Postagens

Mostrando postagens de Agosto 19, 2017
Imagem
REDAÇÃO: VESTIBULAR E ENEM

APRENDA COM EDITORIAIS ESTRATÉGIAS DE ARGUMENTAÇÃO A leitura cotidiana dos editoriais de revistas e jornais amplia sua capacidade de interpretar fatos, organizar argumentos e opinar

Por: Alan Nicoliche
A argumentação é a grande preocupação dos vestibulandos na hora de enfrentar a redação do vestibular. Afinal, como desenvolver o texto, demonstrar suas ideias e conhecimentos e, ainda, causar uma boa impressão na banca examinadora? Essa questão, que tira o sono de muitos estudantes, pode ser resolvida com a compreensão das técnicas argumentativas, uma boa interpretação do tema e dos assuntos de que ele trata, uma boa carga de informação e, obviamente, prática de escrita.

Dominar as técnicas argumentativas é essencial para construir um texto coerente e persuasivo. É necessário que o candidato demonstre seu ponto de vista e desenvolva um raciocínio claro sobre sua tese. Dessa forma, interpretar dados, valer-se de bons exemplos e fazer comparações pode ajudar a ilustra…
Imagem
SAÚDE

"MUITO ALÉM DA CÁRIE: 9 DOENÇAS QUE SE MANIFESTAM PELA BOCA" "Diabetes, problemas no fígado, síndromes auto-imunes, HIV e até câncer, veja quais doenças deixam sinais na boca, e como identificá-los"

Por: André Biernath SAÚDE
"Consultar o dentista a cada semestre ou a cada ano é essencial para identificar problemas bucais como a cárie, a periodontite e o acúmulo de biofilme. Além de detectar e reverter as condições, esse profissional de saúde tem um papel fundamental para flagrar outras doenças que ultrapassem as fronteiras da boca. O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo listou que dão sinais por ali:
1. Sífilis Um dos primeiros sintomas dessa infecção bacteriana é uma ferida na gengiva que demora a cicatrizar. Ela também pode causar placas vermelhas e úlceras nessa região. O Brasil, aliás, vive um surto da doença: só no estado de São Paulo houve um crescimento de 603% no número de casos em seis anos. O problema é ainda maior para gestantes e bebês: a e…
Imagem
NACIONAL

"JOVEM MORRE APÓS PARTO POR FALTA DE SANGUE EM MATERNIDADE NO RIO" "Andressa Amorim, de 27 anos, teve hemorragia ao dar à luz gêmeos"

Por: Cíntia Cruz
"RIO - A costureira Andressa Alvarenga Mateus Amorim, de 27 anos, morreu dois dias depois de dar à luz gêmeos na Associação Caridade Hospital São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Segundo a família, a jovem precisava de bolsas de sangue, que estavam em falta na unidade de saúde, e faleceu de hemorragia. - Ela começou a passar mal na quinta-feira, um dia depois do parto. Foi ficando com os lábios brancos, não conseguia se levantar nem comer. Ficou o tempo todo no soro. Por volta das 17h, o médico que fez a operação disse que já havia solicitado sangue ao Hemorio e que, quando a bolsa chegasse, ela iria melhorar e teria alta no dia seguinte. Mas ela morreu nos meus braços - lamentou o pai das crianças, Douglas Pinho Gonçalves, de 27 anos. Ele contou que o sangue chegou somente por volta das 23h e que, cerc…
Imagem
INTERNACIONAL

"CAPITAL CATALÃ CONCENTRA RADICAIS ISLÂMICOS NA ESPANHA"

"Os atentados em Barcelona e Cambrils, com 14 mortos, deram um rosto visível ao que as estatísticas já diziam há anos: a capital catalã e seus entornos concentram a maior parte dos extremistas islâmicos espanhóis. Os suspeitos pelo atentado de quinta-feira (17) moravam todos na região, onde provavelmente se radicalizaram. Um estudo publicado pelo Centro de Combate ao Terrorismo de West Point - a academia militar americana - mostra que, das 178 pessoas detidas na Espanha durante os últimos três anos por atividades terroristas, 23,2% foram radicalizadas na região de Barcelona. O enclave de Ceuta, no norte da África, corresponde a 22,2%. Madri tem 19,2%. São bolsões específicos, que não correspondem à distribuição da população muçulmana na Espanha, notam os autores desse pesquisa. A presença de radiciais em Barcelona está em parte relacionada à concentração de muçulmanos da vertente salafista, que segue uma i…
Imagem
MUNDO

"TERRORISTAS DE BARCELONA TINHAM 2º PLANO" "Polícia catalã afirma ter frustrado o plano do grupo com explosivos; 4 suspeitos estão presos, e ao menos 5, mortos"

Por: Diogo Bercito ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA
"Autoridades apuram identidade de motorista de van que atropelou multidão em coração turístico da cidade. A célula terrorista responsável pelos atropelamentos que deixaram 14 mortos na quinta-feira (17) na Espanha planejava um ataque a bomba em Barcelona, potencialmente com um número bastante mais alto de vítimas. Autoridades locais dizem que essa ação tenha sido frustrada pela explosão acidental na casa que servia de base aos militantes em Alcanar, uma cidade 200 km ao sul de Barcelona. A explosão ocorreu pouco antes da meia-noite de quarta (hora local). Foram encontrados traços de TATP, um explosivo utilizado em outros ataques executados pela facção terrorista Estado Islâmico, que reivindicou o atropelamento em Barcelona. Havia também dezenas de tanques d…