Postagens

Mostrando postagens de Novembro 8, 2017
Imagem
ASTRONOMIA

"A NASA QUER SUA AJUDA PARA BATIZAR UM ASTEROIDE" "É consenso que o nome atual, (486958) 2014 MU69, não é lá muito sonoro. Até agora, vem ganhando o apelido 'Mjolnr' - mas você pode sugerir o seu próprio"

Por: Guilherme Eler
"Que a Agência Espacial Norte Americana está por trás dos efeitos científicos indesejáveis, disso (quase) ninguém discorda. Entram na conta eventos como a primeira expedição tripulada à Lua, o envio de sondas para Júpiter e Saturno e, por que não, as recentes descobertas de candidatos a novo planeta Terra. A relevância da Nasa para a ciência, no entanto, não a elege automaticamente como grande relevância no quesito criatividade. Duvida? Só olhar para os nomes estranhos que descobertas feitas pelo telescópio Hubble costumam receber. TRAPPIST-1 parece até bonito se comparado aos apelidos de alguns dos milhares de exoplanetas registrados. Por mais que PSR B1620-26 b, DENIS-P J082303.1-491201 b e OGLE-2005-BLG-390Lb lembrem o cód…
Imagem
CIÊNCIA

"ESQUIZOFRENIA: CIENTISTAS INICIAM TESTE COM TRATAMENTO INOVADOR"

Por: Marina Felix
"Cientistas britânicos iniciaram uma pesquisa clínica que testa uma abordagem radical e inovadora para o tratamento da esquizofrenia: uma terapia imunossupressora geralmente utilizada no controle dos sintomas da esclerose múltipla. A estratégia baseia-se em um crescente corpo de evidências que indicam que a esquizofrênica pode ser uma doença do sistema imunológico. Estudos anteriores sugeriramque anormalidades na atividade imunológica no cérebro podem ser a causa da doença em alguns pacientes. Um deles descobriu que, nos estágios iniciais da esquizofrenia, as pessoas apresentam um aumento no número e na atividade das células imunes no cérebro, chamadas microglias. Além de combater a infecção, essas células têm um função de 'jardinagem' ao podar conexões indesejadas entre os neurônios. Entretanto, em pacientes com esquizofrenia, essa poda é mais agressiva e causa a perda de con…
Imagem
NACIONAL

"SP ANALISA 14 SUSPEITAS DE FEBRE AMARELA EM HUMANOS"

Por: Paula Felix
"A Secretaria Municipal de Saúde avalia 14 casos suspeitos de febre amarela de pacientes da capital. Na manhã desta quarta-feira, 8, o secretário Wilson Pollara confirmou a informação em em entrevista à Globonews. Pollara informou que a pasta está verificando as regiões por onde os pacientes passaram e informou que quatro casos já foram descartados. Ele afirmou que a vacinação na zona norte da capital, iniciada após a confirmação que um macaco morto no Horto Florestal estava infectado pelo vírus, vai continuar e que os parques da região permanecem fechados.  Sobre a vacinação, Pollara afirmou que houve uma queda na procura e solicitou que os moradores da região procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receber a dose da vacina."
Notícia retirada do site ESTADÃO, 08 de outubro de 2017 (Acesso: 08/11/2017)