Postagens

Mostrando postagens de Novembro 1, 2016
Imagem
SAÚDE

"O QUE É MAYARO, VÍRUS QUE PODE ESTAR SE ESPALHANDO PELO CONTINENTE E PREOCUPA CIENTISTAS"

Por: Maria Esperanza Sánchez Da BBC Mundo
"Primeiro foi o chikunguya e, depois, o Zika. Agora cientistas e epidemiologistas começam a se preocupar com outro vírus: o Mayaro.  Pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, anunciaram ter encontrado no Haiti um caso inédito de mayaro, doença caracterizada por uma febre hemorrágica similar a da chikunguya. Especialistas alertam que este caso pode ser um indício de que o vírus está se espalhando e já começa a circular pela região do Caribe. 'Os sintomas são muito similares aos da chikunguya. Por isso, quando o paciente vai ao médico, pensam se tratar dessa doença e não sabem que é mayaro', disse John Lednicky, que liderou a equipe da universidade americana responsável pelo estudo.
Lednicky explicou não haver nenhum sintoma que distingua a chikunguya da febre mayaro. Ambas provocam febre, erupções na pele e dores n…
Imagem
TECNOLOGIA

"ZEPELIM 2.0"

"O dirigível Airlander 10, da inglesa HAV, fez seu (curto) voo inaugural em 17 de agosto, ao norte de Londres. Com 92 metros de comprimento e 43,2 metros de largura (dimensões maiores que as do Airbus A380, maior aeronave do mundo), esse zepelim contemporâneo usa hélio para preencher sua estrutura e é movido por quatro motores turbo diesel. O Airlander 10 decola verticalmente e sua altitude de cruzeiro é de pouco mais de 6 mil metros. Segundo a HAV, o aparelho pode ficar até cinco dias no ar com tripulação, ou mais de duas semanas sem elas, levando até 10.000 kg de carga útil. Seus criadores minimizaram um acidente no segundo voo, sete dias depois (a nave bateu o bico ao pousar), e dizem que até 2021 haverá 100 Airlanders voando e potencial para outros 900 aparelhos, destinados ao transporte de carga e passageiros e a assistência em zonas de desastres. A nave também poderá ter uso militares."

Matéria retirada do site PLANETA, 01 de novembro de…
Imagem
MEIO AMBIENTE
"GELO PRESERVADO"


"O gelo da região do Monte Branco, nos Alpes franceses, vai certamente resistir ao aquecimento global. O projeto 'Memória no Gelo' extraiu em agosto dois núcleos de gelo de mais de 120 metros daquela área, encaminhados a seguir para conservação no continente antártico. A província assegura que as informações científicas contidas no gelo retirado não serão perdidas por causa do aquecimento global."
Matéria retirada do site PLANETA, 01 de novembro de 2016 (Acesso: 01/11/2016)