Postagens

Mostrando postagens de Novembro 3, 2017
Imagem
MEIO AMBIENTE

"BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO É O MENOR DESDE 1988"

Por: EFE
"Washington - O buraco na camada de ozônio, que se forma sobre a Antártida ao final de cada inverno no Hemisfério Sul, foi o menor já registrado desde 1988, informou nesta sexta-feira a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) com base em observações realizadas através de satélites. De acordo com a Nasa, a situação 'excepcional' não é necessariamente sintoma de uma 'cura rápida'. Ela se deve a variações naturais, já que a camada esteve fortemente influenciada por condições instáveis e mais quentes do que o normal no vórtice da Antártida, um sistema de baixa pressão que diminui a criação de nuvens polares estratosféricas, precursoras de elementos que destroem o ozônio. A extensão máxima do buraco em 2017 - atingida em setembro - foi de 19,6 milhões de quilômetros quadrados (2,5 vezes a superfície dos Estados Unidos), segundo os cálculos da agência espacial, corroborados pela Administ…
Imagem
CONFLITOS INTERNACIONAIS

"EM EXERCÍCIO MILITAR, BOMBARDEIROS DOS EUA SOBREVOAM PENÍNSULA COREANA"

"Bombardeiros supersônicos dos EUA sobrevoaram a península coreana nesta quinta-feira (2), como parte de um exercício militar com aviões do Japão e da Coreia do Sul, informou a Força Aérea americana.  Os exercícios acontecem pouco antes da viagem que o presidente Donald Trump fará à Ásia. A tensão na região aumentou face ao programa de mísseis nucleares e balísticos da Coreia do Norte, que realizou recentemente testes de mísseis intercontinentais (ICBN) e seu sexto teste nuclear. Os voos de bombardeiros supersônicos B-B1 Lancer na área costumam enfurecer a Coreia do Norte, que chamou nesta sexta-feira (3) o exercício de 'chantagem'. Duas aeronaves B-B1 partiram da base área de Anderson em Guan e se encontraram no Japão com caças japoneses da Força de Auto-Defesa, segundo comunicado da Força Aérea americana no Pacífico. 'Os Lancers se dirigiram para o território coreano…
Imagem
EDUCAÇÃO

"PGR PEDE SUSPENSÃO DE MUDANÇA DE REGRA DO ENEM"

Por: João Pedroso de Campos
"A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu nesta sexta-feira que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspenda a decisão que impede a aplicação da regra que dá nota zero à redação com conteúdo ofensivo aos direitos humanos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que será realizado neste domingo. Para ela, a liminar concedida na semana passada pelo 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) gera insegurança jurídica aos candidatos que farão a prova neste domingo e também representa um retrocesso social. 'Toda a preparação dos participantes do Enem 2017 foi realizada com base nas regras contidas no edital do certame, dentre as quais a necessidade de respeito aos direitos humanos prevista no item 14.9.4', escreveu Dodge no pedido de 187 páginas que enviou que enviou ao STF. A liminar acolheu um pedido feito pelo movimento Escola Sem Partido. Dodge argu…
Imagem
MUNDO

"ONU E COLÔMBIA ASSINAM ACORDO PARA LUTAR CONTRA COCA"

"As Nações Unidas e a Colômbia assinaram nesta sexta-feira (3) um importante acordo para erradicar o negócio da cocaína no país sul-americano, no âmbito... O acordo prevê investir 315 milhões de dólares para afastar os agricultores do cultivo de coca, que é utilizada para a produção da cocaína, e direcioná-los para outros tipos de culturas, como o café e o cacau. O Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (UNODC), com sede em Viena e que lidera a iniciativa, declarou se tratar da 'maior iniciativa' já realizada para afastar as comunidades rurais do negócio das drogas. De acordo com os dados das Nações Unidas, a Colômbia é o maior produtor de coca do mundo. No ano passado, as áreas cultivadas de coca no país aumentaram 52% atingindo 146 mil hectares. 'Este acordo histórico é uma oportunidade única para mudar o curso do cultivo da coca e ajudar os agricultores a adotar um desenvolvimento alt…
Imagem
VIOLÊNCIA

"NAMORADO DE JOVEM MORTA PEDIU PARA ELA TOMAR CUIDADO"

