Postagens

Mostrando postagens de Março 22, 2016
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ALIMENTAÇÃO!

"CHÁ-VERDE EM VERSÃO ULTRAPODEROSA" "O nome é matcha e, a cada dia, sua procura cresce no Brasil. Saiba que essa bebida tem de tão especial"

"Para começar, a fabricação beira o artesanal. Durante o cultivo, as folhas da planta Camellia sinensis - a mesma que dá origem ao chá-verde - são protegidas dos raios solares. 'Depois, o produto não passa por nenhum tipo de aquecimento', conta a nutricionista Marília Toledo, da Grings Alimentos Saudáveis, que comercializa itens com matcha. As folhas são, então, trituradas e geram um pó que, graças a tantos cuidados, é riquíssimo em nutrientes. 'Uma xícara de matcha corresponde a dez de chá-verde tradicional em termos de antioxidantes', exemplifica Marília. Essas substâncias combatem os radicais livres, moléculas que abrem caminho para várias doenças. Outro efeito creditado à bebida é a perda de peso, já que sua dose de cafeína aceleraria o metabolismo em 40%. Quem e…
Imagem
CONFLITOS INTERNACIONAIS

"ESTADO ISLÂMICO ASSUME AUTORIA DOS ATENTADOS TERRORISTAS EM BRUXELAS"

"O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria dos atentados em Bruxelas que mataram nesta terça-feira mais de 30 pessoas e feriram mais de 160, segundo a agência de notícias Amaq, vinculada à organização jihadista. Em comunicado divulgado em inglês, a agência afirma que combatentes do grupo 'detonaram um série de bombas, coletes e outros explosivos no Aeroporto Internacional de Zaventem e em uma estação de metrô Maelbeek, no centro de Bruxelas, capital da Bélgica, um país que participa da coalização internacional contra o Estado Islâmico'. Anteriormente, em um comunicado publicado na plataforma Telegram, o EI tinha informado que a operação em Bruxelas 'foi baseada em uma planificação e atuação em grande velocidade'. Os atentados na Bélgica ocorreram dias após a prisão de Saleh Abdeslam, principal suspeito dos ataques terroristas de Paris em novembro,…
Imagem
ESPECIAL ÁGUA: DIA MUNDIAL DA ÁGUA
No Dia Mundial da Água, comemorado hoje, dia 22 de março, o blogger Conhecimento Cerebral separa as melhores postagens sobre o tema, publicadas até agora. Não perca tempo e, mergulhe mais a fundo sobre esse tema que é essencial a todos nós, que dependemos dela para tudo.
"A ÁGUA TRATADA QUE O BRASIL JOGA FORA": Cerca de 37% de toda água produzida e tratada do Brasil são desperdiçados. Em meio à crise hídrica que já ocorria no Nordeste e Norte do país, onde o saneamento básico não existe, São Paulo, a principal metrópole brasileira, viveu sua pior crise d'água de toda a história. Leia mais em "A ÁGUA TRATADA QUE O BRASIL JOGA FORA"
"O CICLO DAS ÁGUAS": A reutilização da água já é comum em alguns países e cidades do mundo, e poderia ser a solução para a crise hídrica enfrentada pelo Sudeste do país. Leia mais em "O CICLO DAS ÁGUAS"
"MUNDO COMPLETA 'DÉCADA DA ÁGUA' COM MILHÕES DE PESSOAS PASSANDO SEDE&…
Imagem
SAÚDE

"TÉCNICA DE TRANSPLANTE DE RINS TORNA TODOS OS DOADORES COMPATÍVEIS" "O truque é um processo que filtra os anticorpos do sangue do receptor"

Por: Hélio D'Angelo
"Só no Brasil, há quase 20 mil pessoas na fila do transplante de rim. Além de haver muita gente esperando, encontrar um doador compatível é como procurar uma agulha no palheiro: entre pessoas que não são da mesma família, as chances de compatibilidade são de 1 em 100 mil. Mas há uma solução para isso. É a 'dessensibilização' - uma técnica que altera a resposta imunológica do receptor, diminuindo as chances de rejeição. Ela funciona - e isso acaba de ser comprovado por um novo estudo, que acaba de ser publicado e acompanhou mil transplantados ao longo de oito anos.
A técnica funciona assim: 15 dias antes do transplante, o sangue do paciente é 'filtrado' por uma máquina que remove seus anticorpos. Com o tempo, o corpo do paciente produz novos anticorpos, mas aqui está o truque: esses…
Imagem
MEIO AMBIENTE

"CIENTISTAS DESCOBREM BACTÉRIA QUE SE ALIMENTA DE PLÁSTICO"

Por: Vanessa Barbosa EXAME.com
"Pesquisadores japoneses descobriram uma espécie de bactéria capaz de quebrar as ligações moleculares de um dos plásticos mais usados do mundo - o Polietileno tereftalato, também conhecido como PET.
A descoberta, publicada nesta semana na revista Science, pode levar a novos métodos que ajudem a digerir a 'sopa plástica de mais de 50 milhões de toneladas deste tipo particular de plástico produzido globalmente a cada ano.
Parte do apelo do PET é que ele é leve, incolor e resistente. No entanto, ele também é notoriamente resistente ao que os especialistas chamam de 'biodegradação', o processo de decomposição de materiais por ação de seres vivos.
Neste cenário, a descoberta desta bactéria constitui uma boa notícia para o meio ambiente, mas por enquanto, em termos práticos, está longe de ser uma solução milagrosa para o problema. O aumento da utilização de plásticos …
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA POLÍTICA INTERNACIONAL!

"UM MANDATO SEM FUTURO" "A oposição anuncia que, com o objetivo de tirar os chavistas do poder, recolherá assinaturas para a convocação de um reverendo e aprovará na Assembleia Nacional uma emenda constitucional. A desintegração econômica do país tornou o governo de Nicolás Maduro insustentável"

"A oposição venezuelana definiu a estratégia para tirar, dentro da lei, o presidente Nicolás Maduro do poder, como querem 72% da população, segundo as pesquisas de opinião. Seguindo a praxe sul-americana dos governos em estado terminal, os chavistas se dizem vítimas de um golpe. Contudo, os instrumentos aos quais a Assembleia Nacional, composta majoritariamente de deputados antichavistas, pretende recorrer estão previstos na Constituição aprovada durante o governo de Hugo Chávez, o falecido antecessor e mentor de Maduro. São eles: convocação de uma consulta popular sobre a permanência ou não do presidente no cargo e re…