Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 11, 2016
Imagem
ASTRONOMIA

"NOVO VÍDEO DA NASA MOSTRA SUPERFÍCIE DE MARTE EM 360º" "Os registros foram feitos pela sonda Curiosity, em 18 de dezembro de 2015, em uma área chamada Namib Dune (ou Duna Namib, na tradução livre). As imagens indicam que as dunas se movem cerca de 1 metro por ano"

"A superfície de Marte pode ser vista em 360 graus em um vídeo divulgado pela Nasa. A agência espacial americana divulgou, na última segunda-feira, um vídeo interativo, em 360 graus, com imagens do planeta vermelho capturadas pela sonda Curiosity em 18 de dezembro de 2015. Os registros foram feitos em uma área chamada Namib Dune (ou Duna Namib, na tradução livre) que é localizada em uma região chamada 'Bagnold Dunes' (ou Dunas Bagnold), a noroeste de Monte Sharp. O vídeo pode ser visto em um dos canais da Nasa no You Tube."

"De acordo com a agência, as imagens registradas na superfície de Marte indicam que as dunas de Bagnold se movem cerca de um metro por ano (na contagem d…
Imagem
VIOLÊNCIA

"ATIRADOR MATA 6 PESSOAS NA ARÁBIA SAUDITA"

"Um homem atirou contra funcionários de uma secretaria de educação na Arábia Saudita e matou seis pessoas nesta quinta-feira. Duas pessoas também ficaram feridas no ataque ocorrido na província de Jizan, no norte do país. A emissora de TV estatal reportou, por meio de seu site e no Twitter, que o atirador foi preso, mas não explicou a motivação do crime. Os primeiros relatos sobre o caso se referiam ao atirador como um professor saudita, mas as autoridades não confirmaram a identidade do homem, informando apenas que ele não era funcionário da secretaria. Ataques com tiros como esse são raros na Arábia Saudita, mas o país começa a ser alvo de atentados do grupo terrorista Estado Islâmico. Além disso, Jizan fica localizada próxima à fronteira com o Iêmen, país onde a Arábia Saudita lidera uma coalizão que combate os rebeldes houthis. Em outubro do ano passado, duas pessoas morreram e duas ficaram feridas depois que um homem…
Imagem
SAÚDE

"SP TEM DISPARADA DE CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE" "Ano já registra 30 novos doentes por dia na cidade, alta de 40% ante 2015"

Por: Fabrício Lobel
DE SÃO PAULO

"Avanço é visto como sinal amarelo para gestão Haddad por indicar espaço para zika e chikungunya.
O ano de 2016 começou com uma disparada nos casos de dengue na cidade de São Paulo.
Nas três primeiras semanas, quase 30 novas pessoas tiveram a doença comprovada na capital paulista, um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2015, quando a dengue já havia batido todos os recordes.
Esses dados levantados pela prefeitura se referem só às 528 ocorrências atestadas por exames - sem considerar as notificações de casos suspeitos, que tiveram um aumento ainda maior, porém parcialmente atribuído ao estado de alerta da população que procura hospitais.
O avanço da dengue é visto como um sinal amarelo pela própria gestão Fernando Haddad (PT) por indicar que existe também espaço para a expansão do vírus zika e da c…
Imagem
ECONOMIA

"JURO DO CARTÃO DE CRÉDITO TEM MAIOR ALTA DESDE 1995" "Em janeiro, taxa subiu 1,46% e chegou a 14,56% ao mês, segundo a Anefac; taxa média do crédito para pessoa física voltou a crescer e chegou a 7,67% mensais"

"As taxas de juros do cartão de crédito atingiram em janeiro a maior alta desde outubro de 1995. No mês, as taxas subiram 1,46%, passando de 14,35% ao mês em dezembro para 14,56% em janeiro, informou nesta quinta-feira a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). O cartão foi apenas uma das seis linhas de crédito pesquisadas pela Anefac que tiveram alta em janeiro, sendo as outras os juros de comércio, cheque especial, CDC para financiamento de veículos em bancos, empréstimo pessoal (bancos) e empréstimo pessoal (financeiras). Em janeiro, as taxas de juros das operações de crédito para pessoas físicas e jurídicas subiram pelo 16º mês consecutivo. O juro médio para pessoa física subiu 0,11 ponto percentua…
Imagem
SAÚDE

"UMA VACINA CONTRA O ZIKA VEM AÍ" "A meta é testa-la em humanos daqui um ano"


"O Ministério da Saúde acaba de anunciar que firmou uma parceria com a Universidade do Texas, nos Estados Unidos, para desenvolver mais rapidamente uma vacina contra o zika vírus, que vem causando preocupação por estar associado a casos de microcefalia - e por supostamente poder ser transmitido até por saliva.
A parceria seria principalmente entre o Instituto Evandro Chagas, uma referência no estudo de agentes infecciosos, e a universidade americana. Segundo Marcelo Castro, ministro da Saúde, o trabalho em conjunto possibilitará que uma vacina esteja pronta para ser testada em seres humanos daqui mais ou menos 12 meses. Vale lembrar que as estimativas iniciais calculavam que um imunizante só ficaria pronto em três anos. Mas que fique claro: essa vacina só será produzida e distribuída em larga escala caso os testes em seres humanos sejam positivos.
Além disso, o Ministério da Saúde f…
Imagem
DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS
Você já teve curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.


"O VERDADEIRO PODEROSO CHEFÃO" "Grande contrabandista de álcool, Lucky Luciano abriu caminho para reinventar a máfia e seu principal líder com um atentado cinematográfico"

"Em 1931, o italiano Giuseppe Masseria era o principal chefe da máfia de Nova York. Mas havia quatro anos seu poder era ameaçado por uma guerra contra outro chefão, Salvatore Maranzano. Charles 'Lucky' Luciano era o responsável por todo o trabalho sujo de Masseria, que nem desconfiava que acabaria como alvo de seu próprio braço direito. No dia 15 de abril, a dupla e mais dois capangas do chefão foram jantar numa cantina. Dep…
Imagem
AVIÕES: O QUE AS CATÁSTROFES AÉREAS ENSINAM?

Como já vimos anteriormente, em outras matérias da série Aviões: O que as catástrofes aéreas ensinam, quando as aeronaves estão a uma certa altura, a oxigenação pode ser comprometida. No caso disso acontecer, existem as máscaras de oxigênio, que conseguirão manter os passageiros vivos por no máximo quinze minutos. Segundo especialistas, este o tempo necessário para que os pilotos coloquem o avião em segurança a uma altitude capaz de deixar com que a respiração humana aconteça naturalmente. A tripulação tem trinta minutos de oxigenação. Mesmo quem nunca ouviu falar nesse termo, sabe que a falta de oxigênio pode matar depressa. Foi o caso do Boeing 737 da companhia Ryanair, em 2008. Logo após a decolagem, houve uma despressurização na cabine. Segundo relato de passageiros, a lufada de vento gelado atrelada a falha de algumas máscaras que não caíram como deveria, poderia ter matado várias pessoas. No entanto, o erro foi contornado rapidamente, …
Imagem
ARTUR TIMERMAN DIZ "É IMPOSSÍVEL ACABAR COM O MOSQUITO"

"Para o infectologista, a capacidade de adaptação do Aedes aegypti é tão grande que erradicá-lo é estratégia inútil. O bom caminho para diminuir o pânico com os casos de zika associados à microcefalia é o investimento pesado em estudos para o desenvolvimento de uma vacina"

Por: Adriana Dias Lopes
"Há pelo menos três décadas o infectologista paulistano Artur Timerman, de 62 anos, presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, lida com os vírus transmitidos pelo Aedes aegypti. Desde outubro do ano passado, com o início do aumento de casos de infecção por zika, ele tornou-se nome inescapável para entender como um mosquito foi capaz de assustar a sociedade moderna do século XXI. Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou os casos de microcefalia e doenças neurológicas em áreas como o zika vírus como 'emergência internacional'. Não proibiu viagens, mas sugeriu imediata a…