Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 30, 2016
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!

"PREVENÇÃO EM CÂNCER DE MAMA"


Por: Dr. Guerino Barbalaco Neto MÉDICO MASTOLOGISTA E COORDENADOR DO SETOR DE MASTOLOGIA DO HOSPITAL DA MULHER "MARIA JOSÉ DOS SANTOS STELIN", EM SANTO ANDRÉ
"Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Representa cerca de 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres e é o tumor mais comum entre as brasileiras, com exceção do câncer de pele não melanoma. Para o Brasil, em 2015 são esperados 57.120 novos casos de câncer de mama, com risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. Trata-se de doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo for detectada, mais fácil será curá-la. O sintoma mais comum é o aparecimento de um 'caroço'. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser m…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ALIMENTAÇÃO!

"DIFÍCIL DE ENGOLIR" "Há muito tempo louvado como fonte de nutrientes, minerais e vitaminas, o leite está sob bombardeio crítico. Cientistas enfrentam interesses de mercado e de consumidor para mostrar que as iguarias lácteas são motivo de cuidados com a saúde."

Por: Renata Valério de Mesquita
"Falar de leite já foi bem mais simples. Por muito tempo o consumidor do produto foi ponto passivo na nutrição. Anualmente é tema polêmico. Cientistas e médicos questionam as benesses desse hábito entranhado. O debate é acirrado, principalmente, por envolver os interesses de um mercado global e por afetar paixões gastronômicas. Se a discussão girasse em torno da alface, os ânimos não se exaltariam da mesma forma. Deixar de comer alface seria alívio para muita gente. Já abrir mão de queijos, iogurtes, sorvetes ou leite - seja de vaca, cabra, búfala ou ovelha - beira o sacrifício. O consumo de leite surgiu há 10 mil anos no período Neo…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA CRISE HÍDRICA!

"SAINDO DO SUFOCO" "Um ano e meio após entrar no volume morto, o Sistema Cantareira dá os primeiros sinais de recuperação e começa 2016 operando no azul"

Por: Nataly Costa
"O início de 2015 foi um período no mínimo inusitado para os paulistanos. Além de enfrentarem o calorão típico da época, eles tiveram de aprender a lidar com a baixa disponibilidade de água onde ela é mais necessária: nos reservatórios que abastecem a capital. Em janeiro do ano passado, o Sistema Cantareira contava com apenas 49 milhões dos 982 milhões de metros cúbicos de água de sua capacidade total. Para piorar, só caiu metade da precipitação esperada, de 271 milímetros. A boa notícia é que a situação melhorou bastante de lá para cá. O manancial, que atende 5,3 milhões de pessoas na região metropolitana, está com um volume cinco vezes maior do que no mesmo período do ano passado. Além disso, a primeira semana de 2016 teve o dobro da chuva registrad…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SOCIEDADE!

"QUEM SE IMPORTA COM PEDRINHAS?" "DIREITOS HUMANOS As Violações no presídio do Maranhão ainda são frequentes"

Por: Josiane Gamba, Luís Antonio Pedrosa, Rafael Custódio e Sandra Carvalho*
"Pedro** deixava transparecer sua pouca idade nos olhos assustados. Dividia com outros presos um pedaço de espaço da cela superlotada noComplexo Penitenciário de Pedrinhas,no Maranhão. Ele é acusado de tentar roubar um celular: Crime sem violência, não inclui privação de liberdade. Pedro não tem família no estado e não sabia dizer se alguém além daqueles muros fora avisado de sua detenção. Tem epilepsia e fala com dificuldade. Sem remédios nem cuidados, sofre convulsões frequentes. Nessas horas seus colegas de cela batem nas grades pedindo socorro. Os carcereiros o separam dos demais, o deitam no chão e jogam água. Esperam até ele recobrar os sentidos e o devolvem à companhia dos demais. Na cela ao lado há outro preso com epilepsia. Consider…