSICOLOGIA!

"DIVÃ DIGITAL" "No período em que novas regras de atendimento psicológico à distância entram em vigor, especialistas debatem prós e contras da terapia online"

Por: André Bernardo          Letícia Raposo [design] Joana Resek [ilustrações]
"Se vivesse hoje no Brasil, o pai da psicanálise, Sigmund Freud (1856-1939), provavelmente estaria às voltas com um dilema: aderir à modalidade do atendimento online, por meio de mensagens, e-mails e viodeochamadas por computador ou celular, ou continuar fazendo sessões presenciais, com o bom e velho divã? Difícil dizer. O que se sabe é que, a partir do dia 14 de novembro, os 323,7 mil profissionais cadastrados no Conselho Federal de Psicologia (CFP) estarão autorizados a utilizar plataformas virtuais - como Skype, Whatsapp e Hangouts - para atender seus pacientes. E sem restrição de assunto ou limite de tempo e sessões. A resolução anterior, de 2012, liberava apenas "orientações",…