Por: José Maria Tomazela
"SOROCABA - O engenheiro civil Marco Antonio da Silva, de 28 anos, manifestou preocupação com o fato da namorada, Kelly Cristina Cadamuro, de 22 anos, que foi morta ao participar de um grupo de carona, levar um desconhecido e viajar sozinha com ele. 'Fico preocupado com você sozinha na rodovia', escreveu pelo aplicativo WhatsApp, pouco antes de Kelly ser morta. Ela foi estrangulada pelo carona, um criminoso que estava foragido da prisão. Conforme Silva, Kelly estava acostumada a viajar e compartilhar carona, mas geralmente mandava para ele uma foto da pessoa que iria acompanhá-la. Dessa vez, segundo ele, foi uma moça que ligou combinando a viagem para um casal - ela e o namorado. Na hora, apenas o rapaz apareceu. Pelo aplicativo, Kelly informou seu namorado que viajaria apenas com o homem: 'Só o rapaz, a menina não vai, bjs', escreveu. Ele respondeu: 'Cuidado!' E…
Imagem
INTERNACIONAL

"ESTADO ISLÂMICO PERDE SUA ÚLTIMA GRANDE CIDADE NA SÍRIA"

Por: Julia Braun
"O grupo Estado Islâmico (EI) perdeu todas as grandes cidades sob seu controle no Iraque e na Síria após a reconquista de Deir Ezzor pelo Exército sírio na quinta-feira. Além disso, nesta sexta, as forças iraquianas recuperaram o controle de Al-Qaim, área desértica na fronteira entre os dois países. Deir Ezzor, localizada na margem oeste do rio Eufrates, é a maior e mais importante cidade do leste da Síria e o centro da produção petrolífera da nação. A cidade 'era a sede dos principais líderes da organização. Ao perder o seu controle, perderam a capacidade de dirigir operações terroristas conduzidas por seus homens', comemorou o comando do Exército sírio em um comunicado. Nesta sexta-feira, as forças iraquianas anunciaram suas próprias conquistas. Os terroristas também foram expulsos de um importante posto de fronteira, Husseiba, que liga o oeste do Iraque ao leste da Síria. Pouc…
Imagem
MUNDO ESTRANHO: CONTANDO NINGUÉM ACREDITA - AS NOTÍCIAS MAIS BIZARRAS E SURREAIS DO MUNDO
A partir agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, a série de matérias com as notícias mais bizarras e surreais, que parecem tão absurdas que você duvida que é verdade, mas para sua surpresa, sim, é tudo verdade. É um jeito legal de ler notícias, e fugir da monotonia séria que elas parecem ser. É uma série que traz uma leitura simples, porém divertida e engraçada. Por isso, compartilhe com seus amigos e se divirta muito com MUNDO ESTRANHO: CONTANDO NINGUÉM ACREDITA - AS NOTÍCIAS MAIS BIZARRAS E SURREAIS DO MUNDO. Boa leitura e diversão!
CONTANDO NINGUÉM ACREDITA




Texto: Victor Bianchin Ilustra: Guilherme D'Arezzo
CASÓRIO FAKE
Você não deveria se casar com alguém que não conhece direito. Parece óbvio, mas, em maio, essa falta de intimidade deu ruim num casamento chinês entre um homem identificado apenas como Mr.Wang e uma mulher identificada apenas pelo sobrenome Li…
Imagem
MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS
A partir de agora, oConhecimento Cerebral traz em parceria com a revistaMundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada deMUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


SE ALGUÉM ABRIR OS OLHOS DE UMA PESSOA EM COMA, ELA ENXERGA?



Pergunta: Jadiel Souza, Palmas, TO Reportagem: Bruno Machado
Ilustra: André Santos
Design:Marcos de Lima
Edição: Marcel Nadale

Não. O paciente em coma tem um importante órgão neurológico "desligado": o sistema reticular ativador ascendente (abreviado como Sara). Essa estrutura de ne…
Imagem
MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS
A partir de agora, oConhecimento Cerebral traz em parceria com a revistaMundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada deMUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


QUAL O ANIMAL MAIS PERIGOSO DO MUNDO?



Pergunta: Gabriela, Porto Alegre, RS Texto: Bruno Machado
Design:Elias Fernandes
Edição: Victor Bianchin

São os indivíduos da subordem Ophidia, ou seja, as cobras. Na verdade, é difícil estabelecer um campeão, porque não existem dados sobre todas as espécies do mundo. Além disso, a pergunta é subjetiva: o homem é …