Postagens

Mostrando postagens de Junho 25, 2018
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SOCIEDADE!

"NA FLOR DA IDADE" "No Brasil e nos Estados Unidos, a faixa etária da população que registra significativo aumento no número de suicídios é a daqueles que mal começaram a vida"

Por: Fernando Molica         Luisa Bustamante
"Em questão de poucos dias neste mês, dois americanos mundialmente conhecidos se suicidaram, ambos por enforcamento. A estilista Kate Spade, de 55 anos, se matou em seu apartamento em Nova York. O chef Anthony Bourdain, de 61, num quarto de hotel na França. Com isso, o assunto, em geral murmurado, causou alarido no noticiário, nas conversas e nas redes sociais. No mundo todo, 800 000 pessoas se suicidaram por ano, uma a cada quarenta segundos. É uma tragédia, mas tem um aspecto ainda mais dramático: as taxas de suicídio entre os jovens são mais altas do que nunca. Nos Estados Unidos, a taxa de mortalidade por suicídio aumentou mais entre os 15 e os 24 anos do que em qualquer outra faixa etária: 20% entre 20…
Imagem
CIÊNCIA

"DNA DA SÍFILIS É EXTRAÍDO DE OSSOS DA ERA COLONIAL" "Os genes de 350 anos podem ajudar pesquisadores a encerrarem o debate sobre a origem da doença"

"Em 1494, logo após a primeira viagem de Colombo ao Novo Mundo, relatos históricos europeus descreviam uma epidemia debilitante de uma doença ainda não registrada, que hoje conhecemos como sífilis. A coincidência no momento levantou então um debate que permanece sem resposta na ciência moderna: a sífilis era uma doença sexualmente transmissível em ascensão nos Estados Unidos, e levada para a Europa das Américas com os primeiros exploradores, ou ela já estava presente em populações ao leste do Atlântico? Métodos anteriores que tentaram encontrar as origens da doença dependiam de relatos históricos que descreviam a infecção, ou através da identificação de lesões ósseas. O problema, no entanto, é que muitos sintomas e lesões visíveis característicos da sífilis também podem ser causados pela bouba, doença causada…