Postagens

Mostrando postagens de Junho 25, 2016
Imagem
MEIO AMBIENTE

"COM ANIMAIS EM RISCO, ZOOLÓGICO DE BUENOS AIRES É FECHADO"

Por: Luciana Dyniewicz DE BUENOS AIRES
"Após denúncias de maus tratos e de que animais corriam risco de morte, o governo da cidade de Buenos Aires anunciou nesta semana o fechamento do zoológico da cidade e a abertura de um parque ecológico no local. Os 1.500 animais serão transferidos a reservas ecológicas do país e do exterior. Deverão ficar em Buenos Aires apenas aqueles que cujo transporte signifique um risco à saúde. Onze animais do zoológico estão em situação crítica, como um urso e um leão. O debate sobre zoológicos no país aumentou neste ano quando o governo da província de Mendoza tornou pública a informação de que vários animais estavam morrendo em decorrência de problemas que vão desde consanguinidade à falta de instalações para abrigar todos no inverno. Ali, 70 animais morreram nos cinco primeiros meses deste ano. O governo anunciou que irá leiloar os animais não exóticos em julho. Em La Plat…
Imagem
NACIONAL

"ACIDENTE EM MOGI-BERTIOGA OCORREU POR ALTA VELOCIDADE E FALHA NOS FREIOS, REVELA PERÍCIA" "A investigação prossegue na Delegacia de Polícia de Bertioga - que deve apurar quem era o responsável pela manutenção do veículo"

"O laudo pericial sobre o acidente com um ônibus que matou 18 pessoas na Rodovia Mogi-Bertioga revelou que o veículo trafegava em velocidade acima da permitida na via e apresentava uma falha nos freios. Elaborado pelo Núcleo de Física do Instituto de Criminalista, as conclusões foram divulgadas na noite da última sexta-feira pelo Secretário de Segurança Pública Mágino Alves Barbosa Filho. 'A conclusão é de que o veículo trafegava numa velocidade acima da máxima permitida na via e que o exame dos freios concluiu que eles apresentavam deficiência na frenagem devido ao desgaste excessivo dos tambores dianteiros, que deveriam ser substituídos, demonstrando manutenção inadequada', disse o secretário. O laudo confirma os resultados prel…
Imagem
INTERNACIONAL

"PRONTO, OS INGLESES FALARAM. E FALARAM GROSSO" "Num lugar onde a economia vai bem e livre-comércio dá acesso a mais de 450 milhões de pessoas, britânicos insatisfeitos com a perda de soberania dizem um não monumental à União Europeia"

Por: Vilma Gryzinski DE LONDRES
"Pronto, falaram. E falaram grosso. Não querem continuar num clube em que não suportam a diretoria, mandam menos do que acham que deveriam e, de tanto ouvir que precisavam continuar lá, detectaram no ar alguma perversa conspiração das elites. Deu 51,9% pela saída do Reino Unido da União Europeia. Por sua decisão, foram chamados de praticamente todos os termos do dicionário de insultos políticos. Ignorantes, atrasados, preconceituosos, isolacionistas, reacionários, turrões, temerários, hidrófobos, racistas. E, naturalmente, fascistas, xingamento evocado hoje até em reuniões de grupos voluntários de jardinagem. E que há de dizer que não eram nada disso? Para os 48,1% que votaram pela permanê…
Imagem
ASTRONOMIA

"CHEIRO DE VIDA EM MARTE" "A sonda ExoMars, lançada em março, vai 'farejar' metano no ar e no solo de Marte para saber se a presença do gás é indício de vida no planeta"

"A existência de vida como a conhecemos está associada à emissão de metano, e é exatamente esse gás o principal objetivo da única expedição a Marte lançada este ano. A sonda ExoMars, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), partiu em março com o objetivo de descobrir se há metano em volume considerável na superfície ou na atmosfera do planeta. A localização de pontos com grande concentração de metano poderá indicar lugares com maior possibilidades de presença de vida, que passam a ser destinos em potencial para futuras missões a Marte. 'Essencialmente, nossa nave é um nariz gigante no céu', afirma Jorge Vago, cientista do projeto ExoMars. 'Vamos usá-lo para farejar a presença de metano em Marte e determinar se ele está sendo produzido por processos bio…
Imagem
MEIO AMBIENTE

"JARDIM BOTÂNICO PROMOVE SEMANA DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE"

"Começou hoje a Semana de Conservação da Biodiversidade do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A programação gratuita até 03 de julho inclui wokshops sobre temáticas da Conservação da Diversidade Biológica (CDB); exposição de obras raras, contendo valiosas ilustrações botânicas; visitas ao circuito científico e técnico do Jardim Botânico; bem como atividades de educação ambiental voltadas para a valorização da conservação da biodiversidade.
As atividades, que contam com o patrocínio BNDES e o apoio da Fundação Flora, serão realizadas nas instalações do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), como o Teatro Tom Jobim; no Museu do Meio Ambiente; na Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT); no prédio da Diretoria de Pesquisas (Dipeq) e em espaços e em canteiros temáticos do Arboreto do Jardim.
A Exposição de 100 obras raras do acervo sobre a Biodiversidade Brasileira, i…
Imagem
TECNOLOGIA

"EUA LIBERAM TESTES COM DRONE DE PASSAGEIROS" "Estado de Nevada dá autorização para voos do Ehang 184, primeiro drone desenvolvido para levar passageiros"

Por: Felipe Germano
"Drones são bem legais, mas sabe o que seria mais incrível ainda? Voar neles. É isso que prega a Ehang, empresa chinesa que, durante a feira de tecnologia CES (em janeiro), apresentou o primeiro drone criado para transporte humano. Agora, o Estado de Nevada, nos EUA, afirmou que o veículo autônomo poderá realizar seus primeiros testes em solo americano. O modelo se chama Ehang 184 e funciona como se fosse um mini helicóptero. De acordo com os fabricantes, o produto consegue carregar até 100 kg, e voa a uma altura de 100 mil pés (cerca de 3,5 km), com velocidade de até 100 km/h. As baterias do drone têm autonomia de apenas 23 minutos. Ou seja: ele é um protótipo, não um veículo pronto para operar em escala comercial. Um dos pontos fortes do produto é a simplicidade. Ao entrar no veícu…