Postagens

Mostrando postagens de Março 9, 2018
Imagem
INTERNET

"FAKE NEWS TÊM 70% MAIS CHANCE DE SE PROPAGAR DO QUE NOTÍCIA REAL, DIZ ESTUDO" "Ciência. Pesquisa do MIT publicada na revista 'Science' analisou 126 mil postagens no Twitter feitas entre 2006 e 2017 por 3 milhões de pessoas; na mesma edição, 15 pesquisadores convocam comunidade científica a declarar 'guerra' às notícias falsas"

Por: Fábio de Castro
"As notícias falsas - fake news - têm 70% mais chances de 'viralizar' do que as informações verdadeiras e alcançam um público muito maior. Essa é a conclusão do mais amplo estudo já feito sobre a disseminação de conteúdos mentirosos, realizado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos. A pesquisa foi publicada ontem na revista Science. Os cientistas analisaram 126 mil postagens no Twitter, feitas entre 2006 e 2017, por cerca de 3 milhões de pessoas e replicadas mais de 4,5 milhões de vezes na rede social. Elas foram analisadas…
Imagem
INTERNACIONAL

"FLÓRIDA AUMENTA IDADE PARA COMPRAR ARMAS, MAS LIBERA USO POR PROFESSORES" "Sob processo de lobistas, texto prevê também mais controle de vendas e saúde mental"

"TALLAHASSEE, EUA - O governador da Flórida, Rick Scott, assinou nesta sexta-feira uma lei que impõe maior controle para venda de armas no estado e estipula que alguns professores poderão ser armados nas escolas, provocando uma reação legal do principal grupo lobista pró-arma dos EUA. O projeto tem apoio das famílias das vítimas do tiroteio que, recentemente, deixou 17 mortos em Parkland. Até hoje, não estava claro se Scott aprovaria a medida, que já havia passado pelo Legislativo estadual depois de quase três semanas de um reaquecido debate sobre o controle de armas.  A legislação eleva de 18 para 21 anos a idade mínima para comprar armas e disponibiliza US$ 400 milhões para melhorar a segurança nas escolas e investir em tratamentos de saúde mental. Além disso, prevê um programa de voluntári…
Imagem
ECONOMIA

"BRASIL DIZ QUE RECORRERÁ DA TAXA DO AÇO" "Nota afirma que medida causará graves prejuízos às exportações brasileiras; País é o segundo maior exportador do produto para os EUA"

Por: Lorenna Rodrigues         Lu Aiko Otta BRASÍLIA
"A assinatura do decreto que oficializa as novas taxas para importação de aço e alumínio por Donald Trump foi um balde de água fria nos planos do governo brasileiro, que ainda tentativa de excluir o Brasil da lista de países atingidos pela medida. Ontem, o Brasil divulgou nota em que disse que recorrerá a 'todas as ações necessárias' para preservar seus direitos e interesses. 'Ao mesmo tempo manifesta preferência pela via do diálogo e da parceria, o Brasil reafirma que recorrerá a todas as ações necessárias, nos âmbitos bilateral e multilateral, para preservar seus direitos e interesses', afirma nota assinada pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Marcos Jorge, e Relações Exterior…
Imagem
SAÚDE

"SAIBA TUDO SOBRE A CATAPORA" "A doença é contagiosa e mais comum na infância"

"Bolhas vermelhas que coçam, mal-estar, cansaço, febre... Esses sintomas podem ser sinal do surgimento da catapora, doença contagiosa que acomete especialmente crianças com até 10 anos e que não foram vacinadas contra o agente causador: o vírus varicela-zóster. 'Os adultos, na maioria das vezes, já contraíram a doença ou foram vacinados quando pequenos. Por isso, as crianças podem ser consideradas o grupo de risco. Em populações onde a incidência da doença é muito baixa, a maioria dos casos podem se concentrar em jovens e adultos', explica Ricardo Cunha, médico sanitarista e responsável pelo setor de vacinas do Delbone Auriemo Medicina Diagnóstica. Apesar de ser considerada uma doença de grau leve ou moderado, a catapora pode causar uma série de complicações que são comuns em pacientes acima dos 15 anos de idade e em crianças menores de 1 ano, como infecções secundárias nas…
Imagem
ALIMENTAÇÃO

"DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO: COMA POTÁSSIO PARA REGULAR A PRESSÃO" "Não basta reduzir no sal. As fontes de potássio fazem a diferença na prevenção e no controle dessa doença. Conheça 21 alimentos ricos no mineral"

Por: Thaís Manarini
"De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, no mínimo 25% da nossa população adulta apresenta níveis elevados de pressão arterial. O quadro, caracterizado por um aperto nos vasos sanguíneos, está por trás dos desfechos graves. Para ter ideia, a Organização Mundial da Saúde calcula que a hipertensão é responsável por 51% das mortes por derrame e 45% dos óbitos associados a doenças cardíacas. Uma das recomendações mais clássicas para prevenir e ajudar no tratamento desse mal é a redução de sal na dieta. Faz todo sentido. Quando se abusa do sódio - mineral presente no tempero -, o organismo passa a concentrar mais líquido no interior dos vasos, elevando a pressão por ali. Acontece que existe um nutriente que atua de …
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!

"A MORTE COMO ROTINA" "Um plantão no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, recordista de atendimentos a baleados no país, revela o trabalho incansável dos médicos que socorrem as vítimas da violência urbana no Rio"

Por: Sofia Cerqueira         Daniela Pessoa         Carolina Barbosa
"A noite havia mal começado quando um camburão do 15º Batalhão da Polícia Militar, chegou catando pneus e parou junto à entrada de emergência. Enquanto os policiais abriam a traseira do veículo, um grupo de enfermeiros e médicos ajudava a retirar dois jovens desacordados e cobertos de sangue. Levados para o Centro de Trauma, não havia mais nada a fazer. Já estavam mortos. Os dois rapazes, um de 25 anos e outro de 30, suspeitos de integrar o tráfico de drogas na Vila Urussaí, em Caxias, tinham sido atingidos por tiros de fuzil AR-15 durante um confronto com a polícia. Minutos antes, vítima de bala perdida no mesmo conflito, uma manicure de 29 anos dera…