Postagens

Mostrando postagens de Setembro 18, 2017
Imagem
ASTRONOMIA

"PLANETA ESCURO DE FORMA OVAL É DESCOBERTO PELO HUBBLE" "Segundo os astrônomos, o exoplaneta reflete menos luz do que o asfalto"

Por: Nathan Fernandes
"Cientistas da Universidade de McGill, e da Universidade de Exelter, no Reino Unido, descobriram um planeta com uma característica bastante improvável: ele é escuro - absorvendo 94% de toda a luz que incide sobre ele. Através dos dados do telescópio Hubble, os astrônomos descobriram que o planeta tem um albedo de 0,0064 - 'albedo' é o poder de reflexão que um planeta ou asteroide tem. Para comparação: o albedo da Terra é de cerca de 0,39 ou 39%, já o da Lua é de 0,12. Ou seja, o planeta escuro reflete menos luz do que o asfalto. O planeta WASP-12b - que se encontra fora do Sistema Solar e, portanto, é um exoplaneta - está localizado a 1.400 anos-luz da Terra, na constelação de Auriga. Por ser gasoso e estar orbitando muito próximo de sua estrela (levando só um dia para completar uma volta), ele é co…
Imagem
CIÊNCIA

"ESTA ARMA MICROSCÓPICA PODE REINVENTAR A LUTA CONTRA O CÂNCER" "Raios laser microscópicos podem destruir as células responsáveis pela metástase, dizem cientistas. Entenda a descoberta"

Por: Cláudia Gasparini
"São Paulo - A guerra contra o câncer pode ganhar, em breve, um exército de pequenos (mas poderosos) aliados: raios laser minúsculos capazes de atrapalhar a disseminação de células cancerosas pelo organismo. Capaz de revolucionar o tratamento da doença, a descoberta foi divulgada por Vladimir Zharov, da Universidades de Arkansas, e Mark Stockman, da Universidade Estadual da Geórgia, nos Estados Unidos. Segundo a revista 'The Economist', os pesquisadores têm testado a hipótese de uma 'chuva' de raios microscópicos pode buscar e destruir células tumorais circulantes (CTC). As CTCs se originam do tumor primário e, caso sejam negligenciadas, podem se alojar em diversas partes do corpo e desenvolver cânceres secundários. O processo é conhecido…
Imagem
SAÚDE

"ESTUDO DA USP USA PLANTA PARA MATAR CÉLULAS INFECTADAS COM HIV" "Uma trepadeira nativa contém uma proteína que, quando ligada a um anticorpo, é capaz de atacar apenas as células doentes, preservando as sadias"

"Sementes de uma planta trepadeira nativa do Brasil podem ser usadas para matar células infectadas com HIV, vírus causador da aids. Essa é a descoberta de um novo estudo conduzido em laboratório por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos. A planta (Abrus pulchellus) é tóxica se ingerida por animais e possui uma proteína que, quando ligada a um anticorpo que identifica células doentes, destrói as partes contaminadas pelo vírus, mesmo quando ele está 'silenciado' por medicamentos. Segundo o professor orientador do estudo, Francisco Eduardo Guimarães, docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, a puchelina (proteína extraída da planta) foi capaz de matar 90%…
Imagem
INTERNACIONAL

"FURACÃO MARIA SE FORTALECE E ATINGE NÍVEL 5" "Fenômeno é considerado 'extremamente perigoso' provoca ventos de até 255 km/h"

"MIAMI - O furacão Maria, que avança pelo Caribe, se intensificou ainda mais nesta segunda-feira, atingindo categoria 5 - a mais alta na escala Saffir-Simpson -, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA. Considerado extremamente perigoso pelo órgão, o furacão se intensificou de tal forma que saltou do nível um para cinco, provocando agora ventos de até 255 quilômetros por hora. Há menos de duas semanas, um grupo de ilhas sofreu com a força do furacão Irma, que também atingiu o estado da Flórida, nos Estados Unidos. Autoridades francesas da ilha da Martinica e os residentes das Ilhas Virgens dos Estados Unidos começaram a se preparar para a passagem da tempestade. 'O centro do Maria se aproxima de Dominica e das adjacentes ilhas de Barlavento durante as próximas horas, até o extremo nordeste do Mar do Caribe en…
Imagem
DOSSIÊ CÂNCER: A PREVENÇÃO, A LUTA, A VITÓRIA
Houve um dia em que ter diabetes era uma sentença de morte - ou pelo menos de alguns membros amputados. A pressão alta, a garantia de um ataque cardíaco iminente. Ser portador de HIV, uma verdadeira arma apontada para a cabeça. Hoje, são doenças ainda graves, mas crônicas e controláveis - qualquer um pode conviver com elas e ter qualidade de vida, desde que tomados alguns cuidados. A epidemia assustadora dos nossos tempos de vida longa e farta (inclusive de maus hábitos como fumar, beber, comer demais e não se exercitar) é o câncer e suas mais de 100 variações já identificadas. Um assunto que interessa a todos nas próximas postagens, que compreenderão umDOSSIÊ CÂNCER: A PREVENÇÃO, A LUTA, A VITÓRIA. Você lerá e verá que ter câncer não é uma loteria, mas sim uma probabilidade estatística. Esse diagnóstico vai aparecer para metade de nós nos próximos anos. A cura definitiva da doença em qualquer estágio já foi cravada algumas vezes, e tema de no…
Imagem
DOSSIÊ ANSIEDADE: DE ONDE ELA VEM. PARA QUE SERVE. E COMO SE LIVRAR DESSE SUFOCO. - "O MAL DO SÉCULO" -
Você já teve ou tem ansiedade? Certamente sua resposta foi sim. E não dá para não dizer que, a ansiedade virou o tema para muita coisa, desde notícias a matérias de jornais e revistas, está na televisão e no rádio, é assunto de livros e trabalhos nas faculdades, e até mesmo, Best-seller. Se você ainda não está convencido da veracidade desse mal, que pode ser tão benéfico, quando nos ajuda a se proteger de acidentes ou algo perigoso, mas também pode atormentar, com fobias das mais variadas e claro, pensamentos negativos que podem atrapalhar em qualquer momento. Para muitos, confundida com a depressão, por ter muito em comum. A ansiedade ainda é um dilema para muitos que convivem com ela diariamente. Mas já há inúmeros tratamentos para que possa ser amenizada, e seus sintomas, menos nocivos. Por isso, é importante procurar ajuda quando for preciso. Psicólogos, terapeutas e psiq…
Imagem
DOSSIÊ A SAGA DO AVIÃO: A HISTÓRIA, A TECNOLOGIA, O FUTURO
O avião é um dos meios de transporte mais utilizados pelos humanos. Com ele, é possível viajar e conhecer locais que seriam impossíveis visitar, a não ser viajando pelos céus. E como não lembra que, este é considerado o transporte mais seguro. Com o avião foi possível ir da América à Europa, e gastar apenas algumas horas. E é por isso, que a partir de agora, convidamos você, a conhecer o DOSSIÊ A SAGA DO AVIÃO: A HISTÓRIA, A TECNOLOGIA E O FUTURO, que levará você ao passado, ao presente e ao futuro da aviação, principalmente a comercial, no qual todos estão acostumados a viajar. Ficou curioso? Então, vamos voar!


"O FUTURO" "As inovações da indústria aeroespecial para a criação de aviões mais eficientes, seguros e rápidos (quiçá supersônicos) e as perspectivas para um amanhã além da atmosfera terrestre."



"A VOLTA DOS SUPERSÔNICOS"
"Ninguém até hoje conseguiu preencher com sucesso a lacuna dos aviões…