Postagens

Mostrando postagens de Abril 27, 2016
Imagem
SOCIEDADE

"CUPIDOS DE COLEIRA" "Casal de São Paulo se conheceu graças a um encontro de seus cães-guia, cujo dia internacional é comemorado nesta quarta-feira"

Por: Jairo Marques
"O Dia Internacional do Cão-Guia, comemorado nesta quarta-feira (27), traz razões múltiplas para ser festejado na casa do advogado Genival Santos, 37, e da cientista de dados Katia Antunes, 33, ambos cegos e usuários dos bichos trabalhadores há nove anos. O casal, que mora em São Paulo, se aproximou, se apaixonou e se casou graças a um encontro amoroso, o de seus cães-guias: a labradora com golden retriever Leila e o labrador caramelo Sam, que vieram juntos, de Michigan, nos EUA, para serem a retomada da 'luz dos olhos' dos dois. 'Fomos buscar os cães nos EUA, por meio do Instituto Iris, na mesma época [em 2006]. Durante os treinamentos de comando do cão, de até 12 horas por dia, aproveitava para paquerar Katia, enquanto o Sam brincava com a Leila', diz Genival. Já no Brasil, …
Imagem
ECONOMIA

"LATAM REDUZIRÁ OPERAÇÕES NO BRASIL PARA ENFRENTAR CRISE" "Entre as medidas preparadas pela controladora da TAM estão a redução no número de voos e um corte no total de assentos por quilômetro"

"A companhia aérea chilena-brasileira Latam, maior do setor na América Latina e controladora da TAM, anunciou que reduzirá suas operações no Brasil para enfrentar a crise econômica e política no Brasil. Entre as medidas, algumas a serem adotadas em caráter de urgência, estão a redução dos voos no país e um corte de ASK (assentos por quilômetro) entre 8% e 10%. As medidas foram apresentadas a acionistas nesta terça-feira, em Santiago. A direção da Latam Airlines classificou a crise brasileira como a mais grave dos últimos anos, estimando que ela se aprofundará ao longo deste ano, após a contração de 3,8% do PIB em 2015. A companhia fechou 2015 com perdas de 219 milhões de dólares. A empresa disse buscar que suas operações sejam mais eficientes, sem prejudicar a conec…
Imagem
EDUCAÇÃO

"OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE CONHECIMENTO ENCERRAM INSCRIÇÕES NESTA SEMANA" "A competição sobre história do Brasil fecha as inscrições nesta sexta-feira e a de língua portuguesa, no sábado"

"Dois torneios de conhecimento encerram suas inscrições nesta semana. A Olimpíada Nacional em História do Brasil fecha as inscrições nesta sexta-feira (29) e a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no sábado (30). A competição de história está em sua oitava edição e é desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Alunos de escolas particulares e públicas podem participar. Os interessados devem montar equipes com um professor da disciplina e três estudantes do 8º ano do ensino fundamental ao ensino médio. Serão cinco fases online, com questões de múltipla escolha e 200 equipes serão selecionadas para a prova final, dissertativa, que será na Unicamp. As inscrições podem ser feitas no site do torneio e os valores vão de 30 a 90 reais. A primei…
Imagem
MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO
O MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO, são histórias que movidas a comportamentos estranhos, despertam curiosidade sobre o fim de seus protagonistas. Por isso, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, para que elas também despertem a sua curiosidade. Produzido por Lucas Massao Muraoka (texto), Rodrigo Martins dos Santos (ilustra), Marcos de Lima (design), e Marcel Nadale (edição). Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores e ao site da revista.
A SERPENTE DO VIETNÃ Charles Sobhaj (1944-) escapou de três prisões antes de começar a matar geral numa trilha turística

1: Sobhraj nasceu em Salgon, atual Ho Chi Min, filho de uma camponesa vietnamita e um mercante indiano. Seu pai fugiu de casa logo após seu nascimento e a mãe se envolveu com um soldado francês. O garoto oscilou entre Paris, onde sofria bullying na escola, e Sigon, que na época era bastante violenta. Essas duas experiências teriam forte influência em seu compo…
Imagem
DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS
Você já teve curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.

"A ARTE DO ROUBO" "Decorador italiano fez um grande favor a Mona Lisa ao roubá-la do Museu do Louvre"

"Talvez você ache audacioso roubar a pintura mais famosa da história da arte. Mas a verdade é que Mona Lisa não estava com essa bola toda em 1911, quando o decorador italiano Vincenzo Perruggia, funcionário do Louvre, roubou a obra-prima de Leonardo da Vinci. Ele se escondeu num armário no domingo e esperou até segunda-feira, quando o museu estava fechado. Ao sair do esconderijo, removeu o quadro da parede, arrancou a pintura de 77 centímetros de altura da moldura e saiu com ela escondida na roupa.
Na …
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA MEIO AMBIENTE!

"EL NIÑO: O MAPA DO ESTRAGO" "Levantamento da ONG ActionAid, obtido por VEJA, aponta as consequências mais drásticas da passagem do fenômeno climático iniciada em 2015 e que termina em maio"

Por: Raquel Beer
"Quando o sol se põe, a somali Malyuun Ahmed Omer, de 30 anos, tem uma tarefa dolorosa para qualquer mãe: pôr cinco de seus filhos para dormir, sem jantar, com fome. Os outros três tiveram de ser escolhidos para morar com parentes, onde são alimentados. A falta de comida no norte da Somália é consequência da seca que atinge o país desde o ano passado, em mais um efeito negativo das alterações climáticas que se espalharam pelo planeta (veja acima) em razão do fenômeno do El Niño, que só agora perde força - a expectativa é que se encerre a partir do próximo mês. A família de Malyuun não estava acostumada à escassez: a seca destruiu duas colheitas e matou 25 ovelhas de sua fazenda. Infelizmente, não é um caso isolado: …
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ENERGIA NUCLEAR!

"HÁ VIDA EM CHERNOBIL" "Trinta anos depois do maior desastre nuclear da história, a fauna e a flora voltam a prosperar na região do acidente que matou 25 mil pessoas. A conclusão dos cientistas é que o homem era mais nocivo à natureza do que a radiação"
Por: Ludmilla Amaral
"É um espetáculo de natureza bonito de se ver. Em meio à vegetação de clima frio, pontuada por neve, alces, veados, corços, javalis e lobos convivem e se reproduzem. Um cenário completamente diferente de 30 anos atrás, quando a região foi palco do maior acidente nuclear civil da história da humanidade, a ponto de afastar todas as pessoas de lá. O desastre de Chernobil matou 25 mil pessoas, fez com que 200 mil deixassem suas casas e transformou a área em um lugar completamente inabitável para humanos. Mas é por causa dele que, hoje, a fauna e a flora prosperem no local. Os níveis de radiação atualmente são 100 vezes menores do que após a tragédia. S